Prática educativa: uma fase de crescimento profissional e pessoal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Rute das Neves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18457
Resumo: Este relatório de estágio foi escrito no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos, inserida no mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório tem como objetivo apresentar de forma fundamentada e refletida as minhas experiências práticas no âmbito da intervenção educativa em contexto de prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo, bem como uma investigação realizada durante esse período. O estágio permitiu desenvolver em simultâneo duas componentes de trabalho que serão apresentadas neste relatório, sendo uma teórica e a outra prática. A parte prática, que se refere à ação, divide-se em dois capítulo referentes ao 1.º e ao 2.º Ciclo respetivamente. O primeiro capítulo deste relatório trata sobre o tema “Emoções na sala de aula”. É composto por uma parte de estudo teórico de conceitos e teorias de alguns autores que realizaram estudos nesta área e uma segunda fase experimental. São descritos, aí, os meios utilizados na fase de observação direta nas escolas e recolha de dados sobre a forma como as emoções são atualmente trabalhadas nas escolas e a importância que é dada à sua exploração em contexto de sala de aula de 1.º e 2.º Ciclo. A segunda parte do relatório é centrada nas práticas educativas da mestranda ao longo do estágio numa escola de 1.º Ciclo. Neste capítulo é feita uma breve apresentação da escola em que foi realizado o estágio bem como do Agrupamento em que esta estava inserido. É ainda apresentada uma reflexão das aulas a que a mestranda teve oportunidade de assistir da professora cooperante. Em seguida, são, ainda, apresentadas as práticas utilizadas bem como a sua fundamentação pedagógica. De entre as práticas das aulas foram escolhidas duas atividades que se destacaram, sendo estas denominadas de Experiências-chave. E estas estão relacionadas com a investigação das emoções na sala de aula. Na última parte deste capítulo é ainda feita uma reflexão geral em torno do itinerário de formação do 1º Ciclo. O terceiro capítulo é dedicado à fase de estágio em 2.º Ciclo do Ensino Básico e às turmas em que este se desenrolou. Neste, são apresentadas as práticas educativas levadas a cabo nas disciplinas de Português, Matemática, Ciências Naturais bem como História e Geografia de Portugal. As práticas de estágio nas quatro áreas do saber serão fundamentadas e posteriormente refletidas.
id RCAP_d41d93c5fa41ca3548ae36a3bbd9f72c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18457
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática educativa: uma fase de crescimento profissional e pessoalPráticas EducativasEmoções na Sala de AulaFundamentaçãoReflexãoEste relatório de estágio foi escrito no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos, inserida no mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório tem como objetivo apresentar de forma fundamentada e refletida as minhas experiências práticas no âmbito da intervenção educativa em contexto de prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo, bem como uma investigação realizada durante esse período. O estágio permitiu desenvolver em simultâneo duas componentes de trabalho que serão apresentadas neste relatório, sendo uma teórica e a outra prática. A parte prática, que se refere à ação, divide-se em dois capítulo referentes ao 1.º e ao 2.º Ciclo respetivamente. O primeiro capítulo deste relatório trata sobre o tema “Emoções na sala de aula”. É composto por uma parte de estudo teórico de conceitos e teorias de alguns autores que realizaram estudos nesta área e uma segunda fase experimental. São descritos, aí, os meios utilizados na fase de observação direta nas escolas e recolha de dados sobre a forma como as emoções são atualmente trabalhadas nas escolas e a importância que é dada à sua exploração em contexto de sala de aula de 1.º e 2.º Ciclo. A segunda parte do relatório é centrada nas práticas educativas da mestranda ao longo do estágio numa escola de 1.º Ciclo. Neste capítulo é feita uma breve apresentação da escola em que foi realizado o estágio bem como do Agrupamento em que esta estava inserido. É ainda apresentada uma reflexão das aulas a que a mestranda teve oportunidade de assistir da professora cooperante. Em seguida, são, ainda, apresentadas as práticas utilizadas bem como a sua fundamentação pedagógica. De entre as práticas das aulas foram escolhidas duas atividades que se destacaram, sendo estas denominadas de Experiências-chave. E estas estão relacionadas com a investigação das emoções na sala de aula. Na última parte deste capítulo é ainda feita uma reflexão geral em torno do itinerário de formação do 1º Ciclo. O terceiro capítulo é dedicado à fase de estágio em 2.º Ciclo do Ensino Básico e às turmas em que este se desenrolou. Neste, são apresentadas as práticas educativas levadas a cabo nas disciplinas de Português, Matemática, Ciências Naturais bem como História e Geografia de Portugal. As práticas de estágio nas quatro áreas do saber serão fundamentadas e posteriormente refletidas.Xavier, Lola Geraldes, 1973-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Repositório ComumFrancisco, Rute das Neves2017-05-31T10:56:48Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18457201697556porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:58Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:48.939966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática educativa: uma fase de crescimento profissional e pessoal
title Prática educativa: uma fase de crescimento profissional e pessoal
spellingShingle Prática educativa: uma fase de crescimento profissional e pessoal
Francisco, Rute das Neves
Práticas Educativas
Emoções na Sala de Aula
Fundamentação
Reflexão
title_short Prática educativa: uma fase de crescimento profissional e pessoal
title_full Prática educativa: uma fase de crescimento profissional e pessoal
title_fullStr Prática educativa: uma fase de crescimento profissional e pessoal
title_full_unstemmed Prática educativa: uma fase de crescimento profissional e pessoal
title_sort Prática educativa: uma fase de crescimento profissional e pessoal
author Francisco, Rute das Neves
author_facet Francisco, Rute das Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Xavier, Lola Geraldes, 1973-
Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Rute das Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Educativas
Emoções na Sala de Aula
Fundamentação
Reflexão
topic Práticas Educativas
Emoções na Sala de Aula
Fundamentação
Reflexão
description Este relatório de estágio foi escrito no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos, inserida no mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório tem como objetivo apresentar de forma fundamentada e refletida as minhas experiências práticas no âmbito da intervenção educativa em contexto de prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo, bem como uma investigação realizada durante esse período. O estágio permitiu desenvolver em simultâneo duas componentes de trabalho que serão apresentadas neste relatório, sendo uma teórica e a outra prática. A parte prática, que se refere à ação, divide-se em dois capítulo referentes ao 1.º e ao 2.º Ciclo respetivamente. O primeiro capítulo deste relatório trata sobre o tema “Emoções na sala de aula”. É composto por uma parte de estudo teórico de conceitos e teorias de alguns autores que realizaram estudos nesta área e uma segunda fase experimental. São descritos, aí, os meios utilizados na fase de observação direta nas escolas e recolha de dados sobre a forma como as emoções são atualmente trabalhadas nas escolas e a importância que é dada à sua exploração em contexto de sala de aula de 1.º e 2.º Ciclo. A segunda parte do relatório é centrada nas práticas educativas da mestranda ao longo do estágio numa escola de 1.º Ciclo. Neste capítulo é feita uma breve apresentação da escola em que foi realizado o estágio bem como do Agrupamento em que esta estava inserido. É ainda apresentada uma reflexão das aulas a que a mestranda teve oportunidade de assistir da professora cooperante. Em seguida, são, ainda, apresentadas as práticas utilizadas bem como a sua fundamentação pedagógica. De entre as práticas das aulas foram escolhidas duas atividades que se destacaram, sendo estas denominadas de Experiências-chave. E estas estão relacionadas com a investigação das emoções na sala de aula. Na última parte deste capítulo é ainda feita uma reflexão geral em torno do itinerário de formação do 1º Ciclo. O terceiro capítulo é dedicado à fase de estágio em 2.º Ciclo do Ensino Básico e às turmas em que este se desenrolou. Neste, são apresentadas as práticas educativas levadas a cabo nas disciplinas de Português, Matemática, Ciências Naturais bem como História e Geografia de Portugal. As práticas de estágio nas quatro áreas do saber serão fundamentadas e posteriormente refletidas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-31T10:56:48Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18457
201697556
url http://hdl.handle.net/10400.26/18457
identifier_str_mv 201697556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130022759366656