O impacto dos influenciadores digitais na adoção de alimentação saudável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Sara Filipa Pandeirada
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33490
Resumo: Esta dissertação propôs-se analisar de que forma o marketing de influência afeta a adoção de uma alimentação saudável por parte dos seguidores. Foi adotada uma abordagem metodológica qualitativa, composta por uma amostra de dez entrevistados. Concluiu-se que as perceções dos seguidores em relação às publicações patrocinadas dependem não só da popularidade, como também, da congruência entre a marca e o influenciador, da similaridade entre seguidor e influenciador, do produto, da marca, da relação parassocial e da credibilidade percebida. Com base nos contributos da literatura e nos resultados obtidos são fornecidas diretrizes para influenciadores digitais e marcas de alimentação saudável, de forma a criarem estratégias de comunicação mais eficazes, destacando-se a importância da congruência entre marca e influenciador e a utilidade do conteúdo produzido. Recomendações para investigação futura são também incluídas.
id RCAP_c8b5f427fa14aa70749d43d4c3c6f9ca
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/33490
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto dos influenciadores digitais na adoção de alimentação saudávelInfluenciadores digitaisBloggersYoutubersInstagrammersAlimentação saudávelMarketing de influênciaHomofiliaPatrocínioCongruência entre marca e influenciadorCredibilidadeEsta dissertação propôs-se analisar de que forma o marketing de influência afeta a adoção de uma alimentação saudável por parte dos seguidores. Foi adotada uma abordagem metodológica qualitativa, composta por uma amostra de dez entrevistados. Concluiu-se que as perceções dos seguidores em relação às publicações patrocinadas dependem não só da popularidade, como também, da congruência entre a marca e o influenciador, da similaridade entre seguidor e influenciador, do produto, da marca, da relação parassocial e da credibilidade percebida. Com base nos contributos da literatura e nos resultados obtidos são fornecidas diretrizes para influenciadores digitais e marcas de alimentação saudável, de forma a criarem estratégias de comunicação mais eficazes, destacando-se a importância da congruência entre marca e influenciador e a utilidade do conteúdo produzido. Recomendações para investigação futura são também incluídas.This dissertation’s aim was to analyze how influencer marketing affects followers’ adoption of a healthy diet. The methodological approach was qualitative, with a sample of ten interviewees. The main conclusions show that the followers’ perceptions towards sponsored posts depend not only on influencer’s popularity, but also on brand-influencer congruence, similarity between follower and influencer, sponsored product and brand, parasocial relationship and perceived influencer’s credibility. Based on previous literature and this study’s findings, guidelines are provided for digital influencers and healthy food brands to create more effective communication strategies, highlighting the importance of congruence between brand and influencer and content usefulness. Recommendations for future research are also included.2022-03-16T11:22:48Z2022-01-05T00:00:00Z2022-01-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33490porNeves, Sara Filipa Pandeiradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:04:28Zoai:ria.ua.pt:10773/33490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:55.781597Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto dos influenciadores digitais na adoção de alimentação saudável
title O impacto dos influenciadores digitais na adoção de alimentação saudável
spellingShingle O impacto dos influenciadores digitais na adoção de alimentação saudável
Neves, Sara Filipa Pandeirada
Influenciadores digitais
Bloggers
Youtubers
Instagrammers
Alimentação saudável
Marketing de influência
Homofilia
Patrocínio
Congruência entre marca e influenciador
Credibilidade
title_short O impacto dos influenciadores digitais na adoção de alimentação saudável
title_full O impacto dos influenciadores digitais na adoção de alimentação saudável
title_fullStr O impacto dos influenciadores digitais na adoção de alimentação saudável
title_full_unstemmed O impacto dos influenciadores digitais na adoção de alimentação saudável
title_sort O impacto dos influenciadores digitais na adoção de alimentação saudável
author Neves, Sara Filipa Pandeirada
author_facet Neves, Sara Filipa Pandeirada
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Sara Filipa Pandeirada
dc.subject.por.fl_str_mv Influenciadores digitais
Bloggers
Youtubers
Instagrammers
Alimentação saudável
Marketing de influência
Homofilia
Patrocínio
Congruência entre marca e influenciador
Credibilidade
topic Influenciadores digitais
Bloggers
Youtubers
Instagrammers
Alimentação saudável
Marketing de influência
Homofilia
Patrocínio
Congruência entre marca e influenciador
Credibilidade
description Esta dissertação propôs-se analisar de que forma o marketing de influência afeta a adoção de uma alimentação saudável por parte dos seguidores. Foi adotada uma abordagem metodológica qualitativa, composta por uma amostra de dez entrevistados. Concluiu-se que as perceções dos seguidores em relação às publicações patrocinadas dependem não só da popularidade, como também, da congruência entre a marca e o influenciador, da similaridade entre seguidor e influenciador, do produto, da marca, da relação parassocial e da credibilidade percebida. Com base nos contributos da literatura e nos resultados obtidos são fornecidas diretrizes para influenciadores digitais e marcas de alimentação saudável, de forma a criarem estratégias de comunicação mais eficazes, destacando-se a importância da congruência entre marca e influenciador e a utilidade do conteúdo produzido. Recomendações para investigação futura são também incluídas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-16T11:22:48Z
2022-01-05T00:00:00Z
2022-01-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/33490
url http://hdl.handle.net/10773/33490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137704330395648