O impacto dos influenciadores digitais na adoção de alimentação saudável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33490 |
Resumo: | Esta dissertação propôs-se analisar de que forma o marketing de influência afeta a adoção de uma alimentação saudável por parte dos seguidores. Foi adotada uma abordagem metodológica qualitativa, composta por uma amostra de dez entrevistados. Concluiu-se que as perceções dos seguidores em relação às publicações patrocinadas dependem não só da popularidade, como também, da congruência entre a marca e o influenciador, da similaridade entre seguidor e influenciador, do produto, da marca, da relação parassocial e da credibilidade percebida. Com base nos contributos da literatura e nos resultados obtidos são fornecidas diretrizes para influenciadores digitais e marcas de alimentação saudável, de forma a criarem estratégias de comunicação mais eficazes, destacando-se a importância da congruência entre marca e influenciador e a utilidade do conteúdo produzido. Recomendações para investigação futura são também incluídas. |
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O impacto dos influenciadores digitais na adoção de alimentação saudávelInfluenciadores digitaisBloggersYoutubersInstagrammersAlimentação saudávelMarketing de influênciaHomofiliaPatrocínioCongruência entre marca e influenciadorCredibilidadeEsta dissertação propôs-se analisar de que forma o marketing de influência afeta a adoção de uma alimentação saudável por parte dos seguidores. Foi adotada uma abordagem metodológica qualitativa, composta por uma amostra de dez entrevistados. Concluiu-se que as perceções dos seguidores em relação às publicações patrocinadas dependem não só da popularidade, como também, da congruência entre a marca e o influenciador, da similaridade entre seguidor e influenciador, do produto, da marca, da relação parassocial e da credibilidade percebida. Com base nos contributos da literatura e nos resultados obtidos são fornecidas diretrizes para influenciadores digitais e marcas de alimentação saudável, de forma a criarem estratégias de comunicação mais eficazes, destacando-se a importância da congruência entre marca e influenciador e a utilidade do conteúdo produzido. Recomendações para investigação futura são também incluídas.This dissertation’s aim was to analyze how influencer marketing affects followers’ adoption of a healthy diet. The methodological approach was qualitative, with a sample of ten interviewees. The main conclusions show that the followers’ perceptions towards sponsored posts depend not only on influencer’s popularity, but also on brand-influencer congruence, similarity between follower and influencer, sponsored product and brand, parasocial relationship and perceived influencer’s credibility. Based on previous literature and this study’s findings, guidelines are provided for digital influencers and healthy food brands to create more effective communication strategies, highlighting the importance of congruence between brand and influencer and content usefulness. Recommendations for future research are also included.2022-03-16T11:22:48Z2022-01-05T00:00:00Z2022-01-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33490porNeves, Sara Filipa Pandeiradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:04:28Zoai:ria.ua.pt:10773/33490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:55.781597Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Esta dissertação propôs-se analisar de que forma o marketing de influência afeta a adoção de uma alimentação saudável por parte dos seguidores. Foi adotada uma abordagem metodológica qualitativa, composta por uma amostra de dez entrevistados. Concluiu-se que as perceções dos seguidores em relação às publicações patrocinadas dependem não só da popularidade, como também, da congruência entre a marca e o influenciador, da similaridade entre seguidor e influenciador, do produto, da marca, da relação parassocial e da credibilidade percebida. Com base nos contributos da literatura e nos resultados obtidos são fornecidas diretrizes para influenciadores digitais e marcas de alimentação saudável, de forma a criarem estratégias de comunicação mais eficazes, destacando-se a importância da congruência entre marca e influenciador e a utilidade do conteúdo produzido. Recomendações para investigação futura são também incluídas. |
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