Por uma educação inclusiva : estudo de caso da Unidade Integrada Padre Delfino em Timon/Maranhão/Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4812 |
Resumo: | Partindo dos princípios da Educação Inclusiva propostos na Declaração de Salamanca de 1994 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB nº. 9.394/96), analisamos a Educação Inclusiva como caminho para a Unidade Integrada Padre Delfino, no Município de Timon/Maranhão, desenvolver a inclusão de Jovens e Adultos em situação de deficiência e/ou Necessidades Educativas Especiais. Conceituamos inclusão e exclusão historicamente presentes na escola em uma abordagem que nos permitiu uma reflexão sobre o cotidiano escolar. Utilizamos os documentos do Ministério da Educação e Cultura referentes à Educação Especial e, principalmente, fundamentamo-nos a partir das concepções de autores como Stainback; Stainback, Mantoan, Aranha, Plestch, Glat, Prieto, Sawaia, Santos, a fim de subsidiar nossas reflexões. A metodologia adotada foi o estudo de caso de caráter qualitativo para compreender a situação vivenciada. Aplicamos questionários para cotejar, na fala dos professores, dos alunos e dos gestores, informações a respeito da Educação Inclusiva na escola. Realizamos observações sobre o cotidiano escolar e análise do Projeto Político- Pedagógico, cruzando-o com a Base Legal juntamente com os teóricos da Educação Inclusiva. Concluímos que a escola inclusiva representa a possibilidade de um trabalho de desconstrução da cultura escolar excludente para em seu lugar promover um ambiente em que a diversidade seja o tônus de toda a educação escolar. |
id |
RCAP_cff6b7b588d959498288d08f8f807a23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4812 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Por uma educação inclusiva : estudo de caso da Unidade Integrada Padre Delfino em Timon/Maranhão/BrasilEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO INCLUSIVANECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISESCOLASESTUDOS DE CASOBRASILMARANHÃOUNIDADE INTEGRADA PADRE DELFINOMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSSCHOOLSCASE STUDIESBRAZILPartindo dos princípios da Educação Inclusiva propostos na Declaração de Salamanca de 1994 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB nº. 9.394/96), analisamos a Educação Inclusiva como caminho para a Unidade Integrada Padre Delfino, no Município de Timon/Maranhão, desenvolver a inclusão de Jovens e Adultos em situação de deficiência e/ou Necessidades Educativas Especiais. Conceituamos inclusão e exclusão historicamente presentes na escola em uma abordagem que nos permitiu uma reflexão sobre o cotidiano escolar. Utilizamos os documentos do Ministério da Educação e Cultura referentes à Educação Especial e, principalmente, fundamentamo-nos a partir das concepções de autores como Stainback; Stainback, Mantoan, Aranha, Plestch, Glat, Prieto, Sawaia, Santos, a fim de subsidiar nossas reflexões. A metodologia adotada foi o estudo de caso de caráter qualitativo para compreender a situação vivenciada. Aplicamos questionários para cotejar, na fala dos professores, dos alunos e dos gestores, informações a respeito da Educação Inclusiva na escola. Realizamos observações sobre o cotidiano escolar e análise do Projeto Político- Pedagógico, cruzando-o com a Base Legal juntamente com os teóricos da Educação Inclusiva. Concluímos que a escola inclusiva representa a possibilidade de um trabalho de desconstrução da cultura escolar excludente para em seu lugar promover um ambiente em que a diversidade seja o tônus de toda a educação escolar.Based on the principles of inclusive education proposed in the Salamanca Statement of 1994 and the Law of Guidelines and Bases of Brazilian Education (LDB nº. 9.394/96) analyzed the Inclusive Education, as the way to Padre Delfino Integrated Unit in the Municipality of Timon / Maranhão develop inclusion of youth and adults in situations of disability and / or NEE. Conceptualize inclusion and exclusion historically present in the school on an approach that allowed reflection on the school routine. We used the documents relating to MEC, and especially authors like Stainback, Stainback, Mantoan, Spider, Plesch, Glat, Prieto, Sawaia and Santos, to subsidize our reflections. The methodology adopted was case study qualitative, to understand the situation experienced, we applied questionnaires to collate the speech of teachers, students and administrators information about inclusive education in school. Observations were made of everyday school life, analysis of Pedagogical Project crossed with the legal and theorists of inclusive education. We conclude that the inclusive school is the possibility of a work of deconstruction school culture for exclusionary in its place, fostering an environment in which diversity is the tone of the entire school education.2014-05-26T14:15:41Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4812porCruz, Angela Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:54Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:33.294026Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma educação inclusiva : estudo de caso da Unidade Integrada Padre Delfino em Timon/Maranhão/Brasil |
title |
Por uma educação inclusiva : estudo de caso da Unidade Integrada Padre Delfino em Timon/Maranhão/Brasil |
spellingShingle |
Por uma educação inclusiva : estudo de caso da Unidade Integrada Padre Delfino em Timon/Maranhão/Brasil Cruz, Angela Costa EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ESCOLAS ESTUDOS DE CASO BRASIL MARANHÃO UNIDADE INTEGRADA PADRE DELFINO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS SCHOOLS CASE STUDIES BRAZIL |
title_short |
Por uma educação inclusiva : estudo de caso da Unidade Integrada Padre Delfino em Timon/Maranhão/Brasil |
title_full |
Por uma educação inclusiva : estudo de caso da Unidade Integrada Padre Delfino em Timon/Maranhão/Brasil |
title_fullStr |
Por uma educação inclusiva : estudo de caso da Unidade Integrada Padre Delfino em Timon/Maranhão/Brasil |
title_full_unstemmed |
Por uma educação inclusiva : estudo de caso da Unidade Integrada Padre Delfino em Timon/Maranhão/Brasil |
title_sort |
Por uma educação inclusiva : estudo de caso da Unidade Integrada Padre Delfino em Timon/Maranhão/Brasil |
author |
Cruz, Angela Costa |
author_facet |
Cruz, Angela Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Angela Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ESCOLAS ESTUDOS DE CASO BRASIL MARANHÃO UNIDADE INTEGRADA PADRE DELFINO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS SCHOOLS CASE STUDIES BRAZIL |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ESCOLAS ESTUDOS DE CASO BRASIL MARANHÃO UNIDADE INTEGRADA PADRE DELFINO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION INCLUSIVE EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS SCHOOLS CASE STUDIES BRAZIL |
description |
Partindo dos princípios da Educação Inclusiva propostos na Declaração de Salamanca de 1994 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB nº. 9.394/96), analisamos a Educação Inclusiva como caminho para a Unidade Integrada Padre Delfino, no Município de Timon/Maranhão, desenvolver a inclusão de Jovens e Adultos em situação de deficiência e/ou Necessidades Educativas Especiais. Conceituamos inclusão e exclusão historicamente presentes na escola em uma abordagem que nos permitiu uma reflexão sobre o cotidiano escolar. Utilizamos os documentos do Ministério da Educação e Cultura referentes à Educação Especial e, principalmente, fundamentamo-nos a partir das concepções de autores como Stainback; Stainback, Mantoan, Aranha, Plestch, Glat, Prieto, Sawaia, Santos, a fim de subsidiar nossas reflexões. A metodologia adotada foi o estudo de caso de caráter qualitativo para compreender a situação vivenciada. Aplicamos questionários para cotejar, na fala dos professores, dos alunos e dos gestores, informações a respeito da Educação Inclusiva na escola. Realizamos observações sobre o cotidiano escolar e análise do Projeto Político- Pedagógico, cruzando-o com a Base Legal juntamente com os teóricos da Educação Inclusiva. Concluímos que a escola inclusiva representa a possibilidade de um trabalho de desconstrução da cultura escolar excludente para em seu lugar promover um ambiente em que a diversidade seja o tônus de toda a educação escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-05-26T14:15:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/4812 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/4812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131273001697280 |