Desenvolvimento de uma ferramenta estratégica: plano de marketing da marca Artipol® - Artes Gráficas, Lda.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/30112 |
Resumo: | Atualmente o mercado enfrenta novos desafios na ótica dos clientes, uma vez que estes têm expetativas muito elevadas, que se traduzem na exigência de resposta célere e na intransigência a promessas vazias das marcas. Estas exigências resultam da difusão da informação, que por sua vez torna os clientes mais informados, mais participativos e mais intransigentes. Assim, esta alteração de comportamento implica redesenhar a gestão estratégica das marcas, ao nível do serviço ao cliente. Perante estes novos desafios, a pertinência em desenvolver uma ferramenta estratégica intitulada plano de marketing impera. Enquadrado nesta premissa resulta a iniciativa deste estágio curricular na marca Artipol® – Artes Gráficas, Lda., uma gráfica portuguesa com mais de 40 anos de experiência na produção de livros, embalagens e trabalhos no âmbito da comunicação empresarial. O principal objetivo é apresentar uma proposta de plano de marketing, sendo que este tem como desígnio criar linhas orientadoras, no sentido de se definirem estratégias concretas que vão ao encontro dos objetivos da marca. Nomeadamente ao nível da projeção e do reconhecimento, a fim de granjear e fidelizar mais clientes que contribuam para aumentar o volume de faturação da mesma. Pretende-se, através desta ferramenta, determinar as ações estratégicas da marca em diversas áreas: gestão estratégica, comunicação, responsabilidade social, publicidade, entre outras. Para responder ao objetivo proposto realizam-se diversas análises (concorrência, clientes, SWOT, etc.), recorrendo a fontes internas e externas, cujos resultados são as orientações a ter na implementação das ações estratégicas. A sua implementação pode implicar a alteração de mudanças estruturantes na gestão estratégica da marca. Este plano de marketing fomenta uma implementação da comunicação integrada de marketing (CIM), ao qual se acrescenta a captação e a fidelização de clientes. |
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Desenvolvimento de uma ferramenta estratégica: plano de marketing da marca Artipol® - Artes Gráficas, Lda.MarketingPlano de MarketingGestão estratégicaComunicação e NotoriedadeAtualmente o mercado enfrenta novos desafios na ótica dos clientes, uma vez que estes têm expetativas muito elevadas, que se traduzem na exigência de resposta célere e na intransigência a promessas vazias das marcas. Estas exigências resultam da difusão da informação, que por sua vez torna os clientes mais informados, mais participativos e mais intransigentes. Assim, esta alteração de comportamento implica redesenhar a gestão estratégica das marcas, ao nível do serviço ao cliente. Perante estes novos desafios, a pertinência em desenvolver uma ferramenta estratégica intitulada plano de marketing impera. Enquadrado nesta premissa resulta a iniciativa deste estágio curricular na marca Artipol® – Artes Gráficas, Lda., uma gráfica portuguesa com mais de 40 anos de experiência na produção de livros, embalagens e trabalhos no âmbito da comunicação empresarial. O principal objetivo é apresentar uma proposta de plano de marketing, sendo que este tem como desígnio criar linhas orientadoras, no sentido de se definirem estratégias concretas que vão ao encontro dos objetivos da marca. Nomeadamente ao nível da projeção e do reconhecimento, a fim de granjear e fidelizar mais clientes que contribuam para aumentar o volume de faturação da mesma. Pretende-se, através desta ferramenta, determinar as ações estratégicas da marca em diversas áreas: gestão estratégica, comunicação, responsabilidade social, publicidade, entre outras. Para responder ao objetivo proposto realizam-se diversas análises (concorrência, clientes, SWOT, etc.), recorrendo a fontes internas e externas, cujos resultados são as orientações a ter na implementação das ações estratégicas. A sua implementação pode implicar a alteração de mudanças estruturantes na gestão estratégica da marca. Este plano de marketing fomenta uma implementação da comunicação integrada de marketing (CIM), ao qual se acrescenta a captação e a fidelização de clientes.Currently the market faces new challenges from the perspective of customers, since these have very high expectations, which translate into the requirement of rapid response and intransigence to empty promises of brands. These requirements result from the diffusion of the information, which in turn makes the clients more informed, more participatory and more intransigent.Thus, this change in behavior implies redesigning the strategic management of brands, at the level of customer service. Faced with these new challenges, the pertinence in developing a strategic tool called marketing plan prevails. Under this premise is the initiative of this curricular stage in the company Artipol® - Artes Gráficas, Lda., A Portuguese graphic brand with more than 40 years of experience in the production of books, packaging and work in the field of business communication. The main objective is to present a proposal for a marketing plan, the purpose of which is to create guidelines to define concrete strategies that meet the objectives of the brand. Especially at the level of projection and recognition, in order to earn and retain more customers that contribute to increase the billing volume of the same. Through this tool, it is intended to determine the strategic actions of the brand in several areas: strategic management, communication, social responsibility, advertising and among others. In order to respond to the proposed objective, several analyzes (competition, clients, SWOT, etc.) are carried out, using internal and external sources, whose results are the orientations to be taken in the implementation of the strategic actions. Its implementation can imply the change of structuring changes in the strategic management of the brand. This marketing plan promotes an integrated marketing communication implementation, which adds customer acquisition and loyalty.2021-07-18T00:00:00Z2019-07-15T00:00:00Z2019-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30112porNogueira, Joana Gonçalves Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:58:14Zoai:ria.ua.pt:10773/30112Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:18.318560Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Atualmente o mercado enfrenta novos desafios na ótica dos clientes, uma vez que estes têm expetativas muito elevadas, que se traduzem na exigência de resposta célere e na intransigência a promessas vazias das marcas. Estas exigências resultam da difusão da informação, que por sua vez torna os clientes mais informados, mais participativos e mais intransigentes. Assim, esta alteração de comportamento implica redesenhar a gestão estratégica das marcas, ao nível do serviço ao cliente. Perante estes novos desafios, a pertinência em desenvolver uma ferramenta estratégica intitulada plano de marketing impera. Enquadrado nesta premissa resulta a iniciativa deste estágio curricular na marca Artipol® – Artes Gráficas, Lda., uma gráfica portuguesa com mais de 40 anos de experiência na produção de livros, embalagens e trabalhos no âmbito da comunicação empresarial. O principal objetivo é apresentar uma proposta de plano de marketing, sendo que este tem como desígnio criar linhas orientadoras, no sentido de se definirem estratégias concretas que vão ao encontro dos objetivos da marca. Nomeadamente ao nível da projeção e do reconhecimento, a fim de granjear e fidelizar mais clientes que contribuam para aumentar o volume de faturação da mesma. Pretende-se, através desta ferramenta, determinar as ações estratégicas da marca em diversas áreas: gestão estratégica, comunicação, responsabilidade social, publicidade, entre outras. Para responder ao objetivo proposto realizam-se diversas análises (concorrência, clientes, SWOT, etc.), recorrendo a fontes internas e externas, cujos resultados são as orientações a ter na implementação das ações estratégicas. A sua implementação pode implicar a alteração de mudanças estruturantes na gestão estratégica da marca. Este plano de marketing fomenta uma implementação da comunicação integrada de marketing (CIM), ao qual se acrescenta a captação e a fidelização de clientes. |
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