O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44874 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio insere-se na unidade curricular de Estágio Pedagógico referente ao segundo ano de Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Piaget. Para a sua realização, foram essenciais os conhecimentos adquiridos ao longo de toda a formação académica até ao respetivo estágio, para que as atividades fossem executadas de forma coerente e precisa, nomeadamente na lecionação da disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar. Este relatório pretende expor, examinar e compreender o procedimento pedagógico ao longo do ano letivo. Tem como finalidade dar a conhecer e demonstrar as ocorrências vividas e assinalar o contexto envolvente da ação. O estágio pedagógico foi realizado no ano letivo 2021/2022 e ainda o acompanhamento do Desporto Escolar, tendo como local de estágio a Escola Secundária de Pinhal Novo, junto a uma turmas de 7º e outra de 10º ano. O primeiro capítulo faz referência à contextualização da prática desenvolvida, onde é feito um enquadramento pessoal, expostas as expetativas iniciais e apresentada a caraterização do contexto. O segundo é dedicado à análise reflexiva da prática pedagógica, onde constam o planeamento, realização, procedimentos de avaliação, organização e gestão escolar, projetos e parcerias, questões dilemáticas e atitude ético-profissional. O terceiro e último capítulo retrata o aprofundamento de um tema/problema contextualizado, intitulado “O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pandemia covid-19”. A escolha deste estudo prendeu-se com o facto de estarmos num período de pandemia, o que veio prejudicar ainda mais os hábitos desportivos dos jovens e, nesse sentido, quisemos perceber o efeito das aulas de Educação Física na aptidão aeróbia dos alunos. As variáveis de aptidão física avaliadas foram a aptidão cardiorrespiratória (teste de vaivém), a força superior (flexões dos membros superiores), força média (abdominais), e a força inferior (salto horizontal). O presente estudo integrou 20 estudantes do 7º ano e 21 estudantes do 10º ano de escolaridade, de ambos os sexos. Os resultados obtidos demonstraram ganhos na força ao nível superior, i.e. flexões de braços, dos participantes no estudo. O estágio pedagógico é o fim desta etapa escolar, que nos abre portas para o mundo profissional, mundo este onde vamos poder pôr em prática tudo o que aprendemos durantes estes dois anos e neste caso, o sentimento com que fico é o de dever cumprido. |
id |
RCAP_fb4b4db7e95dd408b38d27c9a23ceba1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44874 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19Estágio pedagógicoPrática pedagógicaEducação físicaAptidão físicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio insere-se na unidade curricular de Estágio Pedagógico referente ao segundo ano de Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Piaget. Para a sua realização, foram essenciais os conhecimentos adquiridos ao longo de toda a formação académica até ao respetivo estágio, para que as atividades fossem executadas de forma coerente e precisa, nomeadamente na lecionação da disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar. Este relatório pretende expor, examinar e compreender o procedimento pedagógico ao longo do ano letivo. Tem como finalidade dar a conhecer e demonstrar as ocorrências vividas e assinalar o contexto envolvente da ação. O estágio pedagógico foi realizado no ano letivo 2021/2022 e ainda o acompanhamento do Desporto Escolar, tendo como local de estágio a Escola Secundária de Pinhal Novo, junto a uma turmas de 7º e outra de 10º ano. O primeiro capítulo faz referência à contextualização da prática desenvolvida, onde é feito um enquadramento pessoal, expostas as expetativas iniciais e apresentada a caraterização do contexto. O segundo é dedicado à análise reflexiva da prática pedagógica, onde constam o planeamento, realização, procedimentos de avaliação, organização e gestão escolar, projetos e parcerias, questões dilemáticas e atitude ético-profissional. O terceiro e último capítulo retrata o aprofundamento de um tema/problema contextualizado, intitulado “O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pandemia covid-19”. A escolha deste estudo prendeu-se com o facto de estarmos num período de pandemia, o que veio prejudicar ainda mais os hábitos desportivos dos jovens e, nesse sentido, quisemos perceber o efeito das aulas de Educação Física na aptidão aeróbia dos alunos. As variáveis de aptidão física avaliadas foram a aptidão cardiorrespiratória (teste de vaivém), a força superior (flexões dos membros superiores), força média (abdominais), e a força inferior (salto horizontal). O presente estudo integrou 20 estudantes do 7º ano e 21 estudantes do 10º ano de escolaridade, de ambos os sexos. Os resultados obtidos demonstraram ganhos na força ao nível superior, i.e. flexões de braços, dos participantes no estudo. O estágio pedagógico é o fim desta etapa escolar, que nos abre portas para o mundo profissional, mundo este onde vamos poder pôr em prática tudo o que aprendemos durantes estes dois anos e neste caso, o sentimento com que fico é o de dever cumprido.Rebolo, Maria AmáliaRepositório ComumRibeiro, Mark2023-05-25T11:34:09Z2023-03-142023-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44874TID:203303148porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:21:17Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:27.961115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19 |
title |
O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19 |
spellingShingle |
O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19 Ribeiro, Mark Estágio pedagógico Prática pedagógica Educação física Aptidão física Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19 |
title_full |
O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19 |
title_fullStr |
O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19 |
title_full_unstemmed |
O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19 |
title_sort |
O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19 |
author |
Ribeiro, Mark |
author_facet |
Ribeiro, Mark |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rebolo, Maria Amália Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Mark |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Prática pedagógica Educação física Aptidão física Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio pedagógico Prática pedagógica Educação física Aptidão física Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório de Estágio insere-se na unidade curricular de Estágio Pedagógico referente ao segundo ano de Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Piaget. Para a sua realização, foram essenciais os conhecimentos adquiridos ao longo de toda a formação académica até ao respetivo estágio, para que as atividades fossem executadas de forma coerente e precisa, nomeadamente na lecionação da disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar. Este relatório pretende expor, examinar e compreender o procedimento pedagógico ao longo do ano letivo. Tem como finalidade dar a conhecer e demonstrar as ocorrências vividas e assinalar o contexto envolvente da ação. O estágio pedagógico foi realizado no ano letivo 2021/2022 e ainda o acompanhamento do Desporto Escolar, tendo como local de estágio a Escola Secundária de Pinhal Novo, junto a uma turmas de 7º e outra de 10º ano. O primeiro capítulo faz referência à contextualização da prática desenvolvida, onde é feito um enquadramento pessoal, expostas as expetativas iniciais e apresentada a caraterização do contexto. O segundo é dedicado à análise reflexiva da prática pedagógica, onde constam o planeamento, realização, procedimentos de avaliação, organização e gestão escolar, projetos e parcerias, questões dilemáticas e atitude ético-profissional. O terceiro e último capítulo retrata o aprofundamento de um tema/problema contextualizado, intitulado “O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pandemia covid-19”. A escolha deste estudo prendeu-se com o facto de estarmos num período de pandemia, o que veio prejudicar ainda mais os hábitos desportivos dos jovens e, nesse sentido, quisemos perceber o efeito das aulas de Educação Física na aptidão aeróbia dos alunos. As variáveis de aptidão física avaliadas foram a aptidão cardiorrespiratória (teste de vaivém), a força superior (flexões dos membros superiores), força média (abdominais), e a força inferior (salto horizontal). O presente estudo integrou 20 estudantes do 7º ano e 21 estudantes do 10º ano de escolaridade, de ambos os sexos. Os resultados obtidos demonstraram ganhos na força ao nível superior, i.e. flexões de braços, dos participantes no estudo. O estágio pedagógico é o fim desta etapa escolar, que nos abre portas para o mundo profissional, mundo este onde vamos poder pôr em prática tudo o que aprendemos durantes estes dois anos e neste caso, o sentimento com que fico é o de dever cumprido. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-25T11:34:09Z 2023-03-14 2023-03-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/44874 TID:203303148 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/44874 |
identifier_str_mv |
TID:203303148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918763085824 |