Trabalhar com os números na educação pré - escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2259 |
Resumo: | O presente relatório final de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrado no Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico 1º CEB, do Instituto Politécnico da Guarda- Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, apresenta o trabalho desenvolvido ao longo da PES. A PES foi um processo que proporcionou-me enquanto professora estagiária, um desenvolvimento humano e profissional, tendo como objetivo principal a aquisição de práticas de ensino, e resolução de problemas que possam surgir no futuro enquanto docente. Este relatório, em conformidade com o regulamento interno da PES, divide-se em três capítulos distintos mas complementares. O primeiro capítulo refere-se ao Enquadramento Institucional Organização e Administração Escolar e à caraterização Socio económica e psicopedagógica das turmas onde foi realizada a PES. Sendo, referida a PESI, realizada na sala dos 4/5 anos do jardim-de-infância do Centro Escolar de Seia e a PESII, realizada numa sala do 1º ano de Centro Escolar de Seia, pertencendo ao Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho. No segundo capítulo são descritos os processos das PES, no que respeita à Educação Pré -Escolar e aos 1º CEB, abordando as diferentes áreas e situações de ensino aprendizagem planificadas durante o seu desenrolar. O terceiro capítulo terá como título “Trabalhar com os números na Educação Pré-Escolar”. Será explorada a área da matemática tendo especial atenção aos números e operações, visto colmatar algumas lacunas ao nível do raciocínio lógico que foram detetadas na PESI, para isso serão realizadas algumas atividades pedagógicas para a superação das mesmas. |
id |
RCAP_ce31a733d8ee8d97243fc8fdf8a14f9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/2259 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Trabalhar com os números na educação pré - escolarPrática de Ensino SupervisionadaEducação Pré-EscolarMatemáticaO presente relatório final de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrado no Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico 1º CEB, do Instituto Politécnico da Guarda- Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, apresenta o trabalho desenvolvido ao longo da PES. A PES foi um processo que proporcionou-me enquanto professora estagiária, um desenvolvimento humano e profissional, tendo como objetivo principal a aquisição de práticas de ensino, e resolução de problemas que possam surgir no futuro enquanto docente. Este relatório, em conformidade com o regulamento interno da PES, divide-se em três capítulos distintos mas complementares. O primeiro capítulo refere-se ao Enquadramento Institucional Organização e Administração Escolar e à caraterização Socio económica e psicopedagógica das turmas onde foi realizada a PES. Sendo, referida a PESI, realizada na sala dos 4/5 anos do jardim-de-infância do Centro Escolar de Seia e a PESII, realizada numa sala do 1º ano de Centro Escolar de Seia, pertencendo ao Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho. No segundo capítulo são descritos os processos das PES, no que respeita à Educação Pré -Escolar e aos 1º CEB, abordando as diferentes áreas e situações de ensino aprendizagem planificadas durante o seu desenrolar. O terceiro capítulo terá como título “Trabalhar com os números na Educação Pré-Escolar”. Será explorada a área da matemática tendo especial atenção aos números e operações, visto colmatar algumas lacunas ao nível do raciocínio lógico que foram detetadas na PESI, para isso serão realizadas algumas atividades pedagógicas para a superação das mesmas.Instituto Politécnico da Guarda2016-04-18T18:59:10Z2016-04-182014-04-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/2259http://hdl.handle.net/10314/2259TID:201123061porVale, Paula A Sinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:55:04Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:56.480278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalhar com os números na educação pré - escolar |
title |
Trabalhar com os números na educação pré - escolar |
spellingShingle |
Trabalhar com os números na educação pré - escolar Vale, Paula A S Prática de Ensino Supervisionada Educação Pré-Escolar Matemática |
title_short |
Trabalhar com os números na educação pré - escolar |
title_full |
Trabalhar com os números na educação pré - escolar |
title_fullStr |
Trabalhar com os números na educação pré - escolar |
title_full_unstemmed |
Trabalhar com os números na educação pré - escolar |
title_sort |
Trabalhar com os números na educação pré - escolar |
author |
Vale, Paula A S |
author_facet |
Vale, Paula A S |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale, Paula A S |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada Educação Pré-Escolar Matemática |
topic |
Prática de Ensino Supervisionada Educação Pré-Escolar Matemática |
description |
O presente relatório final de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrado no Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico 1º CEB, do Instituto Politécnico da Guarda- Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, apresenta o trabalho desenvolvido ao longo da PES. A PES foi um processo que proporcionou-me enquanto professora estagiária, um desenvolvimento humano e profissional, tendo como objetivo principal a aquisição de práticas de ensino, e resolução de problemas que possam surgir no futuro enquanto docente. Este relatório, em conformidade com o regulamento interno da PES, divide-se em três capítulos distintos mas complementares. O primeiro capítulo refere-se ao Enquadramento Institucional Organização e Administração Escolar e à caraterização Socio económica e psicopedagógica das turmas onde foi realizada a PES. Sendo, referida a PESI, realizada na sala dos 4/5 anos do jardim-de-infância do Centro Escolar de Seia e a PESII, realizada numa sala do 1º ano de Centro Escolar de Seia, pertencendo ao Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho. No segundo capítulo são descritos os processos das PES, no que respeita à Educação Pré -Escolar e aos 1º CEB, abordando as diferentes áreas e situações de ensino aprendizagem planificadas durante o seu desenrolar. O terceiro capítulo terá como título “Trabalhar com os números na Educação Pré-Escolar”. Será explorada a área da matemática tendo especial atenção aos números e operações, visto colmatar algumas lacunas ao nível do raciocínio lógico que foram detetadas na PESI, para isso serão realizadas algumas atividades pedagógicas para a superação das mesmas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-13T00:00:00Z 2016-04-18T18:59:10Z 2016-04-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/2259 http://hdl.handle.net/10314/2259 TID:201123061 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/2259 |
identifier_str_mv |
TID:201123061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136910347599872 |