A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200011 |
Resumo: | Neste estudo, objetivamos analisar como se caracteriza a produção científica acerca da constituição dos saberes escolares relacionados à saúde, tomando por campo investigativo, estudos vinculados ao contexto da prática pedagógica, em periódicos brasileiros da Educação Física. Metodologicamente este estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática de abordagem qualitativa. No processo de análise dos dados, recorremos à Análise de Conteúdo categorial por temáticas, elegendo as categorias seleção, organização e sistematização como referenciais, tanto para os dados analíticos quanto para os da revisão. A análise dos estudos evidenciou na seleção, aproximações a abordagens da saúde centradas em abordagens preventivas, assim como à uma dimensão ampliada de saúde, referenciada na saúde coletiva, apresentando grande destaque para a os saberes da atividade física. Na organização, pôde-se perceber a apresentação da saúde enquanto objeto principal, tema transversal e conteúdo subjacente, em quadros ora de predominância, ora de alternância entre uma ou outra interpretação acerca da tipologia do saber a ser tratado em cada segmento de ensino. Na sistematização, ficaram evidentes diferentes formas de procedimentos metodológicos. No entanto, apenas entre os estudos que evidenciaram explicitamente como se deu o processo de sistematização, ficou clara a aproximação a referenciais teóricos para a linha de ação desenvolvida. |
id |
RCAP_cf54312617ae1e1bbd12d4e6c3aaa948 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1646-107X2017000200011 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolarEducação FísicaSaúdeEscolaNeste estudo, objetivamos analisar como se caracteriza a produção científica acerca da constituição dos saberes escolares relacionados à saúde, tomando por campo investigativo, estudos vinculados ao contexto da prática pedagógica, em periódicos brasileiros da Educação Física. Metodologicamente este estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática de abordagem qualitativa. No processo de análise dos dados, recorremos à Análise de Conteúdo categorial por temáticas, elegendo as categorias seleção, organização e sistematização como referenciais, tanto para os dados analíticos quanto para os da revisão. A análise dos estudos evidenciou na seleção, aproximações a abordagens da saúde centradas em abordagens preventivas, assim como à uma dimensão ampliada de saúde, referenciada na saúde coletiva, apresentando grande destaque para a os saberes da atividade física. Na organização, pôde-se perceber a apresentação da saúde enquanto objeto principal, tema transversal e conteúdo subjacente, em quadros ora de predominância, ora de alternância entre uma ou outra interpretação acerca da tipologia do saber a ser tratado em cada segmento de ensino. Na sistematização, ficaram evidentes diferentes formas de procedimentos metodológicos. No entanto, apenas entre os estudos que evidenciaram explicitamente como se deu o processo de sistematização, ficou clara a aproximação a referenciais teóricos para a linha de ação desenvolvida.Edições Desafio Singular2017-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200011Motricidade v.13 n.spe 2017reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200011Oliveira,João PauloTenório,Kadja Michele RamosPaiva,Andréa Carla deRodrigues,Sérgio Luiz CahuOliveira,Rodrigo Falcão Cabral deJúnior,Marcilio Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:20:09Zoai:scielo:S1646-107X2017000200011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:27:38.956753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar |
title |
A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar |
spellingShingle |
A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar Oliveira,João Paulo Educação Física Saúde Escola |
title_short |
A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar |
title_full |
A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar |
title_fullStr |
A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar |
title_full_unstemmed |
A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar |
title_sort |
A constituição dos saberes escolares da saúde no contexto da prática pedagógica em Educação Física escolar |
author |
Oliveira,João Paulo |
author_facet |
Oliveira,João Paulo Tenório,Kadja Michele Ramos Paiva,Andréa Carla de Rodrigues,Sérgio Luiz Cahu Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de Júnior,Marcilio Souza |
author_role |
author |
author2 |
Tenório,Kadja Michele Ramos Paiva,Andréa Carla de Rodrigues,Sérgio Luiz Cahu Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de Júnior,Marcilio Souza |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,João Paulo Tenório,Kadja Michele Ramos Paiva,Andréa Carla de Rodrigues,Sérgio Luiz Cahu Oliveira,Rodrigo Falcão Cabral de Júnior,Marcilio Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Saúde Escola |
topic |
Educação Física Saúde Escola |
description |
Neste estudo, objetivamos analisar como se caracteriza a produção científica acerca da constituição dos saberes escolares relacionados à saúde, tomando por campo investigativo, estudos vinculados ao contexto da prática pedagógica, em periódicos brasileiros da Educação Física. Metodologicamente este estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática de abordagem qualitativa. No processo de análise dos dados, recorremos à Análise de Conteúdo categorial por temáticas, elegendo as categorias seleção, organização e sistematização como referenciais, tanto para os dados analíticos quanto para os da revisão. A análise dos estudos evidenciou na seleção, aproximações a abordagens da saúde centradas em abordagens preventivas, assim como à uma dimensão ampliada de saúde, referenciada na saúde coletiva, apresentando grande destaque para a os saberes da atividade física. Na organização, pôde-se perceber a apresentação da saúde enquanto objeto principal, tema transversal e conteúdo subjacente, em quadros ora de predominância, ora de alternância entre uma ou outra interpretação acerca da tipologia do saber a ser tratado em cada segmento de ensino. Na sistematização, ficaram evidentes diferentes formas de procedimentos metodológicos. No entanto, apenas entre os estudos que evidenciaram explicitamente como se deu o processo de sistematização, ficou clara a aproximação a referenciais teóricos para a linha de ação desenvolvida. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200011 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-107X2017000200011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Desafio Singular |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Desafio Singular |
dc.source.none.fl_str_mv |
Motricidade v.13 n.spe 2017 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137348410146816 |