Mudanças na produção de histórias escritas de escolares em fase de alfabetização a partir de apoio metatextual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jaima Pinheiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Viana, Fernanda Leopoldina, Zaboroski, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68922
Resumo: Resumo Objetivo: verificar a evolução da produção de histórias escritas de escolares ao longo de um programa metatextual. Método: o programa foi aplicado nas escolas dos participantes, utilizando-se um delineamento quase-experimental com duas condições de intervenção: na primeira eram utilizadas instruções explícitas, tendo o professor como mediador e, na segunda, o sujeito se apoiava em uma estratégia de autorregulação. A base para a intervenção consistiu no uso da leitura de imagens em sequência para formar uma história, inicialmente oral e, em seguida, escrita. A análise de dados foi baseada na classificação das histórias escritas e foram aplicados os testes de ANOVA e Pairwise Comparisons de Bonferroni. Resultados: indicaram diferenças significativas nas produções com e sem apoio tutorial. Conclusão: o programa utilizado tratou de uma tecnologia educacional eficaz para melhorar e/ou aperfeiçoar a produção de textos narrativos em sala de aula.
id RCAP_c9991557cdeca4db9ab4e2597bc2873e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68922
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mudanças na produção de histórias escritas de escolares em fase de alfabetização a partir de apoio metatextualChanges in the written stories production of students on the basic literacy by means of a metatextual supportCambios en la producción de historias escritas de estudiantes en fase de alfabetización a partir del apoyo metatextualAlfabetizaçãoLinguagem infantilEscritaLiteracyChild languageHandwritingAlfabetizaciónLenguaje infantilEscritura a manoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoResumo Objetivo: verificar a evolução da produção de histórias escritas de escolares ao longo de um programa metatextual. Método: o programa foi aplicado nas escolas dos participantes, utilizando-se um delineamento quase-experimental com duas condições de intervenção: na primeira eram utilizadas instruções explícitas, tendo o professor como mediador e, na segunda, o sujeito se apoiava em uma estratégia de autorregulação. A base para a intervenção consistiu no uso da leitura de imagens em sequência para formar uma história, inicialmente oral e, em seguida, escrita. A análise de dados foi baseada na classificação das histórias escritas e foram aplicados os testes de ANOVA e Pairwise Comparisons de Bonferroni. Resultados: indicaram diferenças significativas nas produções com e sem apoio tutorial. Conclusão: o programa utilizado tratou de uma tecnologia educacional eficaz para melhorar e/ou aperfeiçoar a produção de textos narrativos em sala de aula.Abstract Objective: to assess the evolution of the written production of students, over the application of a metatextual program. Method: the program was implemented in the participants’ schools, using a quasiexperimental design, with two intervention conditions: in the first condition, we used explicit instructions and the teacher was the mediator. And in the second one, the student used a self-regulatory strategy, without the mediator. The basis for the intervention was reading the pictures in sequence to form a story, which was told orally at first, and then in written way. Data analysis was based on the classification of written stories and statistical tests: ANOVA and Bonferroni’s Pairwise Comparisons. Results: the results indicated significant differences in productions with and without tutorial support. Conclusion: the program is an effective teaching tool to improve and/or enhance the production of narrative texts in the classroom.Resumen Objetivo: verificar la evolución de la producción escrita de estudiantes durante un programa metatextual. Metodología: el programa fue aplicado en las escuelas de los participantes, utilizando un diseño observacional con dos condiciones de intervención: en la primera, fueron utilizados instrucciones explícitas con el profesor como mediador, y en la segunda, el tema se basó en una estrategia de autorregulación sin la mediación del profesor. La base de la intervención fue el uso de lectura secuencial de imágenes para formar una historia, inicialmente oral y luego, escrita. El análisis de los datos se basó en la clasificación de las historias escritas y en los testes ANOVA e Pairwise Comparisons de Bonferroni. Resultados: indicaron diferencias significativas en producciones con y sin apoyo del tutor. Conclusión: El programa utilizado es un recurso didáctico eficaz para mejorar y/o perfeccionar la producción de textos narrativos en la clase.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020Editora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (EDUC)Universidade do MinhoOliveira, Jaima PinheiroViana, Fernanda LeopoldinaZaboroski, Ana Paula2020-092020-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68922porOliveira, J. P. Viana, F. L., & Zaborosky, A. P. (2020). Mudanças na produção de histórias escritas de escolares em fase de alfabetização a partir de apoio metatextual. Distúrbios da Comunicação, 32(3), 434-444.0102-762X2176-272410.23925/2176-2724.2020v32i3p434-444https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p434-444info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:08.369504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mudanças na produção de histórias escritas de escolares em fase de alfabetização a partir de apoio metatextual
Changes in the written stories production of students on the basic literacy by means of a metatextual support
Cambios en la producción de historias escritas de estudiantes en fase de alfabetización a partir del apoyo metatextual
title Mudanças na produção de histórias escritas de escolares em fase de alfabetização a partir de apoio metatextual
spellingShingle Mudanças na produção de histórias escritas de escolares em fase de alfabetização a partir de apoio metatextual
Oliveira, Jaima Pinheiro
Alfabetização
Linguagem infantil
Escrita
Literacy
Child language
Handwriting
Alfabetización
Lenguaje infantil
Escritura a mano
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Mudanças na produção de histórias escritas de escolares em fase de alfabetização a partir de apoio metatextual
title_full Mudanças na produção de histórias escritas de escolares em fase de alfabetização a partir de apoio metatextual
title_fullStr Mudanças na produção de histórias escritas de escolares em fase de alfabetização a partir de apoio metatextual
title_full_unstemmed Mudanças na produção de histórias escritas de escolares em fase de alfabetização a partir de apoio metatextual
title_sort Mudanças na produção de histórias escritas de escolares em fase de alfabetização a partir de apoio metatextual
author Oliveira, Jaima Pinheiro
author_facet Oliveira, Jaima Pinheiro
Viana, Fernanda Leopoldina
Zaboroski, Ana Paula
author_role author
author2 Viana, Fernanda Leopoldina
Zaboroski, Ana Paula
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jaima Pinheiro
Viana, Fernanda Leopoldina
Zaboroski, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Linguagem infantil
Escrita
Literacy
Child language
Handwriting
Alfabetización
Lenguaje infantil
Escritura a mano
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Alfabetização
Linguagem infantil
Escrita
Literacy
Child language
Handwriting
Alfabetización
Lenguaje infantil
Escritura a mano
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Resumo Objetivo: verificar a evolução da produção de histórias escritas de escolares ao longo de um programa metatextual. Método: o programa foi aplicado nas escolas dos participantes, utilizando-se um delineamento quase-experimental com duas condições de intervenção: na primeira eram utilizadas instruções explícitas, tendo o professor como mediador e, na segunda, o sujeito se apoiava em uma estratégia de autorregulação. A base para a intervenção consistiu no uso da leitura de imagens em sequência para formar uma história, inicialmente oral e, em seguida, escrita. A análise de dados foi baseada na classificação das histórias escritas e foram aplicados os testes de ANOVA e Pairwise Comparisons de Bonferroni. Resultados: indicaram diferenças significativas nas produções com e sem apoio tutorial. Conclusão: o programa utilizado tratou de uma tecnologia educacional eficaz para melhorar e/ou aperfeiçoar a produção de textos narrativos em sala de aula.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09
2020-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/68922
url http://hdl.handle.net/1822/68922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, J. P. Viana, F. L., & Zaborosky, A. P. (2020). Mudanças na produção de histórias escritas de escolares em fase de alfabetização a partir de apoio metatextual. Distúrbios da Comunicação, 32(3), 434-444.
0102-762X
2176-2724
10.23925/2176-2724.2020v32i3p434-444
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i3p434-444
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (EDUC)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (EDUC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132832566607872