(Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rita
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1226
Resumo: A criatividade é basicamente tudo o que o indivíduo precisa para conseguir fazer face às questões, dúvidas e obstáculos com que se depara no dia-a-dia, sendo que muitas delas são situações imprevistas. E como se resolve tais circunstâncias? Reunindo todos os instrumentos de apoio que o ajudam a desenredar os recursos que lhe permitem colocar o seu talento em prática e a procurar outros percursos para resolver um determinado problema ou situação. Sabendo que não existe uma fronteira justa entre o ser criativo e o não criativo, todas as crianças devem ter a oportunidade de beneficiar de um encorajamento por parte do educador/professor nas suas áreas de interesse e vocação, promovendo aprendizagens significativas onde o aluno seja participante ativo. Assim, este relatório nasce da conjunção de labores de pesquisas e reflexões realizadas ao longo dos períodos de intervenção em ambos os estágios, incorporados num mestrado de profissionalização, na qual é inevitável fazer a comparação das diferentes valências – Pré-Escolar e 1º CEB – e o reconhecimento da necessidade da continuação pedagógica entre os dois. Convida à aquisição de uma postura crítica, relativamente à prática educativa, tendo em conta o seu desenvolvimento pessoal na construção da profissionalização para a dupla habilitação na docência. Creativity is everything the individual needs to be able to solve problems, doubts and obstacles that present themselves daily. However, most of these situations are vastly unpredictable. How can one best solve these situations? By gathering key instruments of support from available resources, the individual can put their best talents in to practice and search for alternate resources to solve a specific problem or situation. Without a defining line between creativity and the lack of it, every child deserves the guidance of an educator or teacher to develop their interest in vocational subjects in an efficient, immersive and participatory manner. This report was developed by a combination of research and reflections from internship experiences and inevitably will lead to a comparison of different education systems in preschool and primary education. It will further reinforce the necessity of pedagogical continuity of both education systems. Invites you to take a critical posture about the educational process, paying special attention to the personal evolution of professionalism for dual qualification in teaching.
id RCAP_c7045280c26ddebd3290ef378c603947
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1226
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagemFormação de professoresEducação Pré-escolarEnsino básico (1º ciclo)Docente generalistaCriatividadeA criatividade é basicamente tudo o que o indivíduo precisa para conseguir fazer face às questões, dúvidas e obstáculos com que se depara no dia-a-dia, sendo que muitas delas são situações imprevistas. E como se resolve tais circunstâncias? Reunindo todos os instrumentos de apoio que o ajudam a desenredar os recursos que lhe permitem colocar o seu talento em prática e a procurar outros percursos para resolver um determinado problema ou situação. Sabendo que não existe uma fronteira justa entre o ser criativo e o não criativo, todas as crianças devem ter a oportunidade de beneficiar de um encorajamento por parte do educador/professor nas suas áreas de interesse e vocação, promovendo aprendizagens significativas onde o aluno seja participante ativo. Assim, este relatório nasce da conjunção de labores de pesquisas e reflexões realizadas ao longo dos períodos de intervenção em ambos os estágios, incorporados num mestrado de profissionalização, na qual é inevitável fazer a comparação das diferentes valências – Pré-Escolar e 1º CEB – e o reconhecimento da necessidade da continuação pedagógica entre os dois. Convida à aquisição de uma postura crítica, relativamente à prática educativa, tendo em conta o seu desenvolvimento pessoal na construção da profissionalização para a dupla habilitação na docência. Creativity is everything the individual needs to be able to solve problems, doubts and obstacles that present themselves daily. However, most of these situations are vastly unpredictable. How can one best solve these situations? By gathering key instruments of support from available resources, the individual can put their best talents in to practice and search for alternate resources to solve a specific problem or situation. Without a defining line between creativity and the lack of it, every child deserves the guidance of an educator or teacher to develop their interest in vocational subjects in an efficient, immersive and participatory manner. This report was developed by a combination of research and reflections from internship experiences and inevitably will lead to a comparison of different education systems in preschool and primary education. It will further reinforce the necessity of pedagogical continuity of both education systems. Invites you to take a critical posture about the educational process, paying special attention to the personal evolution of professionalism for dual qualification in teaching.2013-05-27T11:39:56Z2013-02-01T00:00:00Z2013-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1226porSantos, Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:41Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:43.156202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem
title (Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem
spellingShingle (Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem
Santos, Rita
Formação de professores
Educação Pré-escolar
Ensino básico (1º ciclo)
Docente generalista
Criatividade
title_short (Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem
title_full (Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem
title_fullStr (Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem
title_full_unstemmed (Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem
title_sort (Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem
author Santos, Rita
author_facet Santos, Rita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação Pré-escolar
Ensino básico (1º ciclo)
Docente generalista
Criatividade
topic Formação de professores
Educação Pré-escolar
Ensino básico (1º ciclo)
Docente generalista
Criatividade
description A criatividade é basicamente tudo o que o indivíduo precisa para conseguir fazer face às questões, dúvidas e obstáculos com que se depara no dia-a-dia, sendo que muitas delas são situações imprevistas. E como se resolve tais circunstâncias? Reunindo todos os instrumentos de apoio que o ajudam a desenredar os recursos que lhe permitem colocar o seu talento em prática e a procurar outros percursos para resolver um determinado problema ou situação. Sabendo que não existe uma fronteira justa entre o ser criativo e o não criativo, todas as crianças devem ter a oportunidade de beneficiar de um encorajamento por parte do educador/professor nas suas áreas de interesse e vocação, promovendo aprendizagens significativas onde o aluno seja participante ativo. Assim, este relatório nasce da conjunção de labores de pesquisas e reflexões realizadas ao longo dos períodos de intervenção em ambos os estágios, incorporados num mestrado de profissionalização, na qual é inevitável fazer a comparação das diferentes valências – Pré-Escolar e 1º CEB – e o reconhecimento da necessidade da continuação pedagógica entre os dois. Convida à aquisição de uma postura crítica, relativamente à prática educativa, tendo em conta o seu desenvolvimento pessoal na construção da profissionalização para a dupla habilitação na docência. Creativity is everything the individual needs to be able to solve problems, doubts and obstacles that present themselves daily. However, most of these situations are vastly unpredictable. How can one best solve these situations? By gathering key instruments of support from available resources, the individual can put their best talents in to practice and search for alternate resources to solve a specific problem or situation. Without a defining line between creativity and the lack of it, every child deserves the guidance of an educator or teacher to develop their interest in vocational subjects in an efficient, immersive and participatory manner. This report was developed by a combination of research and reflections from internship experiences and inevitably will lead to a comparison of different education systems in preschool and primary education. It will further reinforce the necessity of pedagogical continuity of both education systems. Invites you to take a critical posture about the educational process, paying special attention to the personal evolution of professionalism for dual qualification in teaching.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-27T11:39:56Z
2013-02-01T00:00:00Z
2013-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1226
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620932845568