"De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Paula Dias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/41252
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
id RCAP_c736659c1d467ce457d23dfb829ad1e7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41252
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidosPromoting oral language and literacy emergent with roma children and other preschool children from lower socioeconomic backgroundsLiteracia emergenteLinguagem oralIntervençãoCrianças ciganasEmergente literacyOral languageInterventionRoma childrenCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)Há crianças em idade pré-escolar em risco de fracassar na aprendizagem da leitura e da escrita por não desenvolverem um conjunto de competências de linguagem oral e literacia emergente. O presente estudo tem como objetivo avaliar o potencial, a adequação e o impacto de um programa de promoção da linguagem oral e da literacia emergente junto de um grupo de crianças de etnia cigana e de outras crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos, em idade pré-escolar. Face ao objetivo proposto foi desenvolvido um estudo de grupo único com pré e pós-teste. O programa foi desenvolvido partir de um conjunto de 12 livros de literatura para a infância e implementado ao longo de 35 sessões diárias, durante o último trimestre de atividades letivas. Os resultados mostram que o programa teve efeitos positivos e estatisticamente significativos no desenvolvimento de competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita.Many preschool children are at risk of falling behind on their ability to learn how to read and write because of inadequate oral language and emergent literacy skills. This study aims to evaluate the potential, the adequacy and the impact of promoting oral language and emergent literacy in a group of Roma children and other preschool children from lower socioeconomic backgrounds. Given the aim a quasiexperimental study was developed for one group with a pretest posttest design. The program was developed from a set of 12 children’s books and implemented during 35 daily sessions over the last quarter of the school year. The results show the program had a positive and statistically significant impact on the ability to learn how to read and write.Viana, Fernanda LeopoldinaUniversidade do MinhoPereira, Ana Paula Dias20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/41252por201515180info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41252Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:16.540106Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos
Promoting oral language and literacy emergent with roma children and other preschool children from lower socioeconomic backgrounds
title "De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos
spellingShingle "De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos
Pereira, Ana Paula Dias
Literacia emergente
Linguagem oral
Intervenção
Crianças ciganas
Emergente literacy
Oral language
Intervention
Roma children
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short "De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos
title_full "De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos
title_fullStr "De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos
title_full_unstemmed "De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos
title_sort "De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos
author Pereira, Ana Paula Dias
author_facet Pereira, Ana Paula Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Fernanda Leopoldina
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Paula Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia emergente
Linguagem oral
Intervenção
Crianças ciganas
Emergente literacy
Oral language
Intervention
Roma children
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Literacia emergente
Linguagem oral
Intervenção
Crianças ciganas
Emergente literacy
Oral language
Intervention
Roma children
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/41252
url http://hdl.handle.net/1822/41252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201515180
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132891817443328