"De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/41252 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias) |
id |
RCAP_c736659c1d467ce457d23dfb829ad1e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41252 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidosPromoting oral language and literacy emergent with roma children and other preschool children from lower socioeconomic backgroundsLiteracia emergenteLinguagem oralIntervençãoCrianças ciganasEmergente literacyOral languageInterventionRoma childrenCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)Há crianças em idade pré-escolar em risco de fracassar na aprendizagem da leitura e da escrita por não desenvolverem um conjunto de competências de linguagem oral e literacia emergente. O presente estudo tem como objetivo avaliar o potencial, a adequação e o impacto de um programa de promoção da linguagem oral e da literacia emergente junto de um grupo de crianças de etnia cigana e de outras crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos, em idade pré-escolar. Face ao objetivo proposto foi desenvolvido um estudo de grupo único com pré e pós-teste. O programa foi desenvolvido partir de um conjunto de 12 livros de literatura para a infância e implementado ao longo de 35 sessões diárias, durante o último trimestre de atividades letivas. Os resultados mostram que o programa teve efeitos positivos e estatisticamente significativos no desenvolvimento de competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita.Many preschool children are at risk of falling behind on their ability to learn how to read and write because of inadequate oral language and emergent literacy skills. This study aims to evaluate the potential, the adequacy and the impact of promoting oral language and emergent literacy in a group of Roma children and other preschool children from lower socioeconomic backgrounds. Given the aim a quasiexperimental study was developed for one group with a pretest posttest design. The program was developed from a set of 12 children’s books and implemented during 35 daily sessions over the last quarter of the school year. The results show the program had a positive and statistically significant impact on the ability to learn how to read and write.Viana, Fernanda LeopoldinaUniversidade do MinhoPereira, Ana Paula Dias20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/41252por201515180info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41252Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:16.540106Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos Promoting oral language and literacy emergent with roma children and other preschool children from lower socioeconomic backgrounds |
title |
"De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos |
spellingShingle |
"De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos Pereira, Ana Paula Dias Literacia emergente Linguagem oral Intervenção Crianças ciganas Emergente literacy Oral language Intervention Roma children Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
"De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos |
title_full |
"De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos |
title_fullStr |
"De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos |
title_full_unstemmed |
"De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos |
title_sort |
"De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos |
author |
Pereira, Ana Paula Dias |
author_facet |
Pereira, Ana Paula Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Viana, Fernanda Leopoldina Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Paula Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia emergente Linguagem oral Intervenção Crianças ciganas Emergente literacy Oral language Intervention Roma children Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Literacia emergente Linguagem oral Intervenção Crianças ciganas Emergente literacy Oral language Intervention Roma children Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias) |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/41252 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/41252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201515180 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132891817443328 |