O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com perturbação do espetro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Vânia Patrícia Pires
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/56911
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em E-learning e Formação a Distância), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_cb9fde5e986e198c160feb0a0beab751
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/56911
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com perturbação do espetro do autismoAprendizagemAutismoEducação inclusivaE-learningTecnologias digitaisTrabalhos de projeto de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrabalho de projeto de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em E-learning e Formação a Distância), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoA equidade educativa e a aprendizagem ao longo da vida para todos, assumem cada vez maior relevância. O projeto de investigação – O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) – tem como objetivo o estudo da integração de conteúdos disciplinares numa plataforma de e-learning no desenvolvimento de competências digitais e de autonomia pessoal e social de um aluno com PEA. O estudo de caso, inscrito no paradigma qualitativo/interpretativo, decorreu em ensino a distância, com um aluno autista, para quem foram selecionados recursos educativos digitais, atividades e materiais de apoio. A recolha de dados foi realizada através de processos de observação e da aplicação de uma escala de avaliação de competências digitais e de autonomia pessoal e social, respondida pela professora de TIC, professora da Educação Especial e encarregada de educação. Os resultados permitiram aferir que o e-learning possibilitou apoiar e capacitar o aluno com Perturbação do Espetro do Autismo, nas vertentes digital e social, verificando-se ainda um crescendo de autonomia numa perspetiva de vida futura.Educational equity and lifelong learning for all are becoming increasingly important. The research project – e-learning to support the learning and inclusion of teenagers with Autism Spectrum Disorder (ASD) – aims to study the integration of disciplinary content in a e-learning platform in the development of digital skills and personal and social autonomy of a student with ASD. The case study, inscribed in the qualitative/interpretative paradigm, took place in distance learning, with an autistic student for whom digital educational resources, activities and support materials were selected. Data collection was carried out through observation processes and the application of a scale to access digital skills and personal and social autonomy, answered by the ICT teacher, Special Education teacher and parent. The results showed that e-learning made it possible to support and train the student with Autism Spectrum Disorder, in the digital and social aspects, with an increase in autonomy in a perspective of future life.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaRamos, Vânia Patrícia Pires2023-03-29T14:27:51Z20222022-10-172022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56911porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:23.056333Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com perturbação do espetro do autismo
title O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com perturbação do espetro do autismo
spellingShingle O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com perturbação do espetro do autismo
Ramos, Vânia Patrícia Pires
Aprendizagem
Autismo
Educação inclusiva
E-learning
Tecnologias digitais
Trabalhos de projeto de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com perturbação do espetro do autismo
title_full O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com perturbação do espetro do autismo
title_fullStr O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com perturbação do espetro do autismo
title_full_unstemmed O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com perturbação do espetro do autismo
title_sort O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com perturbação do espetro do autismo
author Ramos, Vânia Patrícia Pires
author_facet Ramos, Vânia Patrícia Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Vânia Patrícia Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Autismo
Educação inclusiva
E-learning
Tecnologias digitais
Trabalhos de projeto de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem
Autismo
Educação inclusiva
E-learning
Tecnologias digitais
Trabalhos de projeto de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Trabalho de projeto de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em E-learning e Formação a Distância), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-10-17
2022-01-01T00:00:00Z
2023-03-29T14:27:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/56911
url http://hdl.handle.net/10451/56911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134627397369856