Interpretação gráfica das derivadas de uma função por professores estagiários de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/493 |
Resumo: | Os actuais programas de Matemática, ao procurarem adoptar orientações provenientes de resultados de investigação no campo da Educação Matemática, alertam para a importância de se abordar, sempre que possível, os conceitos matemáticos através das suas diferentes representações. Com a abordagem numérica, analítica e gráfica do conceito de derivada, pretendese, relacionar as diferentes formas de representação, de modo a evidenciar o seu significado, e a tornar a sua aprendizagem significativa. Contudo, em geral, os alunos manifestam preferência pela abordagem analítica, em detrimento da abordagem gráfica, o que poderá ter origem em abordagens de ensino predominantemente analíticas. Neste contexto, procurou-se averiguar, a partir de uma análise de natureza interpretativa dos resultados de um questionário sobre representações gráficas da derivada de uma função aplicado a 19 estagiários de matemática, as dificuldades destes em interpretar e relacionar os gráficos de uma função e os das suas derivadas. |
id |
RCAP_d1dfaf5db2173c69ec7493813cf5ee2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/493 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interpretação gráfica das derivadas de uma função por professores estagiários de matemáticaOs actuais programas de Matemática, ao procurarem adoptar orientações provenientes de resultados de investigação no campo da Educação Matemática, alertam para a importância de se abordar, sempre que possível, os conceitos matemáticos através das suas diferentes representações. Com a abordagem numérica, analítica e gráfica do conceito de derivada, pretendese, relacionar as diferentes formas de representação, de modo a evidenciar o seu significado, e a tornar a sua aprendizagem significativa. Contudo, em geral, os alunos manifestam preferência pela abordagem analítica, em detrimento da abordagem gráfica, o que poderá ter origem em abordagens de ensino predominantemente analíticas. Neste contexto, procurou-se averiguar, a partir de uma análise de natureza interpretativa dos resultados de um questionário sobre representações gráficas da derivada de uma função aplicado a 19 estagiários de matemática, as dificuldades destes em interpretar e relacionar os gráficos de uma função e os das suas derivadas.The Portuguese secondary school mathematics curriculum draws on results of research conducted in the Mathematics Education field to stress the importance of teaching mathematical concepts using, whenever possible, their different representations. Numerical, analytical and graphical approaches to the teaching of the derivative concept are indicated as essential to enhance conceptual meanings and relations. However, in general, students show a preference for analytical approaches in detriment of the graphical one, which may be the result of predominantly analytical teaching approaches. In this context, the goal of this study was to investigate mathematics student teachers difficulties in interpreting and relating the graphs of a function and those of their derivatives. A questionnaire about graphical representations of the derivative of a function was applied to 19 mathematics student teachers and an interpretative analysis of the results was performed.Les programmes actuels de Mathématique, en cherchant à adopter les orientations qui proviennent des recherches dans le champ de l’Éducation Mathématique, renvoient sur l’importance d’aborder, aussi souvent que possible, les concepts mathématiques à travers ses différentes représentations. Nous cherchons ainsi, à partir d’une approche numérique, analytique et graphique, établir une relation entre les différentes formes de représentation, afin de mettre en évidence sa signification, ainsi comme à réussir que l’apprentissage devienne significatif. Néanmoins, en général, les élèves démontrent préférer l’approche analytique au détriment du graphique, ce qui pourra être dû aux approches de l’enseignement à prédominance analytiques. Dans ce contexte, on a cherché à savoir, à partir d’une analyse interprétative des résultats d’un questionnaire sur les représentations graphiques de la dérivée d’une fonction de mathématiques, appliqué à 19 stagiaires, les difficultés que ceux-ci démontraient à interpréter et à établir un rapport entre les graphiques d’une fonction et ceux de leurs dérivées.Universidade do MinhoAlmeida, ConceiçãoViseu, Floriano20022002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/493por“Revista Portuguesa de Educação”. 15:1 (2002) 193-219.0871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/493Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:46.025108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interpretação gráfica das derivadas de uma função por professores estagiários de matemática |
title |
Interpretação gráfica das derivadas de uma função por professores estagiários de matemática |
spellingShingle |
Interpretação gráfica das derivadas de uma função por professores estagiários de matemática Almeida, Conceição |
title_short |
Interpretação gráfica das derivadas de uma função por professores estagiários de matemática |
title_full |
Interpretação gráfica das derivadas de uma função por professores estagiários de matemática |
title_fullStr |
Interpretação gráfica das derivadas de uma função por professores estagiários de matemática |
title_full_unstemmed |
Interpretação gráfica das derivadas de uma função por professores estagiários de matemática |
title_sort |
Interpretação gráfica das derivadas de uma função por professores estagiários de matemática |
author |
Almeida, Conceição |
author_facet |
Almeida, Conceição Viseu, Floriano |
author_role |
author |
author2 |
Viseu, Floriano |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Conceição Viseu, Floriano |
description |
Os actuais programas de Matemática, ao procurarem adoptar orientações provenientes de resultados de investigação no campo da Educação Matemática, alertam para a importância de se abordar, sempre que possível, os conceitos matemáticos através das suas diferentes representações. Com a abordagem numérica, analítica e gráfica do conceito de derivada, pretendese, relacionar as diferentes formas de representação, de modo a evidenciar o seu significado, e a tornar a sua aprendizagem significativa. Contudo, em geral, os alunos manifestam preferência pela abordagem analítica, em detrimento da abordagem gráfica, o que poderá ter origem em abordagens de ensino predominantemente analíticas. Neste contexto, procurou-se averiguar, a partir de uma análise de natureza interpretativa dos resultados de um questionário sobre representações gráficas da derivada de uma função aplicado a 19 estagiários de matemática, as dificuldades destes em interpretar e relacionar os gráficos de uma função e os das suas derivadas. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/493 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
“Revista Portuguesa de Educação”. 15:1 (2002) 193-219. 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133107693027328 |