Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8945 |
Resumo: | O presente relatório de qualificação profissional surge como requisito para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, perspetivando o percurso formativo da mestranda ao longo da prática pedagógica supervisionada, desenvolvida nos dois contextos de estágio: Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Durante a formação inicial a mestranda adquiriu saberes científicos, pedagógicos, didáticos e de investigação, que lhe permitiram o desenvolvimento de práticas pedagógicas sustentadas. Através da adoção de uma postura crítica, reflexiva e indagadora, apoiada na metodologia de investigação-ação a formanda desenvolveu a práxis de forma cíclica e articulada. A prática desenvolvida teve sempre presente a interação entre o quadro teórico mobilizado e a reflexão sobre a prática, o que possibilitou a criação de um quadro teórico único, com visão e pensamento próprio, possibilitando a melhoria e transformação da prática educativa, através de ações adequadas aos contextos. Com efeito, a mestranda encarou a criança como um interveniente ativo no seu processo de aprendizagem e construção de saberes, de acordo com uma perspetiva socio construtivista. Analisando o perfil duplo da formanda importa realçar a importância da implementação de práticas refletidas e adequadas, onde obstáculos e desafios da prática constituíram-se um estímulo para a melhoria da sua ação, articulando, assim, saberes de ambas as valências educativas. |
id |
RCAP_c8bfe6895ec240b7410f98c783c762ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8945 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágioSocio construtivismoInvestigação-açãoReflexãoPerfil duploSocio-constructivismResearch actionReflectionDouble-edged profileDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de qualificação profissional surge como requisito para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, perspetivando o percurso formativo da mestranda ao longo da prática pedagógica supervisionada, desenvolvida nos dois contextos de estágio: Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Durante a formação inicial a mestranda adquiriu saberes científicos, pedagógicos, didáticos e de investigação, que lhe permitiram o desenvolvimento de práticas pedagógicas sustentadas. Através da adoção de uma postura crítica, reflexiva e indagadora, apoiada na metodologia de investigação-ação a formanda desenvolveu a práxis de forma cíclica e articulada. A prática desenvolvida teve sempre presente a interação entre o quadro teórico mobilizado e a reflexão sobre a prática, o que possibilitou a criação de um quadro teórico único, com visão e pensamento próprio, possibilitando a melhoria e transformação da prática educativa, através de ações adequadas aos contextos. Com efeito, a mestranda encarou a criança como um interveniente ativo no seu processo de aprendizagem e construção de saberes, de acordo com uma perspetiva socio construtivista. Analisando o perfil duplo da formanda importa realçar a importância da implementação de práticas refletidas e adequadas, onde obstáculos e desafios da prática constituíram-se um estímulo para a melhoria da sua ação, articulando, assim, saberes de ambas as valências educativas.The present professional qualification report is a requisite in order to obtain the Master´s Degree in Pre-School and 1st Cycle Basic Education. This report contemplates the course of the student´s supervised pedagogic practice, developed in two stages: Pre-School Education and 1st Cycle Basic Education. During the initial training the student acquired scientific, pedagogic and didactic knowledge, as well as researching skills that allowed her to develop supported pedagogic practices. By adopting a critical, reflexive and querying attitude, based on the action research methodology, the trainee developed the praxis in a cyclic and articulated manner. Through adapting the actions to the two different stages, the developed practice focused always on the interaction between the mobilised theoretical framework, and on reflecting on the practice itself, therefore fostering a unique framework, with vision and independent thinking, that contributed to the transformation and improvement of the educational practice. In fact, based on a socio-constructivist perspective, the trainee considered the child to be an active partaker in the learning and knowledge building processes. Taking into account the double-edged profile of the trainee, it is important to highlight the importance of implementing adequate and considered practices, where the challenges and barriers comprised a stimulus for the improvement of its action, linking knowledges from both educational competences.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMadeiro, Marta Catarina Preto2016-12-21T15:25:48Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8945TID:201614030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:50:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:38.042809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio |
title |
Relatório de estágio |
spellingShingle |
Relatório de estágio Madeiro, Marta Catarina Preto Socio construtivismo Investigação-ação Reflexão Perfil duplo Socio-constructivism Research action Reflection Double-edged profile Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio |
title_full |
Relatório de estágio |
title_fullStr |
Relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio |
title_sort |
Relatório de estágio |
author |
Madeiro, Marta Catarina Preto |
author_facet |
Madeiro, Marta Catarina Preto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso Sá, Susana Marques de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madeiro, Marta Catarina Preto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Socio construtivismo Investigação-ação Reflexão Perfil duplo Socio-constructivism Research action Reflection Double-edged profile Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Socio construtivismo Investigação-ação Reflexão Perfil duplo Socio-constructivism Research action Reflection Double-edged profile Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de qualificação profissional surge como requisito para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, perspetivando o percurso formativo da mestranda ao longo da prática pedagógica supervisionada, desenvolvida nos dois contextos de estágio: Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Durante a formação inicial a mestranda adquiriu saberes científicos, pedagógicos, didáticos e de investigação, que lhe permitiram o desenvolvimento de práticas pedagógicas sustentadas. Através da adoção de uma postura crítica, reflexiva e indagadora, apoiada na metodologia de investigação-ação a formanda desenvolveu a práxis de forma cíclica e articulada. A prática desenvolvida teve sempre presente a interação entre o quadro teórico mobilizado e a reflexão sobre a prática, o que possibilitou a criação de um quadro teórico único, com visão e pensamento próprio, possibilitando a melhoria e transformação da prática educativa, através de ações adequadas aos contextos. Com efeito, a mestranda encarou a criança como um interveniente ativo no seu processo de aprendizagem e construção de saberes, de acordo com uma perspetiva socio construtivista. Analisando o perfil duplo da formanda importa realçar a importância da implementação de práticas refletidas e adequadas, onde obstáculos e desafios da prática constituíram-se um estímulo para a melhoria da sua ação, articulando, assim, saberes de ambas as valências educativas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-21T15:25:48Z 2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8945 TID:201614030 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8945 |
identifier_str_mv |
TID:201614030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131391917555712 |