A gestão das marcas culturais : de associação a marca : caso de estudo SMUP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Joana Gomes das Neves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/25753
Resumo: A revolução digital e a globalização deram origem a novos comportamentos e tendências de consumo. Estas alterações societais profundas trouxeram novos desafios também ao setor cultural. Face às dificuldades de financiamento e ao mercado altamente competitivo e diferenciado em que se encontram, as instituições culturais precisam de diversificar as suas estratégias. Sendo frequente os gestores culturais não disporem de conhecimentos técnicos que lhes permitam construir marcas fortes, é urgente criar mecanismos de controlo das marcas culturais. Assim, a problemática central deste estudo prende-se com a necessidade profunda de uma mudança no que toca à gestão estratégica das instituições culturais portuguesas, centrando-se no terceiro setor. A presente investigação pretende compreender de que forma são geridas as marcas culturais do terceiro setor, tendo como objeto de estudo a associação cultural SMUP. O estudo tem como objetivo principal identificar que fatores são privilegiados na gestão da marca cultural SMUP. Para tal, recorreu-se a uma metodologia de investigação mista, em que os dados primários do estudo foram recolhidos através de questionários a visitantes e colaboradores da SMUP. Estes dados foram complementados através de observação direta, análise documental e entrevista. Os resultados indicam uma tendência por parte da SMUP para favorecer fatores internos e para negligenciar os pontos de contacto com o seu público. Os dados obtidos poderão indiciar uma predisposição das associações culturais para privilegiarem fatores que embora ajudem a desenvolver a marca, não afetam diretamente a força da marca. Os resultados indicam também que existe uma resistência por parte das associações culturais em recorrer a estratégias de marketing.
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