Um olhar para o ensino da Matemática: Discalculia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quelhas, Ana Sofia Maia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3010
Resumo: A matemática é considerada uma das disciplinas de difícil compreensão, todavia, os motivos das dificuldades manifestadas pelos alunos nem sempre estão associados a fatores como o desinteresse e a motivação, mas relacionados com perturbações da aprendizagem específica, como a discalculia. Este último termo é usado para referir um conjunto de dificuldades caraterizado por problemas ao nível do processamento de informação numérica, da aprendizagem de factos aritméticos e da realização de operações de cálculo de modo preciso e fluente. A escola é uma instituição que deve responder às dificuldades de cada criança. O ensino da matemática deve ter como principal objetivo ajudar os alunos a construírem uma compreensão sólida do conceito de número e da relação que os números poderão ter entre si. Assim, torna-se importante que os professores adotem uma sequência de instruções que conduzam o aluno ao longo de três momentos: o concreto, a representação e a abstração. A abordagem da matemática em alunos discalcúlicos poderá ser feita com recurso a materiais manipuláveis dada à sua capacidade em facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos e a construção de conhecimentos. No sentido de procurar compreender melhor esta perturbação e a forma como pode ser superada, esta investigação pretende aferir de que forma os materiais manipuláveis podem constituir uma estratégia de promoção do sucesso escolar em alunos com discalculia. O aluno em estudo foi diagnosticado com perturbação da aprendizagem específica no domínio da matemática, discalculia. Após a avaliação inicial da criança foi importante a estruturação de um plano de intervenção com base na manipulação de materiais concretos, para minorar e colmatar as dificuldades sentidas. Os dados foram obtidos através da observação participante e posteriormente pela comparação dos resultados das avaliações inicial e final. No fim desta investigação, fomos capazes de verificar algumas melhorias no processo de aprendizagem do aluno em estudo. Palavras-Chave: Matemática; Discalculia; Estratégias; Materiais Manipuláveis.
id RCAP_d13ddf3aa31992af4532bfc83b4471ee
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um olhar para o ensino da Matemática: DiscalculiaMatemáticaDiscalculiaEstratégias de ensinoMateriais manipuláveisA matemática é considerada uma das disciplinas de difícil compreensão, todavia, os motivos das dificuldades manifestadas pelos alunos nem sempre estão associados a fatores como o desinteresse e a motivação, mas relacionados com perturbações da aprendizagem específica, como a discalculia. Este último termo é usado para referir um conjunto de dificuldades caraterizado por problemas ao nível do processamento de informação numérica, da aprendizagem de factos aritméticos e da realização de operações de cálculo de modo preciso e fluente. A escola é uma instituição que deve responder às dificuldades de cada criança. O ensino da matemática deve ter como principal objetivo ajudar os alunos a construírem uma compreensão sólida do conceito de número e da relação que os números poderão ter entre si. Assim, torna-se importante que os professores adotem uma sequência de instruções que conduzam o aluno ao longo de três momentos: o concreto, a representação e a abstração. A abordagem da matemática em alunos discalcúlicos poderá ser feita com recurso a materiais manipuláveis dada à sua capacidade em facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos e a construção de conhecimentos. No sentido de procurar compreender melhor esta perturbação e a forma como pode ser superada, esta investigação pretende aferir de que forma os materiais manipuláveis podem constituir uma estratégia de promoção do sucesso escolar em alunos com discalculia. O aluno em estudo foi diagnosticado com perturbação da aprendizagem específica no domínio da matemática, discalculia. Após a avaliação inicial da criança foi importante a estruturação de um plano de intervenção com base na manipulação de materiais concretos, para minorar e colmatar as dificuldades sentidas. Os dados foram obtidos através da observação participante e posteriormente pela comparação dos resultados das avaliações inicial e final. No fim desta investigação, fomos capazes de verificar algumas melhorias no processo de aprendizagem do aluno em estudo. Palavras-Chave: Matemática; Discalculia; Estratégias; Materiais Manipuláveis.2021-08-03T07:59:49Z2021-07-27T00:00:00Z2021-07-272021-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3010TID:202750400porQuelhas, Ana Sofia Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:24Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:42.625671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar para o ensino da Matemática: Discalculia
title Um olhar para o ensino da Matemática: Discalculia
spellingShingle Um olhar para o ensino da Matemática: Discalculia
Quelhas, Ana Sofia Maia
Matemática
Discalculia
Estratégias de ensino
Materiais manipuláveis
title_short Um olhar para o ensino da Matemática: Discalculia
title_full Um olhar para o ensino da Matemática: Discalculia
title_fullStr Um olhar para o ensino da Matemática: Discalculia
title_full_unstemmed Um olhar para o ensino da Matemática: Discalculia
title_sort Um olhar para o ensino da Matemática: Discalculia
author Quelhas, Ana Sofia Maia
author_facet Quelhas, Ana Sofia Maia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quelhas, Ana Sofia Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Discalculia
Estratégias de ensino
Materiais manipuláveis
topic Matemática
Discalculia
Estratégias de ensino
Materiais manipuláveis
description A matemática é considerada uma das disciplinas de difícil compreensão, todavia, os motivos das dificuldades manifestadas pelos alunos nem sempre estão associados a fatores como o desinteresse e a motivação, mas relacionados com perturbações da aprendizagem específica, como a discalculia. Este último termo é usado para referir um conjunto de dificuldades caraterizado por problemas ao nível do processamento de informação numérica, da aprendizagem de factos aritméticos e da realização de operações de cálculo de modo preciso e fluente. A escola é uma instituição que deve responder às dificuldades de cada criança. O ensino da matemática deve ter como principal objetivo ajudar os alunos a construírem uma compreensão sólida do conceito de número e da relação que os números poderão ter entre si. Assim, torna-se importante que os professores adotem uma sequência de instruções que conduzam o aluno ao longo de três momentos: o concreto, a representação e a abstração. A abordagem da matemática em alunos discalcúlicos poderá ser feita com recurso a materiais manipuláveis dada à sua capacidade em facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos e a construção de conhecimentos. No sentido de procurar compreender melhor esta perturbação e a forma como pode ser superada, esta investigação pretende aferir de que forma os materiais manipuláveis podem constituir uma estratégia de promoção do sucesso escolar em alunos com discalculia. O aluno em estudo foi diagnosticado com perturbação da aprendizagem específica no domínio da matemática, discalculia. Após a avaliação inicial da criança foi importante a estruturação de um plano de intervenção com base na manipulação de materiais concretos, para minorar e colmatar as dificuldades sentidas. Os dados foram obtidos através da observação participante e posteriormente pela comparação dos resultados das avaliações inicial e final. No fim desta investigação, fomos capazes de verificar algumas melhorias no processo de aprendizagem do aluno em estudo. Palavras-Chave: Matemática; Discalculia; Estratégias; Materiais Manipuláveis.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-03T07:59:49Z
2021-07-27T00:00:00Z
2021-07-27
2021-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3010
TID:202750400
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3010
identifier_str_mv TID:202750400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131633086889984