Desenvolvimento de uma ferramenta estratégica: plano de marketing da marca Artipol® - Artes Gráficas, Lda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Joana Gonçalves Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/30112
Resumo: Atualmente o mercado enfrenta novos desafios na ótica dos clientes, uma vez que estes têm expetativas muito elevadas, que se traduzem na exigência de resposta célere e na intransigência a promessas vazias das marcas. Estas exigências resultam da difusão da informação, que por sua vez torna os clientes mais informados, mais participativos e mais intransigentes. Assim, esta alteração de comportamento implica redesenhar a gestão estratégica das marcas, ao nível do serviço ao cliente. Perante estes novos desafios, a pertinência em desenvolver uma ferramenta estratégica intitulada plano de marketing impera. Enquadrado nesta premissa resulta a iniciativa deste estágio curricular na marca Artipol® – Artes Gráficas, Lda., uma gráfica portuguesa com mais de 40 anos de experiência na produção de livros, embalagens e trabalhos no âmbito da comunicação empresarial. O principal objetivo é apresentar uma proposta de plano de marketing, sendo que este tem como desígnio criar linhas orientadoras, no sentido de se definirem estratégias concretas que vão ao encontro dos objetivos da marca. Nomeadamente ao nível da projeção e do reconhecimento, a fim de granjear e fidelizar mais clientes que contribuam para aumentar o volume de faturação da mesma. Pretende-se, através desta ferramenta, determinar as ações estratégicas da marca em diversas áreas: gestão estratégica, comunicação, responsabilidade social, publicidade, entre outras. Para responder ao objetivo proposto realizam-se diversas análises (concorrência, clientes, SWOT, etc.), recorrendo a fontes internas e externas, cujos resultados são as orientações a ter na implementação das ações estratégicas. A sua implementação pode implicar a alteração de mudanças estruturantes na gestão estratégica da marca. Este plano de marketing fomenta uma implementação da comunicação integrada de marketing (CIM), ao qual se acrescenta a captação e a fidelização de clientes.
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