"Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento emocional com um grupo de crianças do pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15704 |
Resumo: | Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_cf06f4270e466541d84f5df2b368b735 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15704 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento emocional com um grupo de crianças do pré-escolarPré-EscolarDesenvolvimento emocionalEmoções básicasRegulação emocional das criançasPrática profissionalCriançasPreschoolEmotional developmentBasic emotionsChildren's emotional regulationProfessional practiceChildrenRelatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), que decorreu numa organização socioeducativa designada Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de cariz religioso, em Lisboa. Esta ação decorreu durante cinco meses e realizou-se numa sala de jardim-de-infância com um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos. Este documento apresenta todo o percurso realizado ao longo da intervenção pedagógica e investigativa, enquanto educadora estagiária. Posto isto, será apresentada a caracterização do contexto da PPSII e as intencionalidades que surgiram da mesma, e do mesmo modo apresentarei a avaliação de toda a minha intervenção. De seguida, será apresentada a investigação realizada através da observação deste percurso o que proporcionou uma reflexão aprofundada sobre como as crianças expressam as suas emoções no contexto da educação Pré-Escolar. Este tema surgiu devido às minhas inquietações sobre como um/a educador/a de infância deve proceder perante as emoções das crianças em contexto da educação de infância e quais as melhores estratégias a utilizar perante as diversas emoções que se eclodem neste contexto. Os resultados obtidos corroboram com a literatura apresentada, o que de acordo com Denham, et al. (2021) o contexto da educação Pré-Escolar é um contexto rico para desenvolver a competência socioemocional, ou seja, expressar e regular emoções de forma adequada no sentido de facilitar a aprendizagem futura. Neste sentido o papel do/a educador/a de infância como socializador de emoções é de extrema importância para conduzir as crianças ao desenvolvimento socioemocional. Visto o papel do adulto ser de suma importância no desenvolvimento das competências emocionais das crianças, recorri à realização de entrevistas às crianças mais velhas do grupo, como também a uma entrevista semiestruturada à educadora cooperante, com o objetivo de saber como é que esta desenvolve a temática das emoções na sua prática profissional. Com isto foi possível perceber que a Educadora Cooperante valoriza o diálogo e utiliza diversas ferramentas da Educação Artística como forma de desenvolver as emoções com o grupo de crianças.ABSTRACT This report was prepared within the scope of the Curricular Unit (UC) Supervised Professional Practice II (PPSII), which took place in a socio-educational organization called Private Institution of Solidarity (IPSS) of a religious nature, in Lisbon. This action took place for five months and took place in a kindergarten room with a group of 25 children aged between 3 and 5 years. This document presents the entire path taken during the pedagogical and investigative intervention, as a trainee educator. That said, the characterization of the context of the PPSII and the intentions that emerged from it will be presented, and in the same way I will present the evaluation of my entire intervention. Next, the research carried out through the observation of this path will be presented, which provided an in-depth reflection on how children express their emotions in the context of Pre-School education. This theme arose due to my concerns about how a kindergarten teacher should deal with children's emotions in the context of kindergarten and what are the best strategies to use in the face of the various emotions that arise in this context. The results obtained corroborate the presented literature, which according to Denham, et al. (2021) the context of preschool education is a rich context for developing socio-emotional competence, that is, expressing and regulating emotions in an adequate way in order to facilitate future learning. In this sense, the role of the kindergarten teacher as a socializer of emotions is extremely important to lead children to socio-emotional development. Since the adult's role is of paramount importance in the development of children's emotional competences, interviews with the older children of the group were used, as well as a semi-structured interview with the cooperating educator, in order to find out how this develops the theme of emotions in her professional practice. With this, it was possible to perceive that the Cooperating Educator values dialogue and uses various tools of Art Education as a way to develop emotions with the group of children.Lino, DalilaRCIPLSantos, Andreia Ramalho dos2023-02-24T10:17:03Z2022-09-052022-09-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15704TID:203195264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:19.917176Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento emocional com um grupo de crianças do pré-escolar |
title |
"Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento emocional com um grupo de crianças do pré-escolar |
spellingShingle |
"Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento emocional com um grupo de crianças do pré-escolar Santos, Andreia Ramalho dos Pré-Escolar Desenvolvimento emocional Emoções básicas Regulação emocional das crianças Prática profissional Crianças Preschool Emotional development Basic emotions Children's emotional regulation Professional practice Children |
title_short |
"Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento emocional com um grupo de crianças do pré-escolar |
title_full |
"Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento emocional com um grupo de crianças do pré-escolar |
title_fullStr |
"Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento emocional com um grupo de crianças do pré-escolar |
title_full_unstemmed |
"Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento emocional com um grupo de crianças do pré-escolar |
title_sort |
"Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento emocional com um grupo de crianças do pré-escolar |
author |
Santos, Andreia Ramalho dos |
author_facet |
Santos, Andreia Ramalho dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lino, Dalila RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Andreia Ramalho dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pré-Escolar Desenvolvimento emocional Emoções básicas Regulação emocional das crianças Prática profissional Crianças Preschool Emotional development Basic emotions Children's emotional regulation Professional practice Children |
topic |
Pré-Escolar Desenvolvimento emocional Emoções básicas Regulação emocional das crianças Prática profissional Crianças Preschool Emotional development Basic emotions Children's emotional regulation Professional practice Children |
description |
Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-05 2022-09-05T00:00:00Z 2023-02-24T10:17:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15704 TID:203195264 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15704 |
identifier_str_mv |
TID:203195264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133506023981056 |