(Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1226 |
Resumo: | A criatividade é basicamente tudo o que o indivíduo precisa para conseguir fazer face às questões, dúvidas e obstáculos com que se depara no dia-a-dia, sendo que muitas delas são situações imprevistas. E como se resolve tais circunstâncias? Reunindo todos os instrumentos de apoio que o ajudam a desenredar os recursos que lhe permitem colocar o seu talento em prática e a procurar outros percursos para resolver um determinado problema ou situação. Sabendo que não existe uma fronteira justa entre o ser criativo e o não criativo, todas as crianças devem ter a oportunidade de beneficiar de um encorajamento por parte do educador/professor nas suas áreas de interesse e vocação, promovendo aprendizagens significativas onde o aluno seja participante ativo. Assim, este relatório nasce da conjunção de labores de pesquisas e reflexões realizadas ao longo dos períodos de intervenção em ambos os estágios, incorporados num mestrado de profissionalização, na qual é inevitável fazer a comparação das diferentes valências – Pré-Escolar e 1º CEB – e o reconhecimento da necessidade da continuação pedagógica entre os dois. Convida à aquisição de uma postura crítica, relativamente à prática educativa, tendo em conta o seu desenvolvimento pessoal na construção da profissionalização para a dupla habilitação na docência. Creativity is everything the individual needs to be able to solve problems, doubts and obstacles that present themselves daily. However, most of these situations are vastly unpredictable. How can one best solve these situations? By gathering key instruments of support from available resources, the individual can put their best talents in to practice and search for alternate resources to solve a specific problem or situation. Without a defining line between creativity and the lack of it, every child deserves the guidance of an educator or teacher to develop their interest in vocational subjects in an efficient, immersive and participatory manner. This report was developed by a combination of research and reflections from internship experiences and inevitably will lead to a comparison of different education systems in preschool and primary education. It will further reinforce the necessity of pedagogical continuity of both education systems. Invites you to take a critical posture about the educational process, paying special attention to the personal evolution of professionalism for dual qualification in teaching. |
id |
RCAP_c7045280c26ddebd3290ef378c603947 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1226 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
(Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagemFormação de professoresEducação Pré-escolarEnsino básico (1º ciclo)Docente generalistaCriatividadeA criatividade é basicamente tudo o que o indivíduo precisa para conseguir fazer face às questões, dúvidas e obstáculos com que se depara no dia-a-dia, sendo que muitas delas são situações imprevistas. E como se resolve tais circunstâncias? Reunindo todos os instrumentos de apoio que o ajudam a desenredar os recursos que lhe permitem colocar o seu talento em prática e a procurar outros percursos para resolver um determinado problema ou situação. Sabendo que não existe uma fronteira justa entre o ser criativo e o não criativo, todas as crianças devem ter a oportunidade de beneficiar de um encorajamento por parte do educador/professor nas suas áreas de interesse e vocação, promovendo aprendizagens significativas onde o aluno seja participante ativo. Assim, este relatório nasce da conjunção de labores de pesquisas e reflexões realizadas ao longo dos períodos de intervenção em ambos os estágios, incorporados num mestrado de profissionalização, na qual é inevitável fazer a comparação das diferentes valências – Pré-Escolar e 1º CEB – e o reconhecimento da necessidade da continuação pedagógica entre os dois. Convida à aquisição de uma postura crítica, relativamente à prática educativa, tendo em conta o seu desenvolvimento pessoal na construção da profissionalização para a dupla habilitação na docência. Creativity is everything the individual needs to be able to solve problems, doubts and obstacles that present themselves daily. However, most of these situations are vastly unpredictable. How can one best solve these situations? By gathering key instruments of support from available resources, the individual can put their best talents in to practice and search for alternate resources to solve a specific problem or situation. Without a defining line between creativity and the lack of it, every child deserves the guidance of an educator or teacher to develop their interest in vocational subjects in an efficient, immersive and participatory manner. This report was developed by a combination of research and reflections from internship experiences and inevitably will lead to a comparison of different education systems in preschool and primary education. It will further reinforce the necessity of pedagogical continuity of both education systems. Invites you to take a critical posture about the educational process, paying special attention to the personal evolution of professionalism for dual qualification in teaching.2013-05-27T11:39:56Z2013-02-01T00:00:00Z2013-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1226porSantos, Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:41Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:43.156202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
(Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem |
title |
(Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem |
spellingShingle |
(Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem Santos, Rita Formação de professores Educação Pré-escolar Ensino básico (1º ciclo) Docente generalista Criatividade |
title_short |
(Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem |
title_full |
(Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem |
title_fullStr |
(Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
(Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem |
title_sort |
(Re)criar ambientes pedagógicos alternativos : o lúdico ao serviço da aprendizagem |
author |
Santos, Rita |
author_facet |
Santos, Rita |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação Pré-escolar Ensino básico (1º ciclo) Docente generalista Criatividade |
topic |
Formação de professores Educação Pré-escolar Ensino básico (1º ciclo) Docente generalista Criatividade |
description |
A criatividade é basicamente tudo o que o indivíduo precisa para conseguir fazer face às questões, dúvidas e obstáculos com que se depara no dia-a-dia, sendo que muitas delas são situações imprevistas. E como se resolve tais circunstâncias? Reunindo todos os instrumentos de apoio que o ajudam a desenredar os recursos que lhe permitem colocar o seu talento em prática e a procurar outros percursos para resolver um determinado problema ou situação. Sabendo que não existe uma fronteira justa entre o ser criativo e o não criativo, todas as crianças devem ter a oportunidade de beneficiar de um encorajamento por parte do educador/professor nas suas áreas de interesse e vocação, promovendo aprendizagens significativas onde o aluno seja participante ativo. Assim, este relatório nasce da conjunção de labores de pesquisas e reflexões realizadas ao longo dos períodos de intervenção em ambos os estágios, incorporados num mestrado de profissionalização, na qual é inevitável fazer a comparação das diferentes valências – Pré-Escolar e 1º CEB – e o reconhecimento da necessidade da continuação pedagógica entre os dois. Convida à aquisição de uma postura crítica, relativamente à prática educativa, tendo em conta o seu desenvolvimento pessoal na construção da profissionalização para a dupla habilitação na docência. Creativity is everything the individual needs to be able to solve problems, doubts and obstacles that present themselves daily. However, most of these situations are vastly unpredictable. How can one best solve these situations? By gathering key instruments of support from available resources, the individual can put their best talents in to practice and search for alternate resources to solve a specific problem or situation. Without a defining line between creativity and the lack of it, every child deserves the guidance of an educator or teacher to develop their interest in vocational subjects in an efficient, immersive and participatory manner. This report was developed by a combination of research and reflections from internship experiences and inevitably will lead to a comparison of different education systems in preschool and primary education. It will further reinforce the necessity of pedagogical continuity of both education systems. Invites you to take a critical posture about the educational process, paying special attention to the personal evolution of professionalism for dual qualification in teaching. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-27T11:39:56Z 2013-02-01T00:00:00Z 2013-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1226 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131620932845568 |