A importância da segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, para o desenvolvimento económico local: o caso da Covilhã
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38963 |
Resumo: | O objectivo deste estudo consiste na apresentação de um modelo de segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, e a aplicação desse modelo ao concelho da Covilhã. A concretização deste objectivo implicou a realização de uma reflexão teórica acerca do papel que o turismo pode desempenhar no desenvolvimento económico dos destinos, particularizando o papel das despesas dos visitantes nesse processo e a necessidade de segmentar o mercado de acordo com essas despesas. A aplicação do modelo de segmentação proposto foi concretizada recorrendo a um inquérito por questionário a 205 visitantes do concelho da Covilhã, no ano de 2008, e a uma análise de clusters hierárquica. Os resultados obtidos permitem identificar quatro segmentos de visitantes da Covilhã de acordo com as despesas que realizam no destino: “cluster com despesas baixas”, “cluster com despesas médias”, “cluster com despesas altas” e “cluster com despesas muito altas”. Estes segmentos apresentam diferenças estatisticamente significativas em termos de importância económica para o destino, perfil sócio-demográfico e comportamento de viagem. Os resultados obtidos neste estudo constituem informação relevante para a elaboração de estratégias que integrem uma visão de maximização dos benefícios do turismo para o desenvolvimento económico local. |
id |
RCAP_d1061ef09ade5b8c8299e8d946de67be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38963 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, para o desenvolvimento económico local: o caso da CovilhãDespesas turísticasSegmentação de mercadoDestino turísticoDesenvolvimento económico localConcelho da CovilhãO objectivo deste estudo consiste na apresentação de um modelo de segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, e a aplicação desse modelo ao concelho da Covilhã. A concretização deste objectivo implicou a realização de uma reflexão teórica acerca do papel que o turismo pode desempenhar no desenvolvimento económico dos destinos, particularizando o papel das despesas dos visitantes nesse processo e a necessidade de segmentar o mercado de acordo com essas despesas. A aplicação do modelo de segmentação proposto foi concretizada recorrendo a um inquérito por questionário a 205 visitantes do concelho da Covilhã, no ano de 2008, e a uma análise de clusters hierárquica. Os resultados obtidos permitem identificar quatro segmentos de visitantes da Covilhã de acordo com as despesas que realizam no destino: “cluster com despesas baixas”, “cluster com despesas médias”, “cluster com despesas altas” e “cluster com despesas muito altas”. Estes segmentos apresentam diferenças estatisticamente significativas em termos de importância económica para o destino, perfil sócio-demográfico e comportamento de viagem. Os resultados obtidos neste estudo constituem informação relevante para a elaboração de estratégias que integrem uma visão de maximização dos benefícios do turismo para o desenvolvimento económico local.This study presents a tourist market segmentation model, based on the level of visitors’ expenditure during the visit. This model was applied to the municipality of Covilhã. In order to achieve this objective a theoretical reflection about the impact of tourism on economic development of the destinations, specifically the role of tourist expenditures in this process and the relevance of developing a strategy of segmentation according to tourist expenditures, was undertaken.To evaluate the segmentation model developed in this study, a visitor survey, yielding 205 visitors interviewed in 2008,and a hierarchical cluster analysis were undertaken. Four distinct clusters emerged from this analysis: “light spenders”,“medium spenders”, “heavy spenders” and “very heavy spenders”.The results revealed that these segments showed to be significantly different in terms of economic relevance to the destination, socio-demographic profile and trip behavior.These findings are useful information for defining more appropriate strategies to maximize the benefits of tourism to local economic development.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-24T14:40:59Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38963por1645-926110.34624/rtd.v1i13/14.13543Lima, Joana Inês Silva deEusébio, Maria Celeste Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:11Zoai:ria.ua.pt:10773/38963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:15.567586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, para o desenvolvimento económico local: o caso da Covilhã |
title |
A importância da segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, para o desenvolvimento económico local: o caso da Covilhã |
spellingShingle |
A importância da segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, para o desenvolvimento económico local: o caso da Covilhã Lima, Joana Inês Silva de Despesas turísticas Segmentação de mercado Destino turístico Desenvolvimento económico local Concelho da Covilhã |
title_short |
A importância da segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, para o desenvolvimento económico local: o caso da Covilhã |
title_full |
A importância da segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, para o desenvolvimento económico local: o caso da Covilhã |
title_fullStr |
A importância da segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, para o desenvolvimento económico local: o caso da Covilhã |
title_full_unstemmed |
A importância da segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, para o desenvolvimento económico local: o caso da Covilhã |
title_sort |
A importância da segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, para o desenvolvimento económico local: o caso da Covilhã |
author |
Lima, Joana Inês Silva de |
author_facet |
Lima, Joana Inês Silva de Eusébio, Maria Celeste Aguiar |
author_role |
author |
author2 |
Eusébio, Maria Celeste Aguiar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Joana Inês Silva de Eusébio, Maria Celeste Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Despesas turísticas Segmentação de mercado Destino turístico Desenvolvimento económico local Concelho da Covilhã |
topic |
Despesas turísticas Segmentação de mercado Destino turístico Desenvolvimento económico local Concelho da Covilhã |
description |
O objectivo deste estudo consiste na apresentação de um modelo de segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, e a aplicação desse modelo ao concelho da Covilhã. A concretização deste objectivo implicou a realização de uma reflexão teórica acerca do papel que o turismo pode desempenhar no desenvolvimento económico dos destinos, particularizando o papel das despesas dos visitantes nesse processo e a necessidade de segmentar o mercado de acordo com essas despesas. A aplicação do modelo de segmentação proposto foi concretizada recorrendo a um inquérito por questionário a 205 visitantes do concelho da Covilhã, no ano de 2008, e a uma análise de clusters hierárquica. Os resultados obtidos permitem identificar quatro segmentos de visitantes da Covilhã de acordo com as despesas que realizam no destino: “cluster com despesas baixas”, “cluster com despesas médias”, “cluster com despesas altas” e “cluster com despesas muito altas”. Estes segmentos apresentam diferenças estatisticamente significativas em termos de importância económica para o destino, perfil sócio-demográfico e comportamento de viagem. Os resultados obtidos neste estudo constituem informação relevante para a elaboração de estratégias que integrem uma visão de maximização dos benefícios do turismo para o desenvolvimento económico local. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010-01-01 2023-07-24T14:40:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38963 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38963 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-9261 10.34624/rtd.v1i13/14.13543 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DEGEIT - Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
DEGEIT - Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137743577546752 |