Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/30901 |
Resumo: | Este estudo pretende diagnosticar a compreensão que os estudantes do 5.º ano de escolaridade de duas escolas de um Agrupamento têm do conceito de igualdade, procurando-se, simultaneamente, identificar erros comuns e conceções alternativas associadas a este conceito. Elaborou-se um quadro teórico sobre a avaliação diagnóstica e fez-se uma revisão da literatura sobre o tópico matemático em estudo, incluindo a identificação em estudos antecedentes e em resultados de avaliações externas de erros e conceções alternativas comuns entre os estudantes. Desenvolvemos na Plataforma Model Maker do Projeto Matemática Ensino (PMatE©), da Universidade de Aveiro, um conjunto de recursos digitais com exercícios parametrizados, com os quais construímos um teste diagnóstico que pretendia aferir o domínio conceptual da igualdade. Este teste foi organizado e validado em quatros níveis progressivos, de acordo com a sequência típica de como os estudantes adquirem o conceito em estudo e de dificuldade crescente. O presente estudo seguiu uma metodologia quantitativa para analisar os dados recolhidos. Os resultados evidenciam que os estudantes da população estudada revelam erros e conceções alternativas identificadas pela literatura e o conhecimento sobre este tópico situa-se entre o nível Operacional Flexível e Relacional Básico. Não se registam diferenças significativas de desempenho entre rapazes e raparigas, mas há diferenças no desempenho entre os estudantes de cada escola do Agrupamento. |
id |
RCAP_d1a2938b323e229c3957fa8b7d8e0a16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/30901 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igualAritméticaAvaliaçãoConceções alternativasDiagnósticoErroIgualdadeMatemáticaPensamento algébricoPensamento relacionalEste estudo pretende diagnosticar a compreensão que os estudantes do 5.º ano de escolaridade de duas escolas de um Agrupamento têm do conceito de igualdade, procurando-se, simultaneamente, identificar erros comuns e conceções alternativas associadas a este conceito. Elaborou-se um quadro teórico sobre a avaliação diagnóstica e fez-se uma revisão da literatura sobre o tópico matemático em estudo, incluindo a identificação em estudos antecedentes e em resultados de avaliações externas de erros e conceções alternativas comuns entre os estudantes. Desenvolvemos na Plataforma Model Maker do Projeto Matemática Ensino (PMatE©), da Universidade de Aveiro, um conjunto de recursos digitais com exercícios parametrizados, com os quais construímos um teste diagnóstico que pretendia aferir o domínio conceptual da igualdade. Este teste foi organizado e validado em quatros níveis progressivos, de acordo com a sequência típica de como os estudantes adquirem o conceito em estudo e de dificuldade crescente. O presente estudo seguiu uma metodologia quantitativa para analisar os dados recolhidos. Os resultados evidenciam que os estudantes da população estudada revelam erros e conceções alternativas identificadas pela literatura e o conhecimento sobre este tópico situa-se entre o nível Operacional Flexível e Relacional Básico. Não se registam diferenças significativas de desempenho entre rapazes e raparigas, mas há diferenças no desempenho entre os estudantes de cada escola do Agrupamento.This study aims to diagnose how 5th grade students (attending two diferent schools) understand the concept of equality. Simultaneously, the study tries to identify misconceptions and common errors related to this topic. First, a framework about diagnostic assessment was done, and then, a literature revision about the object of this study was carried out. This revision also focused on misconceptions and common errors, found in prior studies ans external evaluations reports. In Model Maker Plataform – Projeto Matemática Ensino (PMatE©), from Aveiro University, one developed a set of digital resources with parametric exercises, with wich a diagnostic test was done. The mains goal of this test was to assess the students’ concept of equality. It was organized according to a continuum model of four progressive stages, and their increasing difficulty, the typical sequence of how the students acquire the concept. The study folllowed a quantitative methodology to analyse the data. The final results reveal that the study population shows misconceptions, already known errors and that their knowledge is between Flexible Operational level and Basic Relational level. It was observed that the students’ gender did not affect the results of their performance. However, the students’ schools did.2021-03-18T09:14:59Z2020-07-21T00:00:00Z2020-07-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30901porMenino, António Manuel Mota Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:44Zoai:ria.ua.pt:10773/30901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:55.576977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual |
title |
Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual |
spellingShingle |
Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual Menino, António Manuel Mota Pereira Aritmética Avaliação Conceções alternativas Diagnóstico Erro Igualdade Matemática Pensamento algébrico Pensamento relacional |
title_short |
Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual |
title_full |
Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual |
title_fullStr |
Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual |
title_full_unstemmed |
Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual |
title_sort |
Avaliação diagnóstica em matemática: um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual |
author |
Menino, António Manuel Mota Pereira |
author_facet |
Menino, António Manuel Mota Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menino, António Manuel Mota Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aritmética Avaliação Conceções alternativas Diagnóstico Erro Igualdade Matemática Pensamento algébrico Pensamento relacional |
topic |
Aritmética Avaliação Conceções alternativas Diagnóstico Erro Igualdade Matemática Pensamento algébrico Pensamento relacional |
description |
Este estudo pretende diagnosticar a compreensão que os estudantes do 5.º ano de escolaridade de duas escolas de um Agrupamento têm do conceito de igualdade, procurando-se, simultaneamente, identificar erros comuns e conceções alternativas associadas a este conceito. Elaborou-se um quadro teórico sobre a avaliação diagnóstica e fez-se uma revisão da literatura sobre o tópico matemático em estudo, incluindo a identificação em estudos antecedentes e em resultados de avaliações externas de erros e conceções alternativas comuns entre os estudantes. Desenvolvemos na Plataforma Model Maker do Projeto Matemática Ensino (PMatE©), da Universidade de Aveiro, um conjunto de recursos digitais com exercícios parametrizados, com os quais construímos um teste diagnóstico que pretendia aferir o domínio conceptual da igualdade. Este teste foi organizado e validado em quatros níveis progressivos, de acordo com a sequência típica de como os estudantes adquirem o conceito em estudo e de dificuldade crescente. O presente estudo seguiu uma metodologia quantitativa para analisar os dados recolhidos. Os resultados evidenciam que os estudantes da população estudada revelam erros e conceções alternativas identificadas pela literatura e o conhecimento sobre este tópico situa-se entre o nível Operacional Flexível e Relacional Básico. Não se registam diferenças significativas de desempenho entre rapazes e raparigas, mas há diferenças no desempenho entre os estudantes de cada escola do Agrupamento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-21T00:00:00Z 2020-07-21 2021-03-18T09:14:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/30901 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/30901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137684647575552 |