O desenvolvimento do gosto pela escrita no 2º CEB - algumas sugestões e propostas didáticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/29084 |
Resumo: | Este projeto de investigação insere-se na área de Português e foi realizado em contexto de estágio de intervenção com uma turma de 5.º ano, numa escola pública da cidade de Coimbra. Durante os estágios curriculares que realizei, constatei que a maioria dos alunos apresenta algumas dificuldades na produção de texto, nomeadamente ao nível da criatividade. Para além disso, a escolha desta componente investigativa resultou da intenção de compreender se é possível desenvolver a escrita criativa no 2.º CEB, tendo em conta os obstáculos existentes, nomeadamente o elevado número de alunos por turma e a extensão do programa. Por fim, pretendia compreender de que forma é que a criatividade se desenvolve nas produções textuais dos alunos quando existe um maior incentivo e orientação para tal. Ao longo do ano letivo implementei algumas atividades que tinham como objetivo o desenvolvimento das competências de escrita. Neste sentido, foram propostas 4 tarefas de escrita; criação de um livro de histórias da turma, que tinha como objetivo reunir os melhores textos dos alunos e apresentação de “a caixa das histórias”, uma caixa que incentivava a entrega de textos de tema livre, escritos por iniciativa própria. A observação dos resultados permitiu-me concluir que é possível trabalhar a escrita criativa no 2.º CEB, desde que seja feita uma boa gestão do tempo letivo; que o género textual que melhor possibilita a escrita criativa é o texto poético e que a competitividade é uma boa estratégia para incentivar os alunos para a redação de textos criativos. Além disso, permitiu-me refletir sobre a importância de manter os alunos motivados, pois isso fará com que escrevam mais e, consequentemente, melhor. |
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O desenvolvimento do gosto pela escrita no 2º CEB - algumas sugestões e propostas didáticasEscritaCriatividadeCaderno de EscritaEnsino Básico 2º CicloEste projeto de investigação insere-se na área de Português e foi realizado em contexto de estágio de intervenção com uma turma de 5.º ano, numa escola pública da cidade de Coimbra. Durante os estágios curriculares que realizei, constatei que a maioria dos alunos apresenta algumas dificuldades na produção de texto, nomeadamente ao nível da criatividade. Para além disso, a escolha desta componente investigativa resultou da intenção de compreender se é possível desenvolver a escrita criativa no 2.º CEB, tendo em conta os obstáculos existentes, nomeadamente o elevado número de alunos por turma e a extensão do programa. Por fim, pretendia compreender de que forma é que a criatividade se desenvolve nas produções textuais dos alunos quando existe um maior incentivo e orientação para tal. Ao longo do ano letivo implementei algumas atividades que tinham como objetivo o desenvolvimento das competências de escrita. Neste sentido, foram propostas 4 tarefas de escrita; criação de um livro de histórias da turma, que tinha como objetivo reunir os melhores textos dos alunos e apresentação de “a caixa das histórias”, uma caixa que incentivava a entrega de textos de tema livre, escritos por iniciativa própria. A observação dos resultados permitiu-me concluir que é possível trabalhar a escrita criativa no 2.º CEB, desde que seja feita uma boa gestão do tempo letivo; que o género textual que melhor possibilita a escrita criativa é o texto poético e que a competitividade é uma boa estratégia para incentivar os alunos para a redação de textos criativos. Além disso, permitiu-me refletir sobre a importância de manter os alunos motivados, pois isso fará com que escrevam mais e, consequentemente, melhor.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Repositório ComumAlmas, Luísa Carolina Fernandes das2019-06-27T11:06:55Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29084202255344porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:44Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:33.262034Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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