A capoeira na Escola Helena Araújo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Patrícia Carla Rocha Duarte
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2691
Resumo: Este estudo visa compreender a prática pedagógica da Capoeira na Escola Helena Araújo Pinheiro, na cidade de Juazeiro Bahia, Brasil, analisando-a como estratégia de intervenção pedagógica inovadora, no desenvolvimento das práticas e pensamentos dos alunos, numa atividade de dança corporal, hoje encontrada em muitas instituições brasileiras. Assim, esta pesquisa investiga a inovação pedagógica na Capoeira da referida escola, discutindo o conceito de Inovação Pedagógica, na observância e descrição dessas práticas pedagógicas e também descrevendo a história cultural da Capoeira. Será observada como acontece a construção da aprendizagem dos alunos num estudo aprofundado no locus da pesquisa, onde a ação pedagógica acontece. A Capoeira proporciona ao aluno novas possibilidades de aprender diante da criação de novos conceitos de aprendizagem com as práticas pedagógicas que se preocupam com quem aprende considerando a Capoeira num cenário inovador, sem descaracterizar toda a sua história cultural da época da escravização dos negros africanos e a forte presença da Capoeira em todo o nosso estado baiano. Para alcançar os objetivos propostos realizou-se uma pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica registrando os dados através do diário de campo e realizando as análises de conteúdo. Optou-se pela observação participante e pela entrevista etnográfica, levando em conta os sujeitos atores: mestre da Capoeira, alunos, professores e pais de alunos sendo estes de relevante significado para a pesquisa. Portanto, almejou-se com esta pesquisa, compreender se a Capoeira na escola favorece a materialização de prática pedagógica inovadora, permitindo a participação de todos e considerando os referenciais utilizados como contribuição pertinente para a interpretação do fenômeno e apoio às possibilidades de inovação pedagógica na escola.
id RCAP_cdb954833f27970c5e73349f49655e23
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2691
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A capoeira na Escola Helena AraújoEscolaCapoeiraInovação pedagógicaPráticas pedagógicasEscola Helena AraújoSchoolPedagogical innovationPedagogical practicesCiências da Educação - Inovação Pedagógica.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste estudo visa compreender a prática pedagógica da Capoeira na Escola Helena Araújo Pinheiro, na cidade de Juazeiro Bahia, Brasil, analisando-a como estratégia de intervenção pedagógica inovadora, no desenvolvimento das práticas e pensamentos dos alunos, numa atividade de dança corporal, hoje encontrada em muitas instituições brasileiras. Assim, esta pesquisa investiga a inovação pedagógica na Capoeira da referida escola, discutindo o conceito de Inovação Pedagógica, na observância e descrição dessas práticas pedagógicas e também descrevendo a história cultural da Capoeira. Será observada como acontece a construção da aprendizagem dos alunos num estudo aprofundado no locus da pesquisa, onde a ação pedagógica acontece. A Capoeira proporciona ao aluno novas possibilidades de aprender diante da criação de novos conceitos de aprendizagem com as práticas pedagógicas que se preocupam com quem aprende considerando a Capoeira num cenário inovador, sem descaracterizar toda a sua história cultural da época da escravização dos negros africanos e a forte presença da Capoeira em todo o nosso estado baiano. Para alcançar os objetivos propostos realizou-se uma pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica registrando os dados através do diário de campo e realizando as análises de conteúdo. Optou-se pela observação participante e pela entrevista etnográfica, levando em conta os sujeitos atores: mestre da Capoeira, alunos, professores e pais de alunos sendo estes de relevante significado para a pesquisa. Portanto, almejou-se com esta pesquisa, compreender se a Capoeira na escola favorece a materialização de prática pedagógica inovadora, permitindo a participação de todos e considerando os referenciais utilizados como contribuição pertinente para a interpretação do fenômeno e apoio às possibilidades de inovação pedagógica na escola.This study aims to understand the pedagogical practice of Capoeira at Helena Araújo Pinheiro School, in the city of Juazeiro Bahia, Brazil, analyzing it as a strategy of innovative pedagogical intervention in the development of students' practices and thoughts in a body dance activity that can be found, in many Brazilian institutions. Thus, this research investigates the pedagogical innovation in Capoeira of the mentioned school, discussing the concept of Pedagogical Innovation, in the observance and description of these pedagogical practices and also describing the cultural history of Capoeira. It will be observed how the construction of student learning takes place in an in-depth study at the locus of research, where the pedagogical action takes place. Capoeira provides the student with new possibilities to learn from the creation of new learning concepts with pedagogical practices that care about those who learn by considering Capoeira in an innovative scenario, without discharacterizing all of its cultural history from the time of enslavement of African blacks and strong presence of Capoeira throughout our state of Bahia. In order to reach the proposed objectives, a qualitative research of ethnographic approach was carried out, recording the data through the field diary and conducting the content analysis. Participant observation and the ethnographic interview were chosen, taking into account the acting subjects: Capoeira master, students, teachers and parents of students, which are of relevant significance for the research. Therefore, it was sought with this research, to understand if the Capoeira in the school favors the materialization of innovative pedagogical practice, allowing the participation of all and considering the references used as relevant contribution for the interpretation of the phenomenon and support to the possibilities of pedagogical innovation at the school .Sousa, Jesus Maria Angélica FernandesMartins, Josemar da SilvaDigitUMaPereira, Patrícia Carla Rocha Duarte2020-01-23T11:12:27Z2019-06-18T00:00:00Z2019-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2691202370992porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:31Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2691Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:28.530862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A capoeira na Escola Helena Araújo
title A capoeira na Escola Helena Araújo
spellingShingle A capoeira na Escola Helena Araújo
Pereira, Patrícia Carla Rocha Duarte
Escola
Capoeira
Inovação pedagógica
Práticas pedagógicas
Escola Helena Araújo
School
Pedagogical innovation
Pedagogical practices
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A capoeira na Escola Helena Araújo
title_full A capoeira na Escola Helena Araújo
title_fullStr A capoeira na Escola Helena Araújo
title_full_unstemmed A capoeira na Escola Helena Araújo
title_sort A capoeira na Escola Helena Araújo
author Pereira, Patrícia Carla Rocha Duarte
author_facet Pereira, Patrícia Carla Rocha Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes
Martins, Josemar da Silva
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Patrícia Carla Rocha Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Capoeira
Inovação pedagógica
Práticas pedagógicas
Escola Helena Araújo
School
Pedagogical innovation
Pedagogical practices
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Escola
Capoeira
Inovação pedagógica
Práticas pedagógicas
Escola Helena Araújo
School
Pedagogical innovation
Pedagogical practices
Ciências da Educação - Inovação Pedagógica
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este estudo visa compreender a prática pedagógica da Capoeira na Escola Helena Araújo Pinheiro, na cidade de Juazeiro Bahia, Brasil, analisando-a como estratégia de intervenção pedagógica inovadora, no desenvolvimento das práticas e pensamentos dos alunos, numa atividade de dança corporal, hoje encontrada em muitas instituições brasileiras. Assim, esta pesquisa investiga a inovação pedagógica na Capoeira da referida escola, discutindo o conceito de Inovação Pedagógica, na observância e descrição dessas práticas pedagógicas e também descrevendo a história cultural da Capoeira. Será observada como acontece a construção da aprendizagem dos alunos num estudo aprofundado no locus da pesquisa, onde a ação pedagógica acontece. A Capoeira proporciona ao aluno novas possibilidades de aprender diante da criação de novos conceitos de aprendizagem com as práticas pedagógicas que se preocupam com quem aprende considerando a Capoeira num cenário inovador, sem descaracterizar toda a sua história cultural da época da escravização dos negros africanos e a forte presença da Capoeira em todo o nosso estado baiano. Para alcançar os objetivos propostos realizou-se uma pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica registrando os dados através do diário de campo e realizando as análises de conteúdo. Optou-se pela observação participante e pela entrevista etnográfica, levando em conta os sujeitos atores: mestre da Capoeira, alunos, professores e pais de alunos sendo estes de relevante significado para a pesquisa. Portanto, almejou-se com esta pesquisa, compreender se a Capoeira na escola favorece a materialização de prática pedagógica inovadora, permitindo a participação de todos e considerando os referenciais utilizados como contribuição pertinente para a interpretação do fenômeno e apoio às possibilidades de inovação pedagógica na escola.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-18T00:00:00Z
2019-06-18T00:00:00Z
2020-01-23T11:12:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2691
202370992
url http://hdl.handle.net/10400.13/2691
identifier_str_mv 202370992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129926329171968