Relatório de estágio de qualificação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madureira, Juliana Raquel Pinheiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8693
Resumo: Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Este relatório procura ilustrar a experiência vivida ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A prática pedagógica supervisionada decorreu no Jardim de Infância da Vilarinha e teve como finalidade a integração da estagiária na vida profissional de uma forma progressiva e orientada, através da experimentação das diferentes fases do processo educativo em contexto real. Esta oportunidade visa desenvolver todas as competências profissionais da estagiária enquanto educadora de infância, através do desenvolvimento do espírito crítico e reflexivo, tornando-a num indivíduo capaz de responder aos desafios e exigências da sua futura profissão. A estagiária iniciou a sua prática pedagógica baseando-se na técnica da observação, de forma, a recolher informações sobre o grupo de crianças, os recursos humanos e materiais que integram a sala de atividades; a organização do tempo, dos materiais e do espaço, como também, das interações entre todos os intervenientes do processo educativo. Para além, desta observação direta, a estagiária recolheu informações acerca do projeto educativo da escola e do projeto curricular de grupo, como também, dos projetos e atividades em curso. Esta técnica permitiu, posteriormente, à estagiária um suporte para a planificação, ação e a avaliação, que teve em consideração, a articulação das diferentes áreas de conteúdo. Neste processo de formação, a estagiária desenvolveu competências que no futuro a ajudarão a ser uma melhor profissional da educação, destacando-se, o desenvolvimento da estimulação, sensibilidade e autonomia, bem como, o desenvolvimento de uma melhor prática no exercício da observação e planificação. Contudo a estagiária tem consciência que necessita explorar e aperfeiçoar outras competências, tais como, a avaliação e a expressão por recurso à linguagem escrita.
id RCAP_d0816ba0521d8aff3c386e0ef6efb5ea
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8693
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de qualificação profissionalRelatório de estágioPrática pedagógica supervisionadaFormação pessoal e profissionalReflexãoSupervised teaching practicePersonal and professional trainingReflexionDesenvolvimento pessoal e profissionalInvestigação-açãoEducaçãoPersonal and professional developmentInvestigation-actionEducationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Este relatório procura ilustrar a experiência vivida ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A prática pedagógica supervisionada decorreu no Jardim de Infância da Vilarinha e teve como finalidade a integração da estagiária na vida profissional de uma forma progressiva e orientada, através da experimentação das diferentes fases do processo educativo em contexto real. Esta oportunidade visa desenvolver todas as competências profissionais da estagiária enquanto educadora de infância, através do desenvolvimento do espírito crítico e reflexivo, tornando-a num indivíduo capaz de responder aos desafios e exigências da sua futura profissão. A estagiária iniciou a sua prática pedagógica baseando-se na técnica da observação, de forma, a recolher informações sobre o grupo de crianças, os recursos humanos e materiais que integram a sala de atividades; a organização do tempo, dos materiais e do espaço, como também, das interações entre todos os intervenientes do processo educativo. Para além, desta observação direta, a estagiária recolheu informações acerca do projeto educativo da escola e do projeto curricular de grupo, como também, dos projetos e atividades em curso. Esta técnica permitiu, posteriormente, à estagiária um suporte para a planificação, ação e a avaliação, que teve em consideração, a articulação das diferentes áreas de conteúdo. Neste processo de formação, a estagiária desenvolveu competências que no futuro a ajudarão a ser uma melhor profissional da educação, destacando-se, o desenvolvimento da estimulação, sensibilidade e autonomia, bem como, o desenvolvimento de uma melhor prática no exercício da observação e planificação. Contudo a estagiária tem consciência que necessita explorar e aperfeiçoar outras competências, tais como, a avaliação e a expressão por recurso à linguagem escrita.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This report seeks to illustrate the experience along the Supervised Pedagogical Practice developed within the course of Supervised Pedagogical Practice integrated in the 2º Teaching Level – Master Degree on Preschool Education and Basic School First Level Teaching, the Higher Education School of the Oporto’s Polytechnic. The supervised teaching practice took place in the kindergarten of Vilarinha and aimed to the integration of the trainee in the professional life in a progressive and orientaded way, through the experimentation of the different phases of the educational process in the real context. This opportunity aims to develop all the professional skills of the trainee as a kindergarten teacher, through the development of critical and reflective spirit, turning her in an individual capable of meeting the challenges and demands of her future profession. The trainee began her teaching practice based on the observation technique, in order to; collect information about the group of children; human and material resources that integrate the activities room; organizing time, materials and space, as well as the interactions among all stakeholders in the educational process. In addition to this direct observation, the trainee has collected information about the educational project of the school and the curricular group project, as well as, the ongoing projects and activities. This technique allowed, posteriorly, to the trainee a support for planning, action and evaluation, which took into account the interaction between the different content areas. In this process of training, the trainee has developed future skills that will help her be a better professional educator, emphasizing the development of stimulation, sensibility and autonomy, as well as the development of a better practice in the exercise of observation and planning. However, the trainee is aware of the need to explore and refine other skills, such as evaluation and expression through the use of written language.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Os estágios desenvolvidos resultam de um processo contínuo e formativo da mestranda, no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrada no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Todo este processo englobou a Prática Pedagógica Supervisionada, em dois contextos distintos. Entre março e junho de 2013, a mestranda desenvolveu o seu estágio na Educação Pré-Escolar na Escola Básica e Jardim de Infância da Vilarinha e, relativamente à valência de 1º Ciclo do Ensino Básico, a mestranda desenvolveu o seu trabalho na Escola Básica da Torrinha, entre outubro de 2013 e janeiro de 2014. O relatório espelha todo o percurso da mestranda no seu desenvolvimento pessoal e profissional, no qual procurou desenvolver uma atitude profissional crítico-reflexiva, investigativa e potenciadora de uma conduta profissional autónoma e responsável. Ao longo dos estágios desenvolvidos, a mestranda utilizou a metodologia da investigação-ação, de forma a atuar para a melhoria da sua prática profissional, através de um conjunto de fases interrelacionadas – observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Neste processo de formação, a mestranda desenvolveu diversas competências que a ajudaram a compreender melhor a tarefa de ser Educador, e a complexidade deste trabalho.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This report is a result of the continuous and formative process of the student, integrating the Pedagogic Supervised Practise, integrating the Master Degree on Preschool Education and Basic School First Level Teaching, in Superior School Education of Porto. All of this process as joined the Pedagagical Supervised Practise, in two distinct contexts. Between march and june 2013, the student developed her work in the Escola Básica/jardim de Infância da Vilarinha in the kindergarten ages, and between October 2013 and January 2014, the student worked with children the primary school stage. This report focuses on both these experiences. The report shows all the aspects the student has worked on, regarding her personal and professional development, in which she intend to develop a professional, investigative and critical attitude, leading to a responsible and autonomous behaviour. All along the developed work, the student used the investigative-active methodology, as a way to improve her professional practise, throughout a group of inter-linked stages _ observation, planning, action, reflection and evaluation. In this formative process, the student as developed several competences that has helped her to better understand the task of being an educator, and the complexity of this profession.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoOliveira, Ana Isabel GameiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMadureira, Juliana Raquel Pinheiro2016-11-24T15:59:02Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8693TID:201350459porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:55Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:29.166713Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de qualificação profissional
Relatório de estágio
title Relatório de estágio de qualificação profissional
spellingShingle Relatório de estágio de qualificação profissional
Madureira, Juliana Raquel Pinheiro
Prática pedagógica supervisionada
Formação pessoal e profissional
Reflexão
Supervised teaching practice
Personal and professional training
Reflexion
Desenvolvimento pessoal e profissional
Investigação-ação
Educação
Personal and professional development
Investigation-action
Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de qualificação profissional
title_full Relatório de estágio de qualificação profissional
title_fullStr Relatório de estágio de qualificação profissional
title_full_unstemmed Relatório de estágio de qualificação profissional
title_sort Relatório de estágio de qualificação profissional
author Madureira, Juliana Raquel Pinheiro
author_facet Madureira, Juliana Raquel Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Oliveira, Ana Isabel Gameiro
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Madureira, Juliana Raquel Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica supervisionada
Formação pessoal e profissional
Reflexão
Supervised teaching practice
Personal and professional training
Reflexion
Desenvolvimento pessoal e profissional
Investigação-ação
Educação
Personal and professional development
Investigation-action
Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática pedagógica supervisionada
Formação pessoal e profissional
Reflexão
Supervised teaching practice
Personal and professional training
Reflexion
Desenvolvimento pessoal e profissional
Investigação-ação
Educação
Personal and professional development
Investigation-action
Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Este relatório procura ilustrar a experiência vivida ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A prática pedagógica supervisionada decorreu no Jardim de Infância da Vilarinha e teve como finalidade a integração da estagiária na vida profissional de uma forma progressiva e orientada, através da experimentação das diferentes fases do processo educativo em contexto real. Esta oportunidade visa desenvolver todas as competências profissionais da estagiária enquanto educadora de infância, através do desenvolvimento do espírito crítico e reflexivo, tornando-a num indivíduo capaz de responder aos desafios e exigências da sua futura profissão. A estagiária iniciou a sua prática pedagógica baseando-se na técnica da observação, de forma, a recolher informações sobre o grupo de crianças, os recursos humanos e materiais que integram a sala de atividades; a organização do tempo, dos materiais e do espaço, como também, das interações entre todos os intervenientes do processo educativo. Para além, desta observação direta, a estagiária recolheu informações acerca do projeto educativo da escola e do projeto curricular de grupo, como também, dos projetos e atividades em curso. Esta técnica permitiu, posteriormente, à estagiária um suporte para a planificação, ação e a avaliação, que teve em consideração, a articulação das diferentes áreas de conteúdo. Neste processo de formação, a estagiária desenvolveu competências que no futuro a ajudarão a ser uma melhor profissional da educação, destacando-se, o desenvolvimento da estimulação, sensibilidade e autonomia, bem como, o desenvolvimento de uma melhor prática no exercício da observação e planificação. Contudo a estagiária tem consciência que necessita explorar e aperfeiçoar outras competências, tais como, a avaliação e a expressão por recurso à linguagem escrita.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-11-24T15:59:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8693
TID:201350459
url http://hdl.handle.net/10400.22/8693
identifier_str_mv TID:201350459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131390870028288