As representações culturais das crianças e o papel do Educador Social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Mário Rui
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Alves, Elsa, Oliveira, Márcia, Bastos, Orlando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/877
Resumo: Vivendo numa sociedade pluricultural, é pertinente analisar até que ponto existe aceitação na relação com o Outro. Desta forma, é importante reflectir acerca de conceitos como representações e estereótipos, pois estes são construções interpessoais, que se manifestam e transformam ao longo da interacção entre grupos socioculturais. Propomos, neste estudo, diversos tipos de técnicas de recolha de dados de representações, nomeadamente: os inquéritos, as entrevistas, a análise conversacional e a análise de desenhos. No entanto, vamos centrar a nossa atenção na abordagem tematizada de Vasseur (2001), analisando as representações culturais que as crianças do ATL de Santo Ildefonso têm no que respeita aos diversos povos, suas características e os locais onde estes habitam. Centramos também a nossa atenção no papel do educador social, sendo este aquele que deve inventariar de que forma as crianças representam o Outro, procurando sempre eliminar as representações discriminatórias e estereotipadas e cultivando as representações que favorecem o relacionamento e comunicação com o outro.
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