"Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento emocional com um grupo de crianças do pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Andreia Ramalho dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15704
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_cf06f4270e466541d84f5df2b368b735
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15704
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento emocional com um grupo de crianças do pré-escolarPré-EscolarDesenvolvimento emocionalEmoções básicasRegulação emocional das criançasPrática profissionalCriançasPreschoolEmotional developmentBasic emotionsChildren's emotional regulationProfessional practiceChildrenRelatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), que decorreu numa organização socioeducativa designada Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de cariz religioso, em Lisboa. Esta ação decorreu durante cinco meses e realizou-se numa sala de jardim-de-infância com um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os 3 e 6 anos. Este documento apresenta todo o percurso realizado ao longo da intervenção pedagógica e investigativa, enquanto educadora estagiária. Posto isto, será apresentada a caracterização do contexto da PPSII e as intencionalidades que surgiram da mesma, e do mesmo modo apresentarei a avaliação de toda a minha intervenção. De seguida, será apresentada a investigação realizada através da observação deste percurso o que proporcionou uma reflexão aprofundada sobre como as crianças expressam as suas emoções no contexto da educação Pré-Escolar. Este tema surgiu devido às minhas inquietações sobre como um/a educador/a de infância deve proceder perante as emoções das crianças em contexto da educação de infância e quais as melhores estratégias a utilizar perante as diversas emoções que se eclodem neste contexto. Os resultados obtidos corroboram com a literatura apresentada, o que de acordo com Denham, et al. (2021) o contexto da educação Pré-Escolar é um contexto rico para desenvolver a competência socioemocional, ou seja, expressar e regular emoções de forma adequada no sentido de facilitar a aprendizagem futura. Neste sentido o papel do/a educador/a de infância como socializador de emoções é de extrema importância para conduzir as crianças ao desenvolvimento socioemocional. Visto o papel do adulto ser de suma importância no desenvolvimento das competências emocionais das crianças, recorri à realização de entrevistas às crianças mais velhas do grupo, como também a uma entrevista semiestruturada à educadora cooperante, com o objetivo de saber como é que esta desenvolve a temática das emoções na sua prática profissional. Com isto foi possível perceber que a Educadora Cooperante valoriza o diálogo e utiliza diversas ferramentas da Educação Artística como forma de desenvolver as emoções com o grupo de crianças.ABSTRACT This report was prepared within the scope of the Curricular Unit (UC) Supervised Professional Practice II (PPSII), which took place in a socio-educational organization called Private Institution of Solidarity (IPSS) of a religious nature, in Lisbon. This action took place for five months and took place in a kindergarten room with a group of 25 children aged between 3 and 5 years. This document presents the entire path taken during the pedagogical and investigative intervention, as a trainee educator. That said, the characterization of the context of the PPSII and the intentions that emerged from it will be presented, and in the same way I will present the evaluation of my entire intervention. Next, the research carried out through the observation of this path will be presented, which provided an in-depth reflection on how children express their emotions in the context of Pre-School education. This theme arose due to my concerns about how a kindergarten teacher should deal with children's emotions in the context of kindergarten and what are the best strategies to use in the face of the various emotions that arise in this context. The results obtained corroborate the presented literature, which according to Denham, et al. (2021) the context of preschool education is a rich context for developing socio-emotional competence, that is, expressing and regulating emotions in an adequate way in order to facilitate future learning. In this sense, the role of the kindergarten teacher as a socializer of emotions is extremely important to lead children to socio-emotional development. Since the adult's role is of paramount importance in the development of children's emotional competences, interviews with the older children of the group were used, as well as a semi-structured interview with the cooperating educator, in order to find out how this develops the theme of emotions in her professional practice. With this, it was possible to perceive that the Cooperating Educator values dialogue and uses various tools of Art Education as a way to develop emotions with the group of children.Lino, DalilaRCIPLSantos, Andreia Ramalho dos2023-02-24T10:17:03Z2022-09-052022-09-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15704TID:203195264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:19.917176Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento emocional com um grupo de crianças do pré-escolar
title "Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento emocional com um grupo de crianças do pré-escolar
spellingShingle "Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento emocional com um grupo de crianças do pré-escolar
Santos, Andreia Ramalho dos
Pré-Escolar
Desenvolvimento emocional
Emoções básicas
Regulação emocional das crianças
Prática profissional
Crianças
Preschool
Emotional development
Basic emotions
Children's emotional regulation
Professional practice
Children
title_short "Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento emocional com um grupo de crianças do pré-escolar
title_full "Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento emocional com um grupo de crianças do pré-escolar
title_fullStr "Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento emocional com um grupo de crianças do pré-escolar
title_full_unstemmed "Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento emocional com um grupo de crianças do pré-escolar
title_sort "Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento emocional com um grupo de crianças do pré-escolar
author Santos, Andreia Ramalho dos
author_facet Santos, Andreia Ramalho dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Andreia Ramalho dos
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-Escolar
Desenvolvimento emocional
Emoções básicas
Regulação emocional das crianças
Prática profissional
Crianças
Preschool
Emotional development
Basic emotions
Children's emotional regulation
Professional practice
Children
topic Pré-Escolar
Desenvolvimento emocional
Emoções básicas
Regulação emocional das crianças
Prática profissional
Crianças
Preschool
Emotional development
Basic emotions
Children's emotional regulation
Professional practice
Children
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-05
2022-09-05T00:00:00Z
2023-02-24T10:17:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15704
TID:203195264
url http://hdl.handle.net/10400.21/15704
identifier_str_mv TID:203195264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506023981056