Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Cristina Azevedo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5082
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como finalidade a obtenção do grau de mestre. Neste documento são apresentadas descrições detalhadas e reflexões acerca das três Práticas Pedagógicas (PP) vivenciadas, nomeadamente a PP I, que se desenvolveu na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada, com o grupo da Sala do Arco Íris e as PP II e III, que se desenvolveram na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, com as turmas 4.º A e 4.º B. Saliento ainda que, a prática com a turma 4.º A se desenvolveu em ensino a distância e que, por sua vez, a prática com a turma 4.º B se desenrolou em ensino presencial. No que diz respeito à estrutura, numa primeira etapa são evidenciadas quais as bases teóricas e metodológicas que fundamentaram as práticas, sendo que numa segunda etapa são apresentados diversos momentos de aprendizagem desenvolvidos com as crianças, bem como algumas reflexões. Com o objetivo de colmatar as problemáticas identificadas nos diferentes grupos, foram desenvolvidos projetos de Investigação-Ação, que tiveram como ponto de partida as seguintes questões: “Como podem as crianças da Sala do Arco-Íris desenvolver noções matemáticas?” (PP I); “Como podem os alunos do 4.º B desenvolver atitudes de saber estar em sala de aula?” (PP III). É importante salientar ainda que, para dar respostas às questões apresentadas foi necessário efetuar uma pesquisa aprofundada sobre a metodologia de Investigação-Ação. Em suma, este relatório é uma compilação de tudo o que foi aprendido e vivenciado ao longo do meu percurso académico, mais em específico durante os dois anos de mestrado.
id RCAP_ce63a7762d094e559830363a75fd22c4
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5082
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-Escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoPráticas pedagógicasMomentos de aprendizagemInvestigação-açãoCriançasPreschool Education1st Cycle of Basic EducationPedagogical practicesLearning momentsResearch-actionChildrenEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como finalidade a obtenção do grau de mestre. Neste documento são apresentadas descrições detalhadas e reflexões acerca das três Práticas Pedagógicas (PP) vivenciadas, nomeadamente a PP I, que se desenvolveu na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada, com o grupo da Sala do Arco Íris e as PP II e III, que se desenvolveram na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, com as turmas 4.º A e 4.º B. Saliento ainda que, a prática com a turma 4.º A se desenvolveu em ensino a distância e que, por sua vez, a prática com a turma 4.º B se desenrolou em ensino presencial. No que diz respeito à estrutura, numa primeira etapa são evidenciadas quais as bases teóricas e metodológicas que fundamentaram as práticas, sendo que numa segunda etapa são apresentados diversos momentos de aprendizagem desenvolvidos com as crianças, bem como algumas reflexões. Com o objetivo de colmatar as problemáticas identificadas nos diferentes grupos, foram desenvolvidos projetos de Investigação-Ação, que tiveram como ponto de partida as seguintes questões: “Como podem as crianças da Sala do Arco-Íris desenvolver noções matemáticas?” (PP I); “Como podem os alunos do 4.º B desenvolver atitudes de saber estar em sala de aula?” (PP III). É importante salientar ainda que, para dar respostas às questões apresentadas foi necessário efetuar uma pesquisa aprofundada sobre a metodologia de Investigação-Ação. Em suma, este relatório é uma compilação de tudo o que foi aprendido e vivenciado ao longo do meu percurso académico, mais em específico durante os dois anos de mestrado.This internship report arises within the scope of the Master in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education with the purpose of obtaining a master’s degree. This document presents detailed descriptions and reflections about the three Pedagogical Practices (PP) experienced, namely PP I, which was developed at Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada, with the group from Sala do Arco Íris, and PP II and III, which were developed at Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré Escolar da Ladeira, with the classes 4th A and 4th B. I also emphasize that the practice with the class 4th A was developed in the distance learning format and that, in turn, the practice with the class 4th B took place with face-to-face teaching. In regard to the structure, in the first stage, the theoretical and methodological bases that supported the practices are highlighted, and in the second stage, several moments of learning developed with the children are presented, as well as some reflections. In order to solve the problems identified in the different groups, Research Action projects were developed, which had as a starting point the following questions: “How can the children of the Sala do Arco-Íris develop mathematical notions?” (PP I); “How can the students from the class 4th B develop attitudes of knowing how to be in the classroom?” (PP III). It is also important to point out that, in order to answer the questions presented, it was necessary to carry out an in-depth research on the Research-Action methodology. In short, this report is a compilation of everything that has been learned and experienced throughout my academic career, more specifically during the two years of my master's degree.Correia, Fernando Luís de SousaDigitUMaGomes, Ana Cristina Azevedo2023-03-03T14:29:53Z2022-11-022022-11-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5082TID:203238885porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-05T05:23:51Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5082Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:48:15.565841Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Gomes, Ana Cristina Azevedo
Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Práticas pedagógicas
Momentos de aprendizagem
Investigação-ação
Crianças
Preschool Education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practices
Learning moments
Research-action
Children
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Gomes, Ana Cristina Azevedo
author_facet Gomes, Ana Cristina Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Fernando Luís de Sousa
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Cristina Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Práticas pedagógicas
Momentos de aprendizagem
Investigação-ação
Crianças
Preschool Education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practices
Learning moments
Research-action
Children
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Práticas pedagógicas
Momentos de aprendizagem
Investigação-ação
Crianças
Preschool Education
1st Cycle of Basic Education
Pedagogical practices
Learning moments
Research-action
Children
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como finalidade a obtenção do grau de mestre. Neste documento são apresentadas descrições detalhadas e reflexões acerca das três Práticas Pedagógicas (PP) vivenciadas, nomeadamente a PP I, que se desenvolveu na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada, com o grupo da Sala do Arco Íris e as PP II e III, que se desenvolveram na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ladeira, com as turmas 4.º A e 4.º B. Saliento ainda que, a prática com a turma 4.º A se desenvolveu em ensino a distância e que, por sua vez, a prática com a turma 4.º B se desenrolou em ensino presencial. No que diz respeito à estrutura, numa primeira etapa são evidenciadas quais as bases teóricas e metodológicas que fundamentaram as práticas, sendo que numa segunda etapa são apresentados diversos momentos de aprendizagem desenvolvidos com as crianças, bem como algumas reflexões. Com o objetivo de colmatar as problemáticas identificadas nos diferentes grupos, foram desenvolvidos projetos de Investigação-Ação, que tiveram como ponto de partida as seguintes questões: “Como podem as crianças da Sala do Arco-Íris desenvolver noções matemáticas?” (PP I); “Como podem os alunos do 4.º B desenvolver atitudes de saber estar em sala de aula?” (PP III). É importante salientar ainda que, para dar respostas às questões apresentadas foi necessário efetuar uma pesquisa aprofundada sobre a metodologia de Investigação-Ação. Em suma, este relatório é uma compilação de tudo o que foi aprendido e vivenciado ao longo do meu percurso académico, mais em específico durante os dois anos de mestrado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-02
2022-11-02T00:00:00Z
2023-03-03T14:29:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5082
TID:203238885
url http://hdl.handle.net/10400.13/5082
identifier_str_mv TID:203238885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130954055286784