Prática educativa: uma fase de crescimento profissional e pessoal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18457 |
Resumo: | Este relatório de estágio foi escrito no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa de 1.º e 2.º Ciclos, inserida no mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório tem como objetivo apresentar de forma fundamentada e refletida as minhas experiências práticas no âmbito da intervenção educativa em contexto de prática de ensino supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo, bem como uma investigação realizada durante esse período. O estágio permitiu desenvolver em simultâneo duas componentes de trabalho que serão apresentadas neste relatório, sendo uma teórica e a outra prática. A parte prática, que se refere à ação, divide-se em dois capítulo referentes ao 1.º e ao 2.º Ciclo respetivamente. O primeiro capítulo deste relatório trata sobre o tema “Emoções na sala de aula”. É composto por uma parte de estudo teórico de conceitos e teorias de alguns autores que realizaram estudos nesta área e uma segunda fase experimental. São descritos, aí, os meios utilizados na fase de observação direta nas escolas e recolha de dados sobre a forma como as emoções são atualmente trabalhadas nas escolas e a importância que é dada à sua exploração em contexto de sala de aula de 1.º e 2.º Ciclo. A segunda parte do relatório é centrada nas práticas educativas da mestranda ao longo do estágio numa escola de 1.º Ciclo. Neste capítulo é feita uma breve apresentação da escola em que foi realizado o estágio bem como do Agrupamento em que esta estava inserido. É ainda apresentada uma reflexão das aulas a que a mestranda teve oportunidade de assistir da professora cooperante. Em seguida, são, ainda, apresentadas as práticas utilizadas bem como a sua fundamentação pedagógica. De entre as práticas das aulas foram escolhidas duas atividades que se destacaram, sendo estas denominadas de Experiências-chave. E estas estão relacionadas com a investigação das emoções na sala de aula. Na última parte deste capítulo é ainda feita uma reflexão geral em torno do itinerário de formação do 1º Ciclo. O terceiro capítulo é dedicado à fase de estágio em 2.º Ciclo do Ensino Básico e às turmas em que este se desenrolou. Neste, são apresentadas as práticas educativas levadas a cabo nas disciplinas de Português, Matemática, Ciências Naturais bem como História e Geografia de Portugal. As práticas de estágio nas quatro áreas do saber serão fundamentadas e posteriormente refletidas. |
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