Um olhar para o ensino da Matemática: Discalculia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3010 |
Resumo: | A matemática é considerada uma das disciplinas de difícil compreensão, todavia, os motivos das dificuldades manifestadas pelos alunos nem sempre estão associados a fatores como o desinteresse e a motivação, mas relacionados com perturbações da aprendizagem específica, como a discalculia. Este último termo é usado para referir um conjunto de dificuldades caraterizado por problemas ao nível do processamento de informação numérica, da aprendizagem de factos aritméticos e da realização de operações de cálculo de modo preciso e fluente. A escola é uma instituição que deve responder às dificuldades de cada criança. O ensino da matemática deve ter como principal objetivo ajudar os alunos a construírem uma compreensão sólida do conceito de número e da relação que os números poderão ter entre si. Assim, torna-se importante que os professores adotem uma sequência de instruções que conduzam o aluno ao longo de três momentos: o concreto, a representação e a abstração. A abordagem da matemática em alunos discalcúlicos poderá ser feita com recurso a materiais manipuláveis dada à sua capacidade em facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos e a construção de conhecimentos. No sentido de procurar compreender melhor esta perturbação e a forma como pode ser superada, esta investigação pretende aferir de que forma os materiais manipuláveis podem constituir uma estratégia de promoção do sucesso escolar em alunos com discalculia. O aluno em estudo foi diagnosticado com perturbação da aprendizagem específica no domínio da matemática, discalculia. Após a avaliação inicial da criança foi importante a estruturação de um plano de intervenção com base na manipulação de materiais concretos, para minorar e colmatar as dificuldades sentidas. Os dados foram obtidos através da observação participante e posteriormente pela comparação dos resultados das avaliações inicial e final. No fim desta investigação, fomos capazes de verificar algumas melhorias no processo de aprendizagem do aluno em estudo. Palavras-Chave: Matemática; Discalculia; Estratégias; Materiais Manipuláveis. |
id |
RCAP_d13ddf3aa31992af4532bfc83b4471ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3010 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um olhar para o ensino da Matemática: DiscalculiaMatemáticaDiscalculiaEstratégias de ensinoMateriais manipuláveisA matemática é considerada uma das disciplinas de difícil compreensão, todavia, os motivos das dificuldades manifestadas pelos alunos nem sempre estão associados a fatores como o desinteresse e a motivação, mas relacionados com perturbações da aprendizagem específica, como a discalculia. Este último termo é usado para referir um conjunto de dificuldades caraterizado por problemas ao nível do processamento de informação numérica, da aprendizagem de factos aritméticos e da realização de operações de cálculo de modo preciso e fluente. A escola é uma instituição que deve responder às dificuldades de cada criança. O ensino da matemática deve ter como principal objetivo ajudar os alunos a construírem uma compreensão sólida do conceito de número e da relação que os números poderão ter entre si. Assim, torna-se importante que os professores adotem uma sequência de instruções que conduzam o aluno ao longo de três momentos: o concreto, a representação e a abstração. A abordagem da matemática em alunos discalcúlicos poderá ser feita com recurso a materiais manipuláveis dada à sua capacidade em facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos e a construção de conhecimentos. No sentido de procurar compreender melhor esta perturbação e a forma como pode ser superada, esta investigação pretende aferir de que forma os materiais manipuláveis podem constituir uma estratégia de promoção do sucesso escolar em alunos com discalculia. O aluno em estudo foi diagnosticado com perturbação da aprendizagem específica no domínio da matemática, discalculia. Após a avaliação inicial da criança foi importante a estruturação de um plano de intervenção com base na manipulação de materiais concretos, para minorar e colmatar as dificuldades sentidas. Os dados foram obtidos através da observação participante e posteriormente pela comparação dos resultados das avaliações inicial e final. No fim desta investigação, fomos capazes de verificar algumas melhorias no processo de aprendizagem do aluno em estudo. Palavras-Chave: Matemática; Discalculia; Estratégias; Materiais Manipuláveis.2021-08-03T07:59:49Z2021-07-27T00:00:00Z2021-07-272021-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3010TID:202750400porQuelhas, Ana Sofia Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:24Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:42.625671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar para o ensino da Matemática: Discalculia |
title |
Um olhar para o ensino da Matemática: Discalculia |
spellingShingle |
Um olhar para o ensino da Matemática: Discalculia Quelhas, Ana Sofia Maia Matemática Discalculia Estratégias de ensino Materiais manipuláveis |
title_short |
Um olhar para o ensino da Matemática: Discalculia |
title_full |
Um olhar para o ensino da Matemática: Discalculia |
title_fullStr |
Um olhar para o ensino da Matemática: Discalculia |
title_full_unstemmed |
Um olhar para o ensino da Matemática: Discalculia |
title_sort |
Um olhar para o ensino da Matemática: Discalculia |
author |
Quelhas, Ana Sofia Maia |
author_facet |
Quelhas, Ana Sofia Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quelhas, Ana Sofia Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Discalculia Estratégias de ensino Materiais manipuláveis |
topic |
Matemática Discalculia Estratégias de ensino Materiais manipuláveis |
description |
A matemática é considerada uma das disciplinas de difícil compreensão, todavia, os motivos das dificuldades manifestadas pelos alunos nem sempre estão associados a fatores como o desinteresse e a motivação, mas relacionados com perturbações da aprendizagem específica, como a discalculia. Este último termo é usado para referir um conjunto de dificuldades caraterizado por problemas ao nível do processamento de informação numérica, da aprendizagem de factos aritméticos e da realização de operações de cálculo de modo preciso e fluente. A escola é uma instituição que deve responder às dificuldades de cada criança. O ensino da matemática deve ter como principal objetivo ajudar os alunos a construírem uma compreensão sólida do conceito de número e da relação que os números poderão ter entre si. Assim, torna-se importante que os professores adotem uma sequência de instruções que conduzam o aluno ao longo de três momentos: o concreto, a representação e a abstração. A abordagem da matemática em alunos discalcúlicos poderá ser feita com recurso a materiais manipuláveis dada à sua capacidade em facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos e a construção de conhecimentos. No sentido de procurar compreender melhor esta perturbação e a forma como pode ser superada, esta investigação pretende aferir de que forma os materiais manipuláveis podem constituir uma estratégia de promoção do sucesso escolar em alunos com discalculia. O aluno em estudo foi diagnosticado com perturbação da aprendizagem específica no domínio da matemática, discalculia. Após a avaliação inicial da criança foi importante a estruturação de um plano de intervenção com base na manipulação de materiais concretos, para minorar e colmatar as dificuldades sentidas. Os dados foram obtidos através da observação participante e posteriormente pela comparação dos resultados das avaliações inicial e final. No fim desta investigação, fomos capazes de verificar algumas melhorias no processo de aprendizagem do aluno em estudo. Palavras-Chave: Matemática; Discalculia; Estratégias; Materiais Manipuláveis. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-03T07:59:49Z 2021-07-27T00:00:00Z 2021-07-27 2021-07-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3010 TID:202750400 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3010 |
identifier_str_mv |
TID:202750400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131633086889984 |