O Ensino da Ecografia Point-of-Care no Currículo Médico Pré-Graduado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Luís Rafael Fernandes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10743
Resumo: A ecografia point-of-care é um conceito recente e em evolução na medicina. A sua pertinência na prática clínica da atualidade levanta a questão do ensino da tecnologia no currículo médico pré-graduado. Assim, urge fazer-se uma atualização do estado da arte e do seu papel no ensino dos futuros médicos. Analisando a literatura científica existente até à data, este trabalho contextualiza este novo conceito na era moderna da medicina e estabelece um paralelismo entre o estado atual do ensino da EPOC nas escolas médicas da América do Norte e da Europa. A implementação desta modalidade de imagem no ensino médico pré-graduado é já uma realidade em países como os Estados Unidos da América, Canadá, Alemanha, Reino Unido, entre outros. Os paradigmas confrontados revelam que este processo é heterogéneo entre países e até dentro do mesmo país. Esta nova e recente realidade merece ser sujeita a reflexão e muitas questões relacionadas com a implementação do ensino, os moldes curriculares e as vantagens e limitações do mesmo são aqui apresentadas, ao longo da dissertação.
id RCAP_ca1bfe3212723c413152e299342ca3e2
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10743
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Ensino da Ecografia Point-of-Care no Currículo Médico Pré-GraduadoO paralelismo entre a América do Norte e a EuropaAmérica do NorteEcografiaEducação MédicaEnsino Pré-GraduadoEpocEstudantes de MedicinaEuropaPoint-of-CareDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::MedicinaA ecografia point-of-care é um conceito recente e em evolução na medicina. A sua pertinência na prática clínica da atualidade levanta a questão do ensino da tecnologia no currículo médico pré-graduado. Assim, urge fazer-se uma atualização do estado da arte e do seu papel no ensino dos futuros médicos. Analisando a literatura científica existente até à data, este trabalho contextualiza este novo conceito na era moderna da medicina e estabelece um paralelismo entre o estado atual do ensino da EPOC nas escolas médicas da América do Norte e da Europa. A implementação desta modalidade de imagem no ensino médico pré-graduado é já uma realidade em países como os Estados Unidos da América, Canadá, Alemanha, Reino Unido, entre outros. Os paradigmas confrontados revelam que este processo é heterogéneo entre países e até dentro do mesmo país. Esta nova e recente realidade merece ser sujeita a reflexão e muitas questões relacionadas com a implementação do ensino, os moldes curriculares e as vantagens e limitações do mesmo são aqui apresentadas, ao longo da dissertação.Point-of-care ultrasonography is a recent and evolving concept in medicine. Its relevance in current clinical practice raises the issue of its teaching in the undergraduate medical curriculum. Thus, it is urgent to revise the state of the art and its role in the education of future physicians. By analyzing the existing scientific literature to date, this work contextualizes this new concept in the modern era of medicine and establishes a parallelism between the current state of ultrasound teaching in North America and Europe medical schools. The implementation of this imaging modality in the undergraduate medical education is already a reality in countries such as the United States of America, Canada, Germany, the United Kingdom among others. The confrontation of these frameworks reveal that this process is heterogeneous between countries and even within the same country. This new and recent reality deserves to be subject to reflection and many issues related to the implementation of teaching, the curricular molds and its advantages and limitations are presented throughout this dissertation.Pereira, Eduardo João AbrantesAlmeida, Renato José GonçalvesuBibliorumAfonso, Luís Rafael Fernandes2020-12-17T16:45:22Z2020-07-172020-06-262020-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10743TID:202548732porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:42Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:37.886368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino da Ecografia Point-of-Care no Currículo Médico Pré-Graduado
O paralelismo entre a América do Norte e a Europa
title O Ensino da Ecografia Point-of-Care no Currículo Médico Pré-Graduado
spellingShingle O Ensino da Ecografia Point-of-Care no Currículo Médico Pré-Graduado
Afonso, Luís Rafael Fernandes
América do Norte
Ecografia
Educação Médica
Ensino Pré-Graduado
Epoc
Estudantes de Medicina
Europa
Point-of-Care
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Medicina
title_short O Ensino da Ecografia Point-of-Care no Currículo Médico Pré-Graduado
title_full O Ensino da Ecografia Point-of-Care no Currículo Médico Pré-Graduado
title_fullStr O Ensino da Ecografia Point-of-Care no Currículo Médico Pré-Graduado
title_full_unstemmed O Ensino da Ecografia Point-of-Care no Currículo Médico Pré-Graduado
title_sort O Ensino da Ecografia Point-of-Care no Currículo Médico Pré-Graduado
author Afonso, Luís Rafael Fernandes
author_facet Afonso, Luís Rafael Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Eduardo João Abrantes
Almeida, Renato José Gonçalves
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Luís Rafael Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv América do Norte
Ecografia
Educação Médica
Ensino Pré-Graduado
Epoc
Estudantes de Medicina
Europa
Point-of-Care
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Medicina
topic América do Norte
Ecografia
Educação Médica
Ensino Pré-Graduado
Epoc
Estudantes de Medicina
Europa
Point-of-Care
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Medicina
description A ecografia point-of-care é um conceito recente e em evolução na medicina. A sua pertinência na prática clínica da atualidade levanta a questão do ensino da tecnologia no currículo médico pré-graduado. Assim, urge fazer-se uma atualização do estado da arte e do seu papel no ensino dos futuros médicos. Analisando a literatura científica existente até à data, este trabalho contextualiza este novo conceito na era moderna da medicina e estabelece um paralelismo entre o estado atual do ensino da EPOC nas escolas médicas da América do Norte e da Europa. A implementação desta modalidade de imagem no ensino médico pré-graduado é já uma realidade em países como os Estados Unidos da América, Canadá, Alemanha, Reino Unido, entre outros. Os paradigmas confrontados revelam que este processo é heterogéneo entre países e até dentro do mesmo país. Esta nova e recente realidade merece ser sujeita a reflexão e muitas questões relacionadas com a implementação do ensino, os moldes curriculares e as vantagens e limitações do mesmo são aqui apresentadas, ao longo da dissertação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17T16:45:22Z
2020-07-17
2020-06-26
2020-07-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10743
TID:202548732
url http://hdl.handle.net/10400.6/10743
identifier_str_mv TID:202548732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136396651266048