Relatório de Estágio Pedagógico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5602 |
Resumo: | Capítulo 1 O estágio pedagógico entronca-se no último ano do curso de mestrado de ensino da educação física no ensino básico e secundário da Universidade da Beira Interior (U.B.I.). Obedece a três áreas de intervenção: a lecionação de aulas, direção de turma e desporto escolar. No decorrer deste ano letivo apus todos os meus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos antecedentes a este. A realização deste estágio pedagógico foi na Escola Secundária com 3º CEB do Fundão, sendo norteado pelo Professor Luís Moreira. Na componente da lecionação de aulas, desenvolvi unidades didáticas que desta forma, coadjuvaram a produção dos planos de aula e o subsequente desenvolvimento do ensino – aprendizagem dos alunos. Na componente do desporto escolar produzi os respetivos planos de aula e participei em algumas atividades realizadas. Na componente de direção de turma colaborei com o diretor de turma sempre que possível. Capítulo 2 O presente projeto de investigação prende-se com a necessidade de avaliar a influência dos dois modelos de ensino no desempenho técnico (habilidades técnicas) dos discentes, percecionando ainda o grau de motivação dos alunos segundo o tipo de modelo de ensino aplicado (ao longo de uma unidade didática de basquetebol, com duração de 8 aulas). Os dois modelos de ensino remetem para diferentes abordagens de instrução. Para a execução deste projeto foram utilizados os seguintes instrumentos: o Inquérito por Questionário incidente na Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD) e a Bateria AAHPERD (Kirkendall, 1987 e Strand e Wilson, 1993). Após a aplicação dos instrumentos aferimos que, tendo em conta a aplicação do método de ensino TGFU ao Grupo B e a aplicação do Método de Ensino Tradicional ao Grupo A, este apresenta um nível de aprendizagem das técnicas da modalidade de basquetebol superior ao do Grupo B. Verificou-se que no Grupo A, subsistem diferenças significativas nas técnicas de drible e lançamento, enquanto no Grupo B se verificam diferenças significativas em todas as técnicas. Nas técnicas de passe e lançamento, verifica-se um diferencial de média superior no Grupo B (61,4 no passe e 22,818 no lançamento) em comparação ao Grupo A (54,4 no passe e 17,6 no lançamento). Em suma, constatou-se em termos médios, um aumento nas aprendizagens do passe e do lançamento nas duas turmas, embora esta evolução no Grupo B se apresente mais evidente. Findando, é possível aferir que o grupo que apresenta um maior nível de aprendizagem ao longo das 8 aulas, face ao método de ensino utilizado, é o Grupo B, correspondendo ao grupo onde se aplicou o método de ensino TGFU. |
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Relatório de Estágio PedagógicoAgrupamento de Escolas do FundãoEducação FísicaEnsino SecundárioEstágio PedagógicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisCapítulo 1 O estágio pedagógico entronca-se no último ano do curso de mestrado de ensino da educação física no ensino básico e secundário da Universidade da Beira Interior (U.B.I.). Obedece a três áreas de intervenção: a lecionação de aulas, direção de turma e desporto escolar. No decorrer deste ano letivo apus todos os meus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos antecedentes a este. A realização deste estágio pedagógico foi na Escola Secundária com 3º CEB do Fundão, sendo norteado pelo Professor Luís Moreira. Na componente da lecionação de aulas, desenvolvi unidades didáticas que desta forma, coadjuvaram a produção dos planos de aula e o subsequente desenvolvimento do ensino – aprendizagem dos alunos. Na componente do desporto escolar produzi os respetivos planos de aula e participei em algumas atividades realizadas. Na componente de direção de turma colaborei com o diretor de turma sempre que possível. Capítulo 2 O presente projeto de investigação prende-se com a necessidade de avaliar a influência dos dois modelos de ensino no desempenho técnico (habilidades técnicas) dos discentes, percecionando ainda o grau de motivação dos alunos segundo o tipo de modelo de ensino aplicado (ao longo de uma unidade didática de basquetebol, com duração de 8 aulas). Os dois modelos de ensino remetem para diferentes abordagens de instrução. Para a execução deste projeto foram utilizados os seguintes instrumentos: o Inquérito por Questionário incidente na Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD) e a Bateria AAHPERD (Kirkendall, 1987 e Strand e Wilson, 1993). Após a aplicação dos instrumentos aferimos que, tendo em conta a aplicação do método de ensino TGFU ao Grupo B e a aplicação do Método de Ensino Tradicional ao Grupo A, este apresenta um nível de aprendizagem das técnicas da modalidade de basquetebol superior ao do Grupo B. Verificou-se que no Grupo A, subsistem diferenças significativas nas técnicas de drible e lançamento, enquanto no Grupo B se verificam diferenças significativas em todas as técnicas. Nas técnicas de passe e lançamento, verifica-se um diferencial de média superior no Grupo B (61,4 no passe e 22,818 no lançamento) em comparação ao Grupo A (54,4 no passe e 17,6 no lançamento). Em suma, constatou-se em termos médios, um aumento nas aprendizagens do passe e do lançamento nas duas turmas, embora esta evolução no Grupo B se apresente mais evidente. Findando, é possível aferir que o grupo que apresenta um maior nível de aprendizagem ao longo das 8 aulas, face ao método de ensino utilizado, é o Grupo B, correspondendo ao grupo onde se aplicou o método de ensino TGFU.Chapter 1 The teaching practice is part of the final year of master´s degree in teaching physical education in primary and secondary education of the University of Beira Interior. It contemplates three main areas, the teaching of lessons, classroom management and school sport. Throughout the school year I intervened in these areas where I applied all the knowledge that acquired during the first year of the course, I was oriented at Fundão high school by teacher Luís Moreira. In the area of teaching classes I have planed and realized reports of all classes, I started teaching units that facilitated the creation of lesson plans and developments in teaching and learning of the students; in school sports component producing the respective lesson plans and participated in some activities. In the direction of component class collaborated with director class whenever possible. Chapter 2 This research project relates our need to assess to the influence of the two models of teaching in technical performance (technical skills) of students, it also found the degree of motivation of the students according to the type of applied learning model (along 8 lessons didactic unit basketball). The two teaching models refer to different approaches to instruction. For the implementation of this project the following instruments were used: Survey Questionnaire into the Motivation for Sports Activities (QMAD) and Battery AAHPERD (Kirkendall, 1987, Strand and Wilson, 1993). After the instruments application we found that, taking into account the application of the method of teaching TGFU on the Group B and application of Traditional Teaching Method to Group A, we verified that this Group shows a learning level of basketball techniques higher than Group B. We also verified that in Group A remains significant differences in dribble and throw techniques, while in Group B were significant differences in all techniques. In the pass and throw techniques, we found a differential medium-higher in Group B (61.4 on pass and 22.818 on launch) compared to Group A (54.4 on pass and 17.6 on throw). In conclusion, it was verified on average, an increase in learning of the pass and the throw in both groups, although this evolution in Group B presents itself more evident. Finally is possible to ascertain the group that has a higher level of learning over the 8 classes over the teaching method used, is the Group B, corresponding to the group where he applied the method of teaching TGFU.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumCardoso, Carlos Manuel da Horta2018-08-01T16:00:36Z2014-6-192014-07-152014-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5602TID:201645661porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:37Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:28.884448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Capítulo 1 O estágio pedagógico entronca-se no último ano do curso de mestrado de ensino da educação física no ensino básico e secundário da Universidade da Beira Interior (U.B.I.). Obedece a três áreas de intervenção: a lecionação de aulas, direção de turma e desporto escolar. No decorrer deste ano letivo apus todos os meus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos antecedentes a este. A realização deste estágio pedagógico foi na Escola Secundária com 3º CEB do Fundão, sendo norteado pelo Professor Luís Moreira. Na componente da lecionação de aulas, desenvolvi unidades didáticas que desta forma, coadjuvaram a produção dos planos de aula e o subsequente desenvolvimento do ensino – aprendizagem dos alunos. Na componente do desporto escolar produzi os respetivos planos de aula e participei em algumas atividades realizadas. Na componente de direção de turma colaborei com o diretor de turma sempre que possível. Capítulo 2 O presente projeto de investigação prende-se com a necessidade de avaliar a influência dos dois modelos de ensino no desempenho técnico (habilidades técnicas) dos discentes, percecionando ainda o grau de motivação dos alunos segundo o tipo de modelo de ensino aplicado (ao longo de uma unidade didática de basquetebol, com duração de 8 aulas). Os dois modelos de ensino remetem para diferentes abordagens de instrução. Para a execução deste projeto foram utilizados os seguintes instrumentos: o Inquérito por Questionário incidente na Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD) e a Bateria AAHPERD (Kirkendall, 1987 e Strand e Wilson, 1993). Após a aplicação dos instrumentos aferimos que, tendo em conta a aplicação do método de ensino TGFU ao Grupo B e a aplicação do Método de Ensino Tradicional ao Grupo A, este apresenta um nível de aprendizagem das técnicas da modalidade de basquetebol superior ao do Grupo B. Verificou-se que no Grupo A, subsistem diferenças significativas nas técnicas de drible e lançamento, enquanto no Grupo B se verificam diferenças significativas em todas as técnicas. Nas técnicas de passe e lançamento, verifica-se um diferencial de média superior no Grupo B (61,4 no passe e 22,818 no lançamento) em comparação ao Grupo A (54,4 no passe e 17,6 no lançamento). Em suma, constatou-se em termos médios, um aumento nas aprendizagens do passe e do lançamento nas duas turmas, embora esta evolução no Grupo B se apresente mais evidente. Findando, é possível aferir que o grupo que apresenta um maior nível de aprendizagem ao longo das 8 aulas, face ao método de ensino utilizado, é o Grupo B, correspondendo ao grupo onde se aplicou o método de ensino TGFU. |
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