O Conto: Contributos Para a Aprendizagem da Leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Filipa Isabel Sousa Pereira dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/645
Resumo: O conto constitui um importante elemento na construção da personalidade e da imaginação da criança. Se o conto tradicional, com cariz de transmissão oral (ou não), pretende transmitir e perpetuar a memória e a consciência colectiva de uma determinada sociedade, já o conto literário contemporâneo deixa à criança a liberdade de imaginar e sonhar, levantar hipóteses e questões. É indubitável a importância destes dois no crescimento da criança. Ouvir, contar, ler histórias são elementos tão próprios à infância como o acto de aprender a falar. Neste estudo, demonstramos que a aquisição da leitura, quando baseada nos contos, favorece a compreensão dos textos desde, muito cedo, e assim promove a aprendizagem e consolidação da mesma. Uma leitura repleta de sentido fomenta a evolução do acto de ler e o crescimento intelectual e cultural da criança. Se se aprende a falar emitindo palavras e construindo frases repletas de sentido, deverá optar-se pela mesma metodologia no ensino / aprendizagem da leitura.
id RCAP_d3372cab69dd6e3ef95751669c5e2e2c
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/645
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Conto: Contributos Para a Aprendizagem da LeituraO conto constitui um importante elemento na construção da personalidade e da imaginação da criança. Se o conto tradicional, com cariz de transmissão oral (ou não), pretende transmitir e perpetuar a memória e a consciência colectiva de uma determinada sociedade, já o conto literário contemporâneo deixa à criança a liberdade de imaginar e sonhar, levantar hipóteses e questões. É indubitável a importância destes dois no crescimento da criança. Ouvir, contar, ler histórias são elementos tão próprios à infância como o acto de aprender a falar. Neste estudo, demonstramos que a aquisição da leitura, quando baseada nos contos, favorece a compreensão dos textos desde, muito cedo, e assim promove a aprendizagem e consolidação da mesma. Uma leitura repleta de sentido fomenta a evolução do acto de ler e o crescimento intelectual e cultural da criança. Se se aprende a falar emitindo palavras e construindo frases repletas de sentido, deverá optar-se pela mesma metodologia no ensino / aprendizagem da leitura.Tales represent an important element in children personality construction and imagination. The classic tale, orally transmitted (or not), intends to communicate and perpetuate the memory and collective consciousness of a certain culture, but contemporary literary tales allow children to imagine and dream, make questions and suppositions. Both are, without a doubt, very important for children. Listening, telling and reading stories are proper to childhood, as well as learning to speak. In this study, we demonstrate that getting reading skills thanks to tales awakes an early comprehension of texts, and promote the learning and consolidation of reading skills. A meaningful reading has consequences on the reading skills and children’s intellectual and cultural growth. As we learn to speak with words and meaningful sentences, why shouldn’t we choose the same method in reading teaching/learning?2011-10-04T11:01:47Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/645porSantos, Filipa Isabel Sousa Pereira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:27Zoai:repositorio.utad.pt:10348/645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:28.461578Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Conto: Contributos Para a Aprendizagem da Leitura
title O Conto: Contributos Para a Aprendizagem da Leitura
spellingShingle O Conto: Contributos Para a Aprendizagem da Leitura
Santos, Filipa Isabel Sousa Pereira dos
title_short O Conto: Contributos Para a Aprendizagem da Leitura
title_full O Conto: Contributos Para a Aprendizagem da Leitura
title_fullStr O Conto: Contributos Para a Aprendizagem da Leitura
title_full_unstemmed O Conto: Contributos Para a Aprendizagem da Leitura
title_sort O Conto: Contributos Para a Aprendizagem da Leitura
author Santos, Filipa Isabel Sousa Pereira dos
author_facet Santos, Filipa Isabel Sousa Pereira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Filipa Isabel Sousa Pereira dos
description O conto constitui um importante elemento na construção da personalidade e da imaginação da criança. Se o conto tradicional, com cariz de transmissão oral (ou não), pretende transmitir e perpetuar a memória e a consciência colectiva de uma determinada sociedade, já o conto literário contemporâneo deixa à criança a liberdade de imaginar e sonhar, levantar hipóteses e questões. É indubitável a importância destes dois no crescimento da criança. Ouvir, contar, ler histórias são elementos tão próprios à infância como o acto de aprender a falar. Neste estudo, demonstramos que a aquisição da leitura, quando baseada nos contos, favorece a compreensão dos textos desde, muito cedo, e assim promove a aprendizagem e consolidação da mesma. Uma leitura repleta de sentido fomenta a evolução do acto de ler e o crescimento intelectual e cultural da criança. Se se aprende a falar emitindo palavras e construindo frases repletas de sentido, deverá optar-se pela mesma metodologia no ensino / aprendizagem da leitura.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-10-04T11:01:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/645
url http://hdl.handle.net/10348/645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137098551263232