A importância da segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, para o desenvolvimento económico local: o caso da Covilhã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Joana Inês Silva de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Eusébio, Maria Celeste Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38963
Resumo: O objectivo deste estudo consiste na apresentação de um modelo de segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, e a aplicação desse modelo ao concelho da Covilhã. A concretização deste objectivo implicou a realização de uma reflexão teórica acerca do papel que o turismo pode desempenhar no desenvolvimento económico dos destinos, particularizando o papel das despesas dos visitantes nesse processo e a necessidade de segmentar o mercado de acordo com essas despesas. A aplicação do modelo de segmentação proposto foi concretizada recorrendo a um inquérito por questionário a 205 visitantes do concelho da Covilhã, no ano de 2008, e a uma análise de clusters hierárquica. Os resultados obtidos permitem identificar quatro segmentos de visitantes da Covilhã de acordo com as despesas que realizam no destino: “cluster com despesas baixas”, “cluster com despesas médias”, “cluster com despesas altas” e “cluster com despesas muito altas”. Estes segmentos apresentam diferenças estatisticamente significativas em termos de importância económica para o destino, perfil sócio-demográfico e comportamento de viagem. Os resultados obtidos neste estudo constituem informação relevante para a elaboração de estratégias que integrem uma visão de maximização dos benefícios do turismo para o desenvolvimento económico local.
id RCAP_d1061ef09ade5b8c8299e8d946de67be
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38963
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, para o desenvolvimento económico local: o caso da CovilhãDespesas turísticasSegmentação de mercadoDestino turísticoDesenvolvimento económico localConcelho da CovilhãO objectivo deste estudo consiste na apresentação de um modelo de segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, e a aplicação desse modelo ao concelho da Covilhã. A concretização deste objectivo implicou a realização de uma reflexão teórica acerca do papel que o turismo pode desempenhar no desenvolvimento económico dos destinos, particularizando o papel das despesas dos visitantes nesse processo e a necessidade de segmentar o mercado de acordo com essas despesas. A aplicação do modelo de segmentação proposto foi concretizada recorrendo a um inquérito por questionário a 205 visitantes do concelho da Covilhã, no ano de 2008, e a uma análise de clusters hierárquica. Os resultados obtidos permitem identificar quatro segmentos de visitantes da Covilhã de acordo com as despesas que realizam no destino: “cluster com despesas baixas”, “cluster com despesas médias”, “cluster com despesas altas” e “cluster com despesas muito altas”. Estes segmentos apresentam diferenças estatisticamente significativas em termos de importância económica para o destino, perfil sócio-demográfico e comportamento de viagem. Os resultados obtidos neste estudo constituem informação relevante para a elaboração de estratégias que integrem uma visão de maximização dos benefícios do turismo para o desenvolvimento económico local.This study presents a tourist market segmentation model, based on the level of visitors’ expenditure during the visit. This model was applied to the municipality of Covilhã. In order to achieve this objective a theoretical reflection about the impact of tourism on economic development of the destinations, specifically the role of tourist expenditures in this process and the relevance of developing a strategy of segmentation according to tourist expenditures, was undertaken.To evaluate the segmentation model developed in this study, a visitor survey, yielding 205 visitors interviewed in 2008,and a hierarchical cluster analysis were undertaken. Four distinct clusters emerged from this analysis: “light spenders”,“medium spenders”, “heavy spenders” and “very heavy spenders”.The results revealed that these segments showed to be significantly different in terms of economic relevance to the destination, socio-demographic profile and trip behavior.These findings are useful information for defining more appropriate strategies to maximize the benefits of tourism to local economic development.DEGEIT - Universidade de Aveiro2023-07-24T14:40:59Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38963por1645-926110.34624/rtd.v1i13/14.13543Lima, Joana Inês Silva deEusébio, Maria Celeste Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:11Zoai:ria.ua.pt:10773/38963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:15.567586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, para o desenvolvimento económico local: o caso da Covilhã
title A importância da segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, para o desenvolvimento económico local: o caso da Covilhã
spellingShingle A importância da segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, para o desenvolvimento económico local: o caso da Covilhã
Lima, Joana Inês Silva de
Despesas turísticas
Segmentação de mercado
Destino turístico
Desenvolvimento económico local
Concelho da Covilhã
title_short A importância da segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, para o desenvolvimento económico local: o caso da Covilhã
title_full A importância da segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, para o desenvolvimento económico local: o caso da Covilhã
title_fullStr A importância da segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, para o desenvolvimento económico local: o caso da Covilhã
title_full_unstemmed A importância da segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, para o desenvolvimento económico local: o caso da Covilhã
title_sort A importância da segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, para o desenvolvimento económico local: o caso da Covilhã
author Lima, Joana Inês Silva de
author_facet Lima, Joana Inês Silva de
Eusébio, Maria Celeste Aguiar
author_role author
author2 Eusébio, Maria Celeste Aguiar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Joana Inês Silva de
Eusébio, Maria Celeste Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Despesas turísticas
Segmentação de mercado
Destino turístico
Desenvolvimento económico local
Concelho da Covilhã
topic Despesas turísticas
Segmentação de mercado
Destino turístico
Desenvolvimento económico local
Concelho da Covilhã
description O objectivo deste estudo consiste na apresentação de um modelo de segmentação do mercado turístico, de acordo com as despesas que os visitantes realizam no destino, e a aplicação desse modelo ao concelho da Covilhã. A concretização deste objectivo implicou a realização de uma reflexão teórica acerca do papel que o turismo pode desempenhar no desenvolvimento económico dos destinos, particularizando o papel das despesas dos visitantes nesse processo e a necessidade de segmentar o mercado de acordo com essas despesas. A aplicação do modelo de segmentação proposto foi concretizada recorrendo a um inquérito por questionário a 205 visitantes do concelho da Covilhã, no ano de 2008, e a uma análise de clusters hierárquica. Os resultados obtidos permitem identificar quatro segmentos de visitantes da Covilhã de acordo com as despesas que realizam no destino: “cluster com despesas baixas”, “cluster com despesas médias”, “cluster com despesas altas” e “cluster com despesas muito altas”. Estes segmentos apresentam diferenças estatisticamente significativas em termos de importância económica para o destino, perfil sócio-demográfico e comportamento de viagem. Os resultados obtidos neste estudo constituem informação relevante para a elaboração de estratégias que integrem uma visão de maximização dos benefícios do turismo para o desenvolvimento económico local.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010-01-01
2023-07-24T14:40:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38963
url http://hdl.handle.net/10773/38963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-9261
10.34624/rtd.v1i13/14.13543
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv DEGEIT - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137743577546752