A ação do professor generalista no incentivo à leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Rita
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2189
Resumo: O presente relatório explicita o processo de formação profissionalizante realizado ao longo do período de estágio, em contexto de 1.º e 2.º CEB, sendo a prática pedagógica um núcleo essencial para a profissão de um docente. Procurou-se que a fundamentação teórica que sustentou a nossa prática, ficasse plasmada neste relatório que agora se apresenta. Optou-se por uma influência construtivista, procurando que o aluno fosse o primeiro ator da sua própria educação, com vista ao futuro. Privilegiou-se a temática da leitura e o seu incentivo, uma vez que consideramos que esta é uma atividade fundamental e transversal a todos os ciclos de estudo. Explorámos assim os mecanismos e processos de iniciação á leitura bem como as estratégias que podem tornar estimulante o gosto de ler e de perceber que há livros pelos quais deslizamos ao de leve, esquecendo-nos das páginas e há outros que lemos com reverência.
id RCAP_ce78d329b52d7d347093dac73170bc85
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2189
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A ação do professor generalista no incentivo à leituraEnsino Básico1º-2º CicloConstrutivismoInteresse pela leituraDocente generalistaO presente relatório explicita o processo de formação profissionalizante realizado ao longo do período de estágio, em contexto de 1.º e 2.º CEB, sendo a prática pedagógica um núcleo essencial para a profissão de um docente. Procurou-se que a fundamentação teórica que sustentou a nossa prática, ficasse plasmada neste relatório que agora se apresenta. Optou-se por uma influência construtivista, procurando que o aluno fosse o primeiro ator da sua própria educação, com vista ao futuro. Privilegiou-se a temática da leitura e o seu incentivo, uma vez que consideramos que esta é uma atividade fundamental e transversal a todos os ciclos de estudo. Explorámos assim os mecanismos e processos de iniciação á leitura bem como as estratégias que podem tornar estimulante o gosto de ler e de perceber que há livros pelos quais deslizamos ao de leve, esquecendo-nos das páginas e há outros que lemos com reverência.This report was conducted to explain the vocational training process carried out throughout the internship, in the context of the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, since the pedagogical practice is na essential core to the profession of a teacher. In order to support the empirical background, a theoretical foundation was conducted, as we as we present here. Bearing in mind the importance of students being the first participants of their own education, as well as in the future, the information was obtained throught a constructivist influence. Due to fundamentality and the crosscutting nature of Reading practice and its impact on students, this investigation focuses on eeading theme.Therefore, the mechanisms and processes of reading’s initiation were explored, as well as strategies that can stimulate the pleasure of Reading. Furthermore, is extremely important to realize that there are some books in which the reader slips lightly, forgetting the pages for a second, but, on the other hand, there are those that we read with reverence.2015-07-08T14:10:46Z2015-07-07T00:00:00Z2015-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2189TID:201465183porSoares, Ana Ritainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:55Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:03.080656Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ação do professor generalista no incentivo à leitura
title A ação do professor generalista no incentivo à leitura
spellingShingle A ação do professor generalista no incentivo à leitura
Soares, Ana Rita
Ensino Básico
1º-2º Ciclo
Construtivismo
Interesse pela leitura
Docente generalista
title_short A ação do professor generalista no incentivo à leitura
title_full A ação do professor generalista no incentivo à leitura
title_fullStr A ação do professor generalista no incentivo à leitura
title_full_unstemmed A ação do professor generalista no incentivo à leitura
title_sort A ação do professor generalista no incentivo à leitura
author Soares, Ana Rita
author_facet Soares, Ana Rita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ana Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
1º-2º Ciclo
Construtivismo
Interesse pela leitura
Docente generalista
topic Ensino Básico
1º-2º Ciclo
Construtivismo
Interesse pela leitura
Docente generalista
description O presente relatório explicita o processo de formação profissionalizante realizado ao longo do período de estágio, em contexto de 1.º e 2.º CEB, sendo a prática pedagógica um núcleo essencial para a profissão de um docente. Procurou-se que a fundamentação teórica que sustentou a nossa prática, ficasse plasmada neste relatório que agora se apresenta. Optou-se por uma influência construtivista, procurando que o aluno fosse o primeiro ator da sua própria educação, com vista ao futuro. Privilegiou-se a temática da leitura e o seu incentivo, uma vez que consideramos que esta é uma atividade fundamental e transversal a todos os ciclos de estudo. Explorámos assim os mecanismos e processos de iniciação á leitura bem como as estratégias que podem tornar estimulante o gosto de ler e de perceber que há livros pelos quais deslizamos ao de leve, esquecendo-nos das páginas e há outros que lemos com reverência.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-08T14:10:46Z
2015-07-07T00:00:00Z
2015-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2189
TID:201465183
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2189
identifier_str_mv TID:201465183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624200208384