Teorias educaionais relacionadas às tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de ciências e biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin, Julia Carla
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS)
Texto Completo: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/401
Resumo: O presente trabalho visa a compreensão do uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de Ciências e Biologia. Essa pesquisa teve como objetivo analisar o estado da arte acerca da temática “Teorias Educacionais relacionadas às TIC no ensino de Ciências e Biologia”, nos últimos dezoito anos, entre os anos de 1998 a 2016, através da revisão bibliográfica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). A pesquisa foi qualitativa do tipo documental, em que utilizou-se a análise teórico de conteúdos de acordo com três etapas: a) pré-análise; b) exploração do material; c) tratamento dos resultados e interpretação compondo nosso corpus de análise 27 trabalhos. As questões da investigação resultam de leituras sobre o papel das TIC no Ensino de Ciências e Biologia que provocou certa inquietação referente às teorias educacionais que se relacionam a ela. Por meio da pesquisa, foi evidenciado o uso de teorias educacionais que embasam as TIC no ensino de Ciências e Biologia. Os resultados apontaram para a necessidade de estudos que aprofundam as teorias educacionais que norteiam a prática pedagógica fundamentada em atividades baseadas no uso das ferramentas tecnológicas disponíveis. A partir da análise encontramos as teorias que mais se destacaram na pesquisa, sendo elas a Teoria da Aprendizagem Significativa, a Teoria da Atividade, a Teoria Construcionista e a Teoria Taxonomia de Bloom de Domínio Cognitivo. Entretanto, outros referenciais teóricos robustos e reconhecidos na área não possuem um número de pesquisa articulada às TIC no ensino de Ciências e Biologia, como por exemplo, podemos citar a Teoria da Atividade de Leontiev, Teoria da Interação Social de Vigotsky e o modelo TPACK. A discussão referente ao uso de tecnologias no ensino é recente, merecendo estudos e pesquisas para investigar as possibilidades no ensino de Ciências e Biologia.
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As questões da investigação resultam de leituras sobre o papel das TIC no Ensino de Ciências e Biologia que provocou certa inquietação referente às teorias educacionais que se relacionam a ela. Por meio da pesquisa, foi evidenciado o uso de teorias educacionais que embasam as TIC no ensino de Ciências e Biologia. Os resultados apontaram para a necessidade de estudos que aprofundam as teorias educacionais que norteiam a prática pedagógica fundamentada em atividades baseadas no uso das ferramentas tecnológicas disponíveis. A partir da análise encontramos as teorias que mais se destacaram na pesquisa, sendo elas a Teoria da Aprendizagem Significativa, a Teoria da Atividade, a Teoria Construcionista e a Teoria Taxonomia de Bloom de Domínio Cognitivo. Entretanto, outros referenciais teóricos robustos e reconhecidos na área não possuem um número de pesquisa articulada às TIC no ensino de Ciências e Biologia, como por exemplo, podemos citar a Teoria da Atividade de Leontiev, Teoria da Interação Social de Vigotsky e o modelo TPACK. A discussão referente ao uso de tecnologias no ensino é recente, merecendo estudos e pesquisas para investigar as possibilidades no ensino de Ciências e Biologia.The present work aims at understanding the use of information and communication technologies (ICT) in the teaching of Science and Biology. This research had the objective of analyzing the state of the art on the theme "Educational Theories related to ICT in teaching Science and Biology", in the last eighteen years, between the years of 1998 and 2016, through the bibliographic review in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The research was qualitative of the document type, in which the theoretical content analysis was used according to three stages: a) pre-analysis; B) exploitation of the material; C) treatment of results and interpretation composing our corpus of analysis 27 papers. The research questions stem from readings about the role of ICTs in Science and Biology Teaching which has caused some concern about the educational theories that relate to it. Through the research, it was evidenced the use of educational theories that base the ICT in the teaching of Sciences and Biology. The results pointed to the need of studies that deepen the educational theories that guide pedagogical practice based on activities based on the use of available technological tools. From the analysis we find the theories that have stood out the most in the research, being they Theory of Significant Learning, Theory of Activity, Theory of Construction, and Bloom Taxonomy of Cognitive Domain. However, other robust and recognized theoretical references in the area do not have a number of ICT-related research in Science and Biology teaching, for example, we can mention Leontiev's Theory of Activity, Vigotsky's Theory of Social Interaction and the TPACK model. The discussion about the use of technology in teaching is recent, deserving studies and research to investigate the possibilities in the teaching of Science and Biology.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-06-14T18:38:32Z No. of bitstreams: 1 MARIN.pdf: 748567 bytes, checksum: 5194de3a493a63a3b887df2445653747 (MD5)Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-19T14:10:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARIN.pdf: 748567 bytes, checksum: 5194de3a493a63a3b887df2445653747 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-19T14:10:06Z (GMT). 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