A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Marta Filipa Neto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3606
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_c7931a83b9a8d86233dd58c82732ce56
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3606
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupoautorregulação da aprendizagemdiário de grupoautonomiapapel do educadorself-regulatory skillsself-regulatory skillsautonomyrole of educatorMestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório descreve o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, destacando as experiências vivenciadas e as aprendizagens mais significativas adquiridas enquanto futura educadora de infância, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de creche e jardim de infância. Aborda, também, o exercício investigativo que versa a temática da promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo, que é um instrumento que serve de apoio e permite desenvolver a autonomia, a comunicação e a participação. Neste estudo de natureza qualitativa recorreu-se: à observação das crianças a partir da Lista de Desenvolvimento da Aprendizagem Independente (CHILD) (Whitebread et al., 2009, adaptado por Piscalho & Simão, 2014); a inquéritos por questionário realizados a uma educadora de infância e a oito encarregados de educação. Como principais resultados destaca-se a importância de observar as competências autorregulatórias da aprendizagem das crianças e, assim, encontrar estratégias mais adequadas para promovê-las intencionalmente. O uso da CHILD permitiu perceber que a dimensão motivacional é a menos desenvolvida nestes contextos de educação de infância. E, através do diário de grupo, foi possível desenvolver a aprendizagem autorregulada das crianças, já que o mesmo permitiu dar voz às crianças e, em simultâneo, instigou a sua iniciativa para aprender a aprender.This report describes the path taken under the Master's Degree in Pre-School Education, highlighting the most significant experiences and learning acquired as a future kindergarten teacher, within the scope of Supervised Teaching Practice, in the context of daycare and kindergarten. It also addresses the investigative exercise that deals with the theme of promoting self-regulation of children's learning from the group diary, which is an instrument that supports and allows the development of autonomy, communication and participation. In this qualitative study, we used: the observation of children from the Independent Learning Development List (CHILD) (Whitebread et al., 2009, adapted by Piscolho & Simão, 2014); questionnaire surveys carried out with a kindergarten teacher and eight guardians. The main results highlight the importance of observing the self-regulatory skills of children's learning and, thus, to find more appropriate strategies to intentionally promote them. The use of CHILD allowed us to realize that the motivational dimension is the least developed in these contexts of early childhood education. And, through the group diary, it was possible to develop the children's self-regulated learning, as it allowed them to give voice to the children and, at the same time, instigated their initiative to learn to learn.Piscalho, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGomes, Marta Filipa Neto2021-08-16T23:53:52Z2021-07-152021-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3606TID:202756718por202756718202756718info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:34Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:21.993397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo
title A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo
spellingShingle A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo
Gomes, Marta Filipa Neto
autorregulação da aprendizagem
diário de grupo
autonomia
papel do educador
self-regulatory skills
self-regulatory skills
autonomy
role of educator
title_short A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo
title_full A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo
title_fullStr A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo
title_full_unstemmed A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo
title_sort A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças a partir do diário de grupo
author Gomes, Marta Filipa Neto
author_facet Gomes, Marta Filipa Neto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piscalho, Isabel
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Marta Filipa Neto
dc.subject.por.fl_str_mv autorregulação da aprendizagem
diário de grupo
autonomia
papel do educador
self-regulatory skills
self-regulatory skills
autonomy
role of educator
topic autorregulação da aprendizagem
diário de grupo
autonomia
papel do educador
self-regulatory skills
self-regulatory skills
autonomy
role of educator
description Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-16T23:53:52Z
2021-07-15
2021-07-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3606
TID:202756718
url http://hdl.handle.net/10400.15/3606
identifier_str_mv TID:202756718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202756718
202756718
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137043183304704