Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menino, António Manuel Mota Pereira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30901
Resumo: Este estudo pretende diagnosticar a compreensão que os estudantes do 5.º ano de escolaridade de duas escolas de um Agrupamento têm do conceito de igualdade, procurando-se, simultaneamente, identificar erros comuns e conceções alternativas associadas a este conceito. Elaborou-se um quadro teórico sobre a avaliação diagnóstica e fez-se uma revisão da literatura sobre o tópico matemático em estudo, incluindo a identificação em estudos antecedentes e em resultados de avaliações externas de erros e conceções alternativas comuns entre os estudantes. Desenvolvemos na Plataforma Model Maker do Projeto Matemática Ensino (PMatE©), da Universidade de Aveiro, um conjunto de recursos digitais com exercícios parametrizados, com os quais construímos um teste diagnóstico que pretendia aferir o domínio conceptual da igualdade. Este teste foi organizado e validado em quatros níveis progressivos, de acordo com a sequência típica de como os estudantes adquirem o conceito em estudo e de dificuldade crescente. O presente estudo seguiu uma metodologia quantitativa para analisar os dados recolhidos. Os resultados evidenciam que os estudantes da população estudada revelam erros e conceções alternativas identificadas pela literatura e o conhecimento sobre este tópico situa-se entre o nível Operacional Flexível e Relacional Básico. Não se registam diferenças significativas de desempenho entre rapazes e raparigas, mas há diferenças no desempenho entre os estudantes de cada escola do Agrupamento.
id RCAP_d1a2938b323e229c3957fa8b7d8e0a16
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/30901
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igualAritméticaAvaliaçãoConceções alternativasDiagnósticoErroIgualdadeMatemáticaPensamento algébricoPensamento relacionalEste estudo pretende diagnosticar a compreensão que os estudantes do 5.º ano de escolaridade de duas escolas de um Agrupamento têm do conceito de igualdade, procurando-se, simultaneamente, identificar erros comuns e conceções alternativas associadas a este conceito. Elaborou-se um quadro teórico sobre a avaliação diagnóstica e fez-se uma revisão da literatura sobre o tópico matemático em estudo, incluindo a identificação em estudos antecedentes e em resultados de avaliações externas de erros e conceções alternativas comuns entre os estudantes. Desenvolvemos na Plataforma Model Maker do Projeto Matemática Ensino (PMatE©), da Universidade de Aveiro, um conjunto de recursos digitais com exercícios parametrizados, com os quais construímos um teste diagnóstico que pretendia aferir o domínio conceptual da igualdade. Este teste foi organizado e validado em quatros níveis progressivos, de acordo com a sequência típica de como os estudantes adquirem o conceito em estudo e de dificuldade crescente. O presente estudo seguiu uma metodologia quantitativa para analisar os dados recolhidos. Os resultados evidenciam que os estudantes da população estudada revelam erros e conceções alternativas identificadas pela literatura e o conhecimento sobre este tópico situa-se entre o nível Operacional Flexível e Relacional Básico. Não se registam diferenças significativas de desempenho entre rapazes e raparigas, mas há diferenças no desempenho entre os estudantes de cada escola do Agrupamento.This study aims to diagnose how 5th grade students (attending two diferent schools) understand the concept of equality. Simultaneously, the study tries to identify misconceptions and common errors related to this topic. First, a framework about diagnostic assessment was done, and then, a literature revision about the object of this study was carried out. This revision also focused on misconceptions and common errors, found in prior studies ans external evaluations reports. In Model Maker Plataform – Projeto Matemática Ensino (PMatE©), from Aveiro University, one developed a set of digital resources with parametric exercises, with wich a diagnostic test was done. The mains goal of this test was to assess the students’ concept of equality. It was organized according to a continuum model of four progressive stages, and their increasing difficulty, the typical sequence of how the students acquire the concept. The study folllowed a quantitative methodology to analyse the data. The final results reveal that the study population shows misconceptions, already known errors and that their knowledge is between Flexible Operational level and Basic Relational level. It was observed that the students’ gender did not affect the results of their performance. However, the students’ schools did.2021-03-18T09:14:59Z2020-07-21T00:00:00Z2020-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30901porMenino, António Manuel Mota Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:44Zoai:ria.ua.pt:10773/30901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:55.576977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual
title Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual
spellingShingle Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual
Menino, António Manuel Mota Pereira
Aritmética
Avaliação
Conceções alternativas
Diagnóstico
Erro
Igualdade
Matemática
Pensamento algébrico
Pensamento relacional
title_short Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual
title_full Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual
title_fullStr Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual
title_full_unstemmed Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual
title_sort Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual
author Menino, António Manuel Mota Pereira
author_facet Menino, António Manuel Mota Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menino, António Manuel Mota Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Aritmética
Avaliação
Conceções alternativas
Diagnóstico
Erro
Igualdade
Matemática
Pensamento algébrico
Pensamento relacional
topic Aritmética
Avaliação
Conceções alternativas
Diagnóstico
Erro
Igualdade
Matemática
Pensamento algébrico
Pensamento relacional
description Este estudo pretende diagnosticar a compreensão que os estudantes do 5.º ano de escolaridade de duas escolas de um Agrupamento têm do conceito de igualdade, procurando-se, simultaneamente, identificar erros comuns e conceções alternativas associadas a este conceito. Elaborou-se um quadro teórico sobre a avaliação diagnóstica e fez-se uma revisão da literatura sobre o tópico matemático em estudo, incluindo a identificação em estudos antecedentes e em resultados de avaliações externas de erros e conceções alternativas comuns entre os estudantes. Desenvolvemos na Plataforma Model Maker do Projeto Matemática Ensino (PMatE©), da Universidade de Aveiro, um conjunto de recursos digitais com exercícios parametrizados, com os quais construímos um teste diagnóstico que pretendia aferir o domínio conceptual da igualdade. Este teste foi organizado e validado em quatros níveis progressivos, de acordo com a sequência típica de como os estudantes adquirem o conceito em estudo e de dificuldade crescente. O presente estudo seguiu uma metodologia quantitativa para analisar os dados recolhidos. Os resultados evidenciam que os estudantes da população estudada revelam erros e conceções alternativas identificadas pela literatura e o conhecimento sobre este tópico situa-se entre o nível Operacional Flexível e Relacional Básico. Não se registam diferenças significativas de desempenho entre rapazes e raparigas, mas há diferenças no desempenho entre os estudantes de cada escola do Agrupamento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21T00:00:00Z
2020-07-21
2021-03-18T09:14:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/30901
url http://hdl.handle.net/10773/30901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137684647575552