Intervenção educativa no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: reflexão sobre as práticas e estudo exploratório : o uso do computador no desenvolvimento de competências das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/1212 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). |
id |
RCAP_d32e4a8520e131fd57af3cdc0686f517 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1212 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção educativa no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: reflexão sobre as práticas e estudo exploratório : o uso do computador no desenvolvimento de competências das criançasComputadorEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º ciclo)Prática EducativaTecnologias da Informação e ComunicaçãoMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).O presente relatório de estágio, nos moldes previstos no Diário da República, 1ª Série, nº 38 de 22 de Fevereiro de 2007, é o culminar do trabalho realizado durante os estágios no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito das Práticas Supervisionadas I e II do Mestrado em Educação do Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este irá conter uma análise e reflexão às práticas desenvolvidas e opções tomadas durante os dois momentos de estágio, procurando estabelecer comparações entre o trabalho desenvolvido no Pré-Escolar e no 1º Ciclo. As análises e reflexões serão acompanhadas de fundamentação teórica de forma a dar consistência às afirmações proferidas. No seguimento das práticas, foi realizado um estudo sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação. O estudo recai em questões relacionadas com a utilização das TIC nas práticas lectivas e o seu contributo para o desenvolvimento de competências nos/as alunos/as. A um dado momento do estudo, de forma a incidir mais nas competências de escrita, foi pedido aos alunos do 3º ano (turma onde decorreu o estágio no 1º Ciclo) para realizarem um trabalho de elaboração de histórias com e sem recurso ao computador. De forma a que as crianças dessem a conhecer o seu trabalho e experimentassem uma ferramenta disponibilizada na internet para publicações de histórias, as mesmas trabalharam a produção textual, a leitura e ilustrações que se encontram disponíveis no site da Cast Universal Design for Learning (UDL) denominado Book Buikder. Neste estudo foram aplicados alguns métodos característicos da investigação: inquérito por entrevista, inquérito por questionários, análise de registos e análise documental. A análise dos dados obtidos permitiu concluir que nem sempre as TIC estão presentes nas práticas lectivas dos/as docentes. No entanto, neste relatório, estão relatadas algumas práticas em que as TIC são utilizadas numa perspectiva de interdisciplinaridade de forma a contribuir para que as crianças desenvolvam competências relevantes ao seu desenvolvimento cognitivo. Por tudo isso, é importante que os professores, enquanto catalisadores da Sociedade do Conhecimento, vejam as TIC, integradas no currículo, como ferramentas cognitivas e com potencialidade, mediante a sua utilização, para o desenvolvimento de competências nos/as alunos/as. Neste relatório procurou-se reflectir sobre os aspectos negativos e positivos com a apresentação de possíveis reformulações. Nas práticas procurou-se que as crianças fossem produtoras de informação, com responsabilidade. Assim, desejou-se proporcionar um ambiente de aprendizagem activa e significativa, onde os/as alunos/as se pudessem sentir como parte integrante na construção do seu conhecimento.ABSTRACT: The main aim of the following teacher training report, written as established by the Diário da República, 1ª Série, nº 38 de 22 de Fevereiro de 2007, is to present the result of the work developed during the training in the Preschool and Elementary School, as required by Práticas Supervisionadas I e II do Mestrado em Educação do Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. In this document there will be an analysis and a reflection on a new teaching approach as well as options made during both moments of the teacher training process, looking forward to establish a relation between the work developed with Preschoolers and Elementary School students. Both analysis and reflection will be well explained as a way to show the truth behind what is being said. During teacher training, we conducted a study on the use of new technologies among young learners. That study was based on the use of new technologies (Information and Communication Technologies) in the teaching process and on how it contributes for the development of skills in students. At a certain moment, as a way to develop writing skills, a 3rd Form Class (class where the teacher training process took place) was asked to write a series of stories with and without the use of the computer. As a way to let children show their work as creative individual authors and to let them experience a different tool, available on the internet, to publish their stories and at the same time develop writing, reading and drawing skills, students were presented with the web site Cast Universal Design for Learning (UDL) known as Book Builder. Some investigation techniques were also used during the study, such as: inquiry throughout interview, inquiry throughout lists of questions, log analysis, and document analysis, The results showed that new Technologies aren’t always used in class by most teachers during the teaching process. However, in this report, some ideas on how to use new technologies in order to promote innovation in the classroom have been mentioned, with the perspective of an interaction among the different subjects and to help children develop skills relevant to their cognitive development. Therefore, it is important that teachers, as promoters of the Knowledge Society, see the use of new information and communication technologies as part of the curriculum, as a way to promote innovation which will lead to the development of skills among students. In this report, there was an effort to identify some negative and some positive aspects in the teaching process and for that, some possible adjustments for the future. During the process of teacher training the main goal was to let children promote their learning with responsibility. This way, there was an effort to promote an environment of active and significant learning so that students feel that they are a very important part in the building up of their knowledge.Castanho, Maria da Graça BorgesGomes, CarlosRepositório da Universidade dos AçoresPinto, Maria Helena Moreira2011-09-28T14:43:47Z2011-07-062011-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1212porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:28:52Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:06.196359Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção educativa no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: reflexão sobre as práticas e estudo exploratório : o uso do computador no desenvolvimento de competências das crianças |
title |
Intervenção educativa no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: reflexão sobre as práticas e estudo exploratório : o uso do computador no desenvolvimento de competências das crianças |
spellingShingle |
Intervenção educativa no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: reflexão sobre as práticas e estudo exploratório : o uso do computador no desenvolvimento de competências das crianças Pinto, Maria Helena Moreira Computador Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º ciclo) Prática Educativa Tecnologias da Informação e Comunicação |
title_short |
Intervenção educativa no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: reflexão sobre as práticas e estudo exploratório : o uso do computador no desenvolvimento de competências das crianças |
title_full |
Intervenção educativa no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: reflexão sobre as práticas e estudo exploratório : o uso do computador no desenvolvimento de competências das crianças |
title_fullStr |
Intervenção educativa no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: reflexão sobre as práticas e estudo exploratório : o uso do computador no desenvolvimento de competências das crianças |
title_full_unstemmed |
Intervenção educativa no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: reflexão sobre as práticas e estudo exploratório : o uso do computador no desenvolvimento de competências das crianças |
title_sort |
Intervenção educativa no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: reflexão sobre as práticas e estudo exploratório : o uso do computador no desenvolvimento de competências das crianças |
author |
Pinto, Maria Helena Moreira |
author_facet |
Pinto, Maria Helena Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castanho, Maria da Graça Borges Gomes, Carlos Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Maria Helena Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computador Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º ciclo) Prática Educativa Tecnologias da Informação e Comunicação |
topic |
Computador Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º ciclo) Prática Educativa Tecnologias da Informação e Comunicação |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-28T14:43:47Z 2011-07-06 2011-07-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/1212 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/1212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130685977395200 |