Projeto comunidade de aprendizagem: desvelando uma prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Luiza Victor de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2338
Resumo: A presente pesquisa teve como principal escopo garimpar, descrever e interpretar as práticas pedagógicas vigentes na Comunidade de Aprendizagem. Para tanto, como metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa e de natureza etnográfica orientada pela utilização de variadas técnicas para a coleta de dados – observação participante, diário de campo, entrevista etnográfica, análise documental e fotografia. Pautou-se, como referencial teórico, nas reflexões interacionistas de Piaget (1973) e Vygotsky (1978, 1989), nos princípios de Inovação Pedagógica e Construcionismo de Fino (2004, 2005 e 2008) e Papert (2008), bem como na Aprendizagem Dialógica discutida por Freire (1997, 2003) e Aubert et al. (2008). A análise dos dados coletados no ambiente natural, à luz do método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2010), evidenciou que as práticas pedagógicas lá desenvolvidas são consideradas inovadoras e podem ser desveladas através das seguintes categorias: construção do conhecimento; protagonismo juvenil e participação escolar e comunitária e transformação social e educativa, o que confirma a hipótese emergida no campo de pesquisa, pois apresentam como elementos norteadores o protagonismo, a autonomia da construção do conhecimento e o prazer pela descoberta.
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