Interpretação gráfica das derivadas de uma função por professores estagiários de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Conceição
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Viseu, Floriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/493
Resumo: Os actuais programas de Matemática, ao procurarem adoptar orientações provenientes de resultados de investigação no campo da Educação Matemática, alertam para a importância de se abordar, sempre que possível, os conceitos matemáticos através das suas diferentes representações. Com a abordagem numérica, analítica e gráfica do conceito de derivada, pretendese, relacionar as diferentes formas de representação, de modo a evidenciar o seu significado, e a tornar a sua aprendizagem significativa. Contudo, em geral, os alunos manifestam preferência pela abordagem analítica, em detrimento da abordagem gráfica, o que poderá ter origem em abordagens de ensino predominantemente analíticas. Neste contexto, procurou-se averiguar, a partir de uma análise de natureza interpretativa dos resultados de um questionário sobre representações gráficas da derivada de uma função aplicado a 19 estagiários de matemática, as dificuldades destes em interpretar e relacionar os gráficos de uma função e os das suas derivadas.
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