Potencialidades das TIC no ensino das ciências naturais : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Tânia Sofia Guímaro Romão Mateus
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1359
Resumo: Uma sociedade em constante mudança coloca um permanente desafio ao Sistema Educativo. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são um dos factores mais salientes dessa mudança. Assim, para além da alfabetização científica dos indivíduos também a tecnológica se revela fundamental, desde os anos iniciais de escolaridade, para o exercício de uma cidadania activa, consciente e responsável. Torna-se portanto necessário conceber estudos no terreno onde se introduzam as TIC nas abordagens didácticas, avaliando os resultados que delas decorrem. Nesta dissertação é analisado um estudo de caso, desenvolvido entre os meses de Janeiro e Fevereiro do ano lectivo 2007/08, onde se procurou determinar as potencialidades das TIC no Ensino das Ciências, nomeadamente no que se refere: (i) à motivação para a disciplina, (ii) ao desenvolvimento de competências gerais e específicas, (iii) à melhoria da aprendizagem e (iv) à melhoria da qualidade do ensino. Os alunos envolvidos faziam parte de uma turma do 7ºano de escolaridade do Ensino Básico, onde a professora de Ciências Naturais assumiu o papel de investigadora. As actividades apoiadas na utilização das TIC foram: (i) projecção de vídeos educativos; (ii) projecção de imagens em PowerPoint; (iii) elaboração de trabalhos em PowerPoint; (iv) resolução de fichas formativas digitais; (v) pesquisa na Internet; (vi) entrega do trabalho de casa utilizando o email; (vii) realização de um documentário; (viii) criação e dinamização do blogue da disciplina, onde foram disponibilizados os melhores trabalhos no blogue da disciplina. Os dados foram recolhidos através de diversas técnicas, tais como: (i) inquéritos por questionário; (ii) observação mediada pelas TIC, através de registos no blogue da disciplina, emails trocados, produções dos alunos (trabalhos de grupo, trabalhos de casa, ficha de avaliação) e (iii) observação directa - registo de incidentes críticos. Para proceder ao seu tratamento fez-se uma análise estatística dos dados quantificáveis e uma análise interna dos dados qualitativos. Com o desenvolvimento deste estudo de caso pôde verificar-se que as TIC proporcionaram a criação de um ambiente de trabalho mais motivador, em que os alunos foram muito atentos, participativos, empenhados e rigorosos no desenvolvimento das suas tarefas. Conseguiram-se, assim, resultados bastante positivos em termos de avaliação e desenvolvimento de competências gerais, específicas, havendo evidências de melhoria da qualidade do ensino, em particular no Ensino das Ciências Naturais. ABSTRACT: A society, which is constantly changing, gives a permanent challenge to the Educative System. The Information and Communication Technologies (ICT) are one of the biggest factors of that fast change. In this way, rather then scientific alphabetizing of the individuals, technologic alphabetizing is fundamental too, since the early years of school, for the exercise of an active, conscious and responsible citizenship. Therefore, it is important to make studies where the ITC are used in the didactic approach in order to evaluate its results. In this dissertation it is analyzed a case study developed between January and February 2007/08. The aims of the study are at demonstrate the potentialities of ICT, concerning the Natural Sciences Teaching, namely in what concerns: (i) the motivation for the discipline, (ii) the development of general and specific competences, (iii) the learning improvement and (iv) the improvement of the teaching quality.The enrolled students were a group of the 7th grade of Basic Education, where the teacher of Natural Sciences assumed also the paper of researcher. The activities, supported by ICT, were: (i) projection of educative videos, (ii) projection of PowerPoint pictures, (iii) elaboration of works using PowerPoint, (iv) resolution of digital formative tests, (v) Internet search, (vi) delivering works using the email, (vii) creating a documentary, (viii) creating and dynamizing a blog, where the best works were available. The results were assembled by diverse techniques, such as: (i) inquiries by questionnaire, (ii) observation using ICT, through the posts at the blog, the messages posted by email, the student s productions (group works, homeworks, evaluation test), and (iii) direct observation - critical events. For the data treatment a statistical analysis of the quantitative results and an internal analysis of the qualitative results were made. With the development of this case study we could noticed that ICT promoted the creation of a motivating atmosphere, in which students focalized more their attention, became more indebted and rigorous in the development of their tasks. Therefore, positive results were obtained, concerning the evaluation and development of general and specific competences, and it was evident the improvement of teaching quality, particularly in Natural Sciences Teaching.
id RCAP_ce077113f25b3a1594b49ae90f1bd054
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1359
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Potencialidades das TIC no ensino das ciências naturais : um estudo de casoEnsino das ciênciasTecnologias da informação e comunicaçãoUma sociedade em constante mudança coloca um permanente desafio ao Sistema Educativo. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são um dos factores mais salientes dessa mudança. Assim, para além da alfabetização científica dos indivíduos também a tecnológica se revela fundamental, desde os anos iniciais de escolaridade, para o exercício de uma cidadania activa, consciente e responsável. Torna-se portanto necessário conceber estudos no terreno onde se introduzam as TIC nas abordagens didácticas, avaliando os resultados que delas decorrem. Nesta dissertação é analisado um estudo de caso, desenvolvido entre os meses de Janeiro e Fevereiro do ano lectivo 2007/08, onde se procurou determinar as potencialidades das TIC no Ensino das Ciências, nomeadamente no que se refere: (i) à motivação para a disciplina, (ii) ao desenvolvimento de competências gerais e específicas, (iii) à melhoria da aprendizagem e (iv) à melhoria da qualidade do ensino. Os alunos envolvidos faziam parte de uma turma do 7ºano de escolaridade do Ensino Básico, onde a professora de Ciências Naturais assumiu o papel de investigadora. As actividades apoiadas na utilização das TIC foram: (i) projecção de vídeos educativos; (ii) projecção de imagens em PowerPoint; (iii) elaboração de trabalhos em PowerPoint; (iv) resolução de fichas formativas digitais; (v) pesquisa na Internet; (vi) entrega do trabalho de casa utilizando o email; (vii) realização de um documentário; (viii) criação e dinamização do blogue da disciplina, onde foram disponibilizados os melhores trabalhos no blogue da disciplina. Os dados foram recolhidos através de diversas técnicas, tais como: (i) inquéritos por questionário; (ii) observação mediada pelas TIC, através de registos no blogue da disciplina, emails trocados, produções dos alunos (trabalhos de grupo, trabalhos de casa, ficha de avaliação) e (iii) observação directa - registo de incidentes críticos. Para proceder ao seu tratamento fez-se uma análise estatística dos dados quantificáveis e uma análise interna dos dados qualitativos. Com o desenvolvimento deste estudo de caso pôde verificar-se que as TIC proporcionaram a criação de um ambiente de trabalho mais motivador, em que os alunos foram muito atentos, participativos, empenhados e rigorosos no desenvolvimento das suas tarefas. Conseguiram-se, assim, resultados bastante positivos em termos de avaliação e desenvolvimento de competências gerais, específicas, havendo evidências de melhoria da qualidade do ensino, em particular no Ensino das Ciências Naturais. ABSTRACT: A society, which is constantly changing, gives a permanent challenge to the Educative System. The Information and Communication Technologies (ICT) are one of the biggest factors of that fast change. In this way, rather then scientific alphabetizing of the individuals, technologic alphabetizing is fundamental too, since the early years of school, for the exercise of an active, conscious and responsible citizenship. Therefore, it is important to make studies where the ITC are used in the didactic approach in order to evaluate its results. In this dissertation it is analyzed a case study developed between January and February 2007/08. The aims of the study are at demonstrate the potentialities of ICT, concerning the Natural Sciences Teaching, namely in what concerns: (i) the motivation for the discipline, (ii) the development of general and specific competences, (iii) the learning improvement and (iv) the improvement of the teaching quality.The enrolled students were a group of the 7th grade of Basic Education, where the teacher of Natural Sciences assumed also the paper of researcher. The activities, supported by ICT, were: (i) projection of educative videos, (ii) projection of PowerPoint pictures, (iii) elaboration of works using PowerPoint, (iv) resolution of digital formative tests, (v) Internet search, (vi) delivering works using the email, (vii) creating a documentary, (viii) creating and dynamizing a blog, where the best works were available. The results were assembled by diverse techniques, such as: (i) inquiries by questionnaire, (ii) observation using ICT, through the posts at the blog, the messages posted by email, the student s productions (group works, homeworks, evaluation test), and (iii) direct observation - critical events. For the data treatment a statistical analysis of the quantitative results and an internal analysis of the qualitative results were made. With the development of this case study we could noticed that ICT promoted the creation of a motivating atmosphere, in which students focalized more their attention, became more indebted and rigorous in the development of their tasks. Therefore, positive results were obtained, concerning the evaluation and development of general and specific competences, and it was evident the improvement of teaching quality, particularly in Natural Sciences Teaching.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:39:03Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1359porMartinho, Tânia Sofia Guímaro Romão Mateusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:08Zoai:ria.ua.pt:10773/1359Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:03.215746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades das TIC no ensino das ciências naturais : um estudo de caso
title Potencialidades das TIC no ensino das ciências naturais : um estudo de caso
spellingShingle Potencialidades das TIC no ensino das ciências naturais : um estudo de caso
Martinho, Tânia Sofia Guímaro Romão Mateus
Ensino das ciências
Tecnologias da informação e comunicação
title_short Potencialidades das TIC no ensino das ciências naturais : um estudo de caso
title_full Potencialidades das TIC no ensino das ciências naturais : um estudo de caso
title_fullStr Potencialidades das TIC no ensino das ciências naturais : um estudo de caso
title_full_unstemmed Potencialidades das TIC no ensino das ciências naturais : um estudo de caso
title_sort Potencialidades das TIC no ensino das ciências naturais : um estudo de caso
author Martinho, Tânia Sofia Guímaro Romão Mateus
author_facet Martinho, Tânia Sofia Guímaro Romão Mateus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinho, Tânia Sofia Guímaro Romão Mateus
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências
Tecnologias da informação e comunicação
topic Ensino das ciências
Tecnologias da informação e comunicação
description Uma sociedade em constante mudança coloca um permanente desafio ao Sistema Educativo. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são um dos factores mais salientes dessa mudança. Assim, para além da alfabetização científica dos indivíduos também a tecnológica se revela fundamental, desde os anos iniciais de escolaridade, para o exercício de uma cidadania activa, consciente e responsável. Torna-se portanto necessário conceber estudos no terreno onde se introduzam as TIC nas abordagens didácticas, avaliando os resultados que delas decorrem. Nesta dissertação é analisado um estudo de caso, desenvolvido entre os meses de Janeiro e Fevereiro do ano lectivo 2007/08, onde se procurou determinar as potencialidades das TIC no Ensino das Ciências, nomeadamente no que se refere: (i) à motivação para a disciplina, (ii) ao desenvolvimento de competências gerais e específicas, (iii) à melhoria da aprendizagem e (iv) à melhoria da qualidade do ensino. Os alunos envolvidos faziam parte de uma turma do 7ºano de escolaridade do Ensino Básico, onde a professora de Ciências Naturais assumiu o papel de investigadora. As actividades apoiadas na utilização das TIC foram: (i) projecção de vídeos educativos; (ii) projecção de imagens em PowerPoint; (iii) elaboração de trabalhos em PowerPoint; (iv) resolução de fichas formativas digitais; (v) pesquisa na Internet; (vi) entrega do trabalho de casa utilizando o email; (vii) realização de um documentário; (viii) criação e dinamização do blogue da disciplina, onde foram disponibilizados os melhores trabalhos no blogue da disciplina. Os dados foram recolhidos através de diversas técnicas, tais como: (i) inquéritos por questionário; (ii) observação mediada pelas TIC, através de registos no blogue da disciplina, emails trocados, produções dos alunos (trabalhos de grupo, trabalhos de casa, ficha de avaliação) e (iii) observação directa - registo de incidentes críticos. Para proceder ao seu tratamento fez-se uma análise estatística dos dados quantificáveis e uma análise interna dos dados qualitativos. Com o desenvolvimento deste estudo de caso pôde verificar-se que as TIC proporcionaram a criação de um ambiente de trabalho mais motivador, em que os alunos foram muito atentos, participativos, empenhados e rigorosos no desenvolvimento das suas tarefas. Conseguiram-se, assim, resultados bastante positivos em termos de avaliação e desenvolvimento de competências gerais, específicas, havendo evidências de melhoria da qualidade do ensino, em particular no Ensino das Ciências Naturais. ABSTRACT: A society, which is constantly changing, gives a permanent challenge to the Educative System. The Information and Communication Technologies (ICT) are one of the biggest factors of that fast change. In this way, rather then scientific alphabetizing of the individuals, technologic alphabetizing is fundamental too, since the early years of school, for the exercise of an active, conscious and responsible citizenship. Therefore, it is important to make studies where the ITC are used in the didactic approach in order to evaluate its results. In this dissertation it is analyzed a case study developed between January and February 2007/08. The aims of the study are at demonstrate the potentialities of ICT, concerning the Natural Sciences Teaching, namely in what concerns: (i) the motivation for the discipline, (ii) the development of general and specific competences, (iii) the learning improvement and (iv) the improvement of the teaching quality.The enrolled students were a group of the 7th grade of Basic Education, where the teacher of Natural Sciences assumed also the paper of researcher. The activities, supported by ICT, were: (i) projection of educative videos, (ii) projection of PowerPoint pictures, (iii) elaboration of works using PowerPoint, (iv) resolution of digital formative tests, (v) Internet search, (vi) delivering works using the email, (vii) creating a documentary, (viii) creating and dynamizing a blog, where the best works were available. The results were assembled by diverse techniques, such as: (i) inquiries by questionnaire, (ii) observation using ICT, through the posts at the blog, the messages posted by email, the student s productions (group works, homeworks, evaluation test), and (iii) direct observation - critical events. For the data treatment a statistical analysis of the quantitative results and an internal analysis of the qualitative results were made. With the development of this case study we could noticed that ICT promoted the creation of a motivating atmosphere, in which students focalized more their attention, became more indebted and rigorous in the development of their tasks. Therefore, positive results were obtained, concerning the evaluation and development of general and specific competences, and it was evident the improvement of teaching quality, particularly in Natural Sciences Teaching.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T13:39:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1359
url http://hdl.handle.net/10773/1359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137450064347136