O conto de histórias e a metodologia de trabalho de projeto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12971 |
Resumo: | Relatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_d07fdac6a697434ab5cace02ee8b7009 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12971 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O conto de histórias e a metodologia de trabalho de projetoConto de históriasMetodologia de trabalho de projetoCriançasPré-escolarStorytellingProject work methodologyKindergartenChildrenRelatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório intitula-se “O Conto de Histórias e a Metodologia de Trabalho de Projeto” e surgiu no contexto da Prática Profissional Supervisionada (PPS II) na valência de Jardim de Infância, em que trabalhei com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 7 anos. O principal objetivo deste estudo foi perceber de que forma as histórias podem estar relacionadas com a Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP), sabendo que aquelas são ferramentas essenciais de aprendizagem sobre a vida, que ajudam as crianças a compreender o mundo em que vivem e a desenvolver habilidades de comunicação e compreensão oral. Esta investigação inspira-se nos pressupostos de uma metodologia de estudo de caso que, é definido por Yin (1994), como “um inquérito empírico que investiga um fenómeno contemporâneo dentro do seu conceito de vida real, especialmente quando as fronteiras entre o fenómeno e contextos não são claramente evidentes” (p.24). Como técnicas de recolha de dados, utilizei a observação direta e participante, a entrevista semiestruturada e a consulta documental. Foram contadas 30 histórias às crianças. Em conversas de grupo discutiu-se com as crianças que histórias poderiam dar origem a projetos. As crianças entenderam que 77% das histórias poderiam dar origem a numerosos projetos nas áreas do “conhecimento do mundo”, “formação pessoal e social” e “expressão e comunicação”. Concluiu-se que há um forte potencial do conto regular das histórias no desenvolvimento de projetos que podem ser trabalhados através da Metodologia de Trabalho de Projeto. Ao longo deste processo de investigação tive sempre presente as intenções para a ação que defini inicialmente no trabalho com as crianças, a equipa educativa e com as famílias. Em todos os momentos de intervenção procurei respeitar a ética profissional, assumindo um conjunto de princípios e compromissos nas relações que estabeleci com os atores educativos.ABSTRACT This report is entitled “Storytelling and Project Work Methodology” and emerged in the context of a curriculum unit named Supervised Professional Practice (PPS II), where I worked with a group of kindergarten, 3- to 7-year-old children. The main objective of this study was to understand how children’s storybook telling regular activities could be related to Project Work Methodology (MTP), knowing that those storybook telling practices provide children with essential tools for learning about life, making sense of the world they live in and developing communication and listening skills. A case study methodology was used, as defined by Yin (1994). It is “an empirical inquiry that investigates a contemporary phenomenon within its real life concept, especially when the boundaries between the phenomenon and contexts are not clear cut” (p.24). Direct and participant observations, semi-structured interviews and documentary analysis were used as data collection techniques. Children were told 30 stories and inquired which stories could give rise to projects. They proposed that 77% of the stories could originate numerous projects in different curriculum areas such as “knowledge of the world”, “personal and social development” and “arts and communication”. We concluded that there is a strong potential of regular storytelling for the development of projects that can be delivered through Project Work Methodology. Throughout this research process, those educational intentions initially defined as a background for working with children, the educational team and families were kept in mind. At all times, respect for a set of principles and commitments according to professional ethical behavior was assumed and cherished.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaRosa, JoãoRCIPLAdam, Mónica Alexandra Esteves Tavares2021-02-26T09:49:52Z2020-05-282020-05-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12971TID:202628604porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:00.102508Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conto de histórias e a metodologia de trabalho de projeto |
title |
O conto de histórias e a metodologia de trabalho de projeto |
spellingShingle |
O conto de histórias e a metodologia de trabalho de projeto Adam, Mónica Alexandra Esteves Tavares Conto de histórias Metodologia de trabalho de projeto Crianças Pré-escolar Storytelling Project work methodology Kindergarten Children |
title_short |
O conto de histórias e a metodologia de trabalho de projeto |
title_full |
O conto de histórias e a metodologia de trabalho de projeto |
title_fullStr |
O conto de histórias e a metodologia de trabalho de projeto |
title_full_unstemmed |
O conto de histórias e a metodologia de trabalho de projeto |
title_sort |
O conto de histórias e a metodologia de trabalho de projeto |
author |
Adam, Mónica Alexandra Esteves Tavares |
author_facet |
Adam, Mónica Alexandra Esteves Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa, João RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adam, Mónica Alexandra Esteves Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conto de histórias Metodologia de trabalho de projeto Crianças Pré-escolar Storytelling Project work methodology Kindergarten Children |
topic |
Conto de histórias Metodologia de trabalho de projeto Crianças Pré-escolar Storytelling Project work methodology Kindergarten Children |
description |
Relatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-28 2020-05-28T00:00:00Z 2021-02-26T09:49:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12971 TID:202628604 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12971 |
identifier_str_mv |
TID:202628604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133479794900992 |