Quatro passos para a escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Mário Pacheco, 1981-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7516
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Inglês e Alemão, Universidade de Lisboa, 2012
id RCAP_cbbec5ca69b029a42b4594ad7a5d496c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7516
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quatro passos para a escritaLíngua inglesaLíngua alemãEstudo e ensinoos da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Inglês e Alemão, Universidade de Lisboa, 2012O presente trabalho teve como objetivo a utilização de uma estratégia, “Quatro Passos para a Escrita”, baseada no livro How to Teach Writing de Jeremy Harmer (2004), que envolve um processo com quatro etapas: planificação, primeira versão, edição e versão final. Esta estratégia foi aplicada a uma turma de sétimo ano, no âmbito de língua estrangeira, na disciplina de Inglês. Durante cinco aulas de noventa minutos, foi trabalhada cada etapa do processo, tendo sido na última sessão aplicado o método na íntegra. O nível inicial dos trabalhos escritos denotava uma enorme simplicidade e semelhança entre os diferentes tipos de texto pedidos. Os resultados obtidos justificam a sua utilização, uma vez que é notória a evolução do material recolhido, não só ao nível da extensão, como de conteúdo e organização. Em conclusão, salienta-se o maior ânimo dos alunos na realização deste tipo de tarefas, uma vez que adquirem ferramentas que os ajudam na sua concretização.This paper’s aim was the use of a strategy, “Four Steps to Writing”, based on Jeremy Harmer’s book How to Teach Writing (2004), which involves a four-stage process: planning, first version, editing and final version. This strategy was applied to a seventh grade class, in English as a foreign language. During five ninety-minute lessons, each stage was developed and then fully performed in the last session. The first texts to be collected were very simple and similar among different given tasks. The results justify the regular use of this strategy, since the improvement of the texts was noticeable in terms of length, content and organisation. In conclusion, the students’ enthusiasm performing these kinds of tasks is highlighted, since they are given a strategy which helps them to better prepare for and perform writing tasks.Grigg, Thomas JoeRepositório da Universidade de LisboaCardoso, Mário Pacheco, 1981-2013-01-16T13:48:47Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7516porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:50:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:18.638224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quatro passos para a escrita
title Quatro passos para a escrita
spellingShingle Quatro passos para a escrita
Cardoso, Mário Pacheco, 1981-
Língua inglesa
Língua alemã
Estudo e ensino
os da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short Quatro passos para a escrita
title_full Quatro passos para a escrita
title_fullStr Quatro passos para a escrita
title_full_unstemmed Quatro passos para a escrita
title_sort Quatro passos para a escrita
author Cardoso, Mário Pacheco, 1981-
author_facet Cardoso, Mário Pacheco, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grigg, Thomas Joe
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Mário Pacheco, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Língua alemã
Estudo e ensino
os da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Língua inglesa
Língua alemã
Estudo e ensino
os da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Inglês e Alemão, Universidade de Lisboa, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-16T13:48:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7516
url http://hdl.handle.net/10451/7516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134215341604864