O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com perturbação do espetro do autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/56911 |
Resumo: | Trabalho de projeto de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em E-learning e Formação a Distância), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
id |
RCAP_cb9fde5e986e198c160feb0a0beab751 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/56911 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com perturbação do espetro do autismoAprendizagemAutismoEducação inclusivaE-learningTecnologias digitaisTrabalhos de projeto de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrabalho de projeto de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em E-learning e Formação a Distância), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoA equidade educativa e a aprendizagem ao longo da vida para todos, assumem cada vez maior relevância. O projeto de investigação – O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) – tem como objetivo o estudo da integração de conteúdos disciplinares numa plataforma de e-learning no desenvolvimento de competências digitais e de autonomia pessoal e social de um aluno com PEA. O estudo de caso, inscrito no paradigma qualitativo/interpretativo, decorreu em ensino a distância, com um aluno autista, para quem foram selecionados recursos educativos digitais, atividades e materiais de apoio. A recolha de dados foi realizada através de processos de observação e da aplicação de uma escala de avaliação de competências digitais e de autonomia pessoal e social, respondida pela professora de TIC, professora da Educação Especial e encarregada de educação. Os resultados permitiram aferir que o e-learning possibilitou apoiar e capacitar o aluno com Perturbação do Espetro do Autismo, nas vertentes digital e social, verificando-se ainda um crescendo de autonomia numa perspetiva de vida futura.Educational equity and lifelong learning for all are becoming increasingly important. The research project – e-learning to support the learning and inclusion of teenagers with Autism Spectrum Disorder (ASD) – aims to study the integration of disciplinary content in a e-learning platform in the development of digital skills and personal and social autonomy of a student with ASD. The case study, inscribed in the qualitative/interpretative paradigm, took place in distance learning, with an autistic student for whom digital educational resources, activities and support materials were selected. Data collection was carried out through observation processes and the application of a scale to access digital skills and personal and social autonomy, answered by the ICT teacher, Special Education teacher and parent. The results showed that e-learning made it possible to support and train the student with Autism Spectrum Disorder, in the digital and social aspects, with an increase in autonomy in a perspective of future life.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaRamos, Vânia Patrícia Pires2023-03-29T14:27:51Z20222022-10-172022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56911porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:23.056333Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com perturbação do espetro do autismo |
title |
O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com perturbação do espetro do autismo |
spellingShingle |
O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com perturbação do espetro do autismo Ramos, Vânia Patrícia Pires Aprendizagem Autismo Educação inclusiva E-learning Tecnologias digitais Trabalhos de projeto de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com perturbação do espetro do autismo |
title_full |
O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com perturbação do espetro do autismo |
title_fullStr |
O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com perturbação do espetro do autismo |
title_full_unstemmed |
O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com perturbação do espetro do autismo |
title_sort |
O e-learning no apoio à aprendizagem e inclusão de jovens com perturbação do espetro do autismo |
author |
Ramos, Vânia Patrícia Pires |
author_facet |
Ramos, Vânia Patrícia Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Vânia Patrícia Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Autismo Educação inclusiva E-learning Tecnologias digitais Trabalhos de projeto de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem Autismo Educação inclusiva E-learning Tecnologias digitais Trabalhos de projeto de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Trabalho de projeto de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em E-learning e Formação a Distância), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-10-17 2022-01-01T00:00:00Z 2023-03-29T14:27:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/56911 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/56911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134627397369856 |