A ação do professor generalista no incentivo à leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2189 |
Resumo: | O presente relatório explicita o processo de formação profissionalizante realizado ao longo do período de estágio, em contexto de 1.º e 2.º CEB, sendo a prática pedagógica um núcleo essencial para a profissão de um docente. Procurou-se que a fundamentação teórica que sustentou a nossa prática, ficasse plasmada neste relatório que agora se apresenta. Optou-se por uma influência construtivista, procurando que o aluno fosse o primeiro ator da sua própria educação, com vista ao futuro. Privilegiou-se a temática da leitura e o seu incentivo, uma vez que consideramos que esta é uma atividade fundamental e transversal a todos os ciclos de estudo. Explorámos assim os mecanismos e processos de iniciação á leitura bem como as estratégias que podem tornar estimulante o gosto de ler e de perceber que há livros pelos quais deslizamos ao de leve, esquecendo-nos das páginas e há outros que lemos com reverência. |
id |
RCAP_ce78d329b52d7d347093dac73170bc85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2189 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A ação do professor generalista no incentivo à leituraEnsino Básico1º-2º CicloConstrutivismoInteresse pela leituraDocente generalistaO presente relatório explicita o processo de formação profissionalizante realizado ao longo do período de estágio, em contexto de 1.º e 2.º CEB, sendo a prática pedagógica um núcleo essencial para a profissão de um docente. Procurou-se que a fundamentação teórica que sustentou a nossa prática, ficasse plasmada neste relatório que agora se apresenta. Optou-se por uma influência construtivista, procurando que o aluno fosse o primeiro ator da sua própria educação, com vista ao futuro. Privilegiou-se a temática da leitura e o seu incentivo, uma vez que consideramos que esta é uma atividade fundamental e transversal a todos os ciclos de estudo. Explorámos assim os mecanismos e processos de iniciação á leitura bem como as estratégias que podem tornar estimulante o gosto de ler e de perceber que há livros pelos quais deslizamos ao de leve, esquecendo-nos das páginas e há outros que lemos com reverência.This report was conducted to explain the vocational training process carried out throughout the internship, in the context of the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, since the pedagogical practice is na essential core to the profession of a teacher. In order to support the empirical background, a theoretical foundation was conducted, as we as we present here. Bearing in mind the importance of students being the first participants of their own education, as well as in the future, the information was obtained throught a constructivist influence. Due to fundamentality and the crosscutting nature of Reading practice and its impact on students, this investigation focuses on eeading theme.Therefore, the mechanisms and processes of reading’s initiation were explored, as well as strategies that can stimulate the pleasure of Reading. Furthermore, is extremely important to realize that there are some books in which the reader slips lightly, forgetting the pages for a second, but, on the other hand, there are those that we read with reverence.2015-07-08T14:10:46Z2015-07-07T00:00:00Z2015-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2189TID:201465183porSoares, Ana Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:55Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:03.080656Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ação do professor generalista no incentivo à leitura |
title |
A ação do professor generalista no incentivo à leitura |
spellingShingle |
A ação do professor generalista no incentivo à leitura Soares, Ana Rita Ensino Básico 1º-2º Ciclo Construtivismo Interesse pela leitura Docente generalista |
title_short |
A ação do professor generalista no incentivo à leitura |
title_full |
A ação do professor generalista no incentivo à leitura |
title_fullStr |
A ação do professor generalista no incentivo à leitura |
title_full_unstemmed |
A ação do professor generalista no incentivo à leitura |
title_sort |
A ação do professor generalista no incentivo à leitura |
author |
Soares, Ana Rita |
author_facet |
Soares, Ana Rita |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Ana Rita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico 1º-2º Ciclo Construtivismo Interesse pela leitura Docente generalista |
topic |
Ensino Básico 1º-2º Ciclo Construtivismo Interesse pela leitura Docente generalista |
description |
O presente relatório explicita o processo de formação profissionalizante realizado ao longo do período de estágio, em contexto de 1.º e 2.º CEB, sendo a prática pedagógica um núcleo essencial para a profissão de um docente. Procurou-se que a fundamentação teórica que sustentou a nossa prática, ficasse plasmada neste relatório que agora se apresenta. Optou-se por uma influência construtivista, procurando que o aluno fosse o primeiro ator da sua própria educação, com vista ao futuro. Privilegiou-se a temática da leitura e o seu incentivo, uma vez que consideramos que esta é uma atividade fundamental e transversal a todos os ciclos de estudo. Explorámos assim os mecanismos e processos de iniciação á leitura bem como as estratégias que podem tornar estimulante o gosto de ler e de perceber que há livros pelos quais deslizamos ao de leve, esquecendo-nos das páginas e há outros que lemos com reverência. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-08T14:10:46Z 2015-07-07T00:00:00Z 2015-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2189 TID:201465183 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2189 |
identifier_str_mv |
TID:201465183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131624200208384 |