Plano de marketing para PME no sector do agro-negócio: o caso da queijaria Carraça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carraça, Nicole de Fátima Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/21784
Resumo: Este trabalho de projeto consiste na elaboração de um Plano de Marketing para uma microempresa do ramo agroalimentar – Queijaria Carraça. Com este visa-se mostrar a importância da adoção do marketing e do plano de marketing para empresas de menor dimensão, como a empresa objeto de estudo. O trabalho inicia-se com uma revisão teórica acerca dos temas Planeamento de Marketing, Marketing na PME e Agronegócio de forma a sustentar teoricamente o projeto. Em termos de metodologia do Trabalho de Projeto recorre-se à abordagem qualitativa com recurso aos métodos de pesquisa exploratória e de observação. A este nível adaptou-se uma estrutura de plano de Marketing a ser seguida no desenvolvimento do projeto, neste sentido adaptou-se as perspetivas dos vários autores consultados, de forma a melhor responder às necessidades e dimensão da empresa. Por fim elaborou-se o plano de forma adequada à realidade da empresa e com o objetivo de proporcionar crescimento à mesma. Recomenda-se que a empresa em estudo não descure o planeamento e encare o marketing como uma área fulcral, devendo avançar com o plano proposto; Abstract: Marketing Plan for SME in Agribusiness sector: The Case of Queijaria Carraça This project work consists in the elaboration of a Marketing plan for a micro-enterprise of the agro-alimentary branch – Queijaria Carraça. This aims to show the importance of adopting marketing and marketing plan for smaller enterprises, such as the company object of study. The work begins with a theoretical review of the themes of marketing plan, marketing in SMEs and agribusiness in order to theoretically sustain the project. In terms of methodology of the project work, the qualitative approach is applied to the methods of exploratory research and observation. At this level, a Marketing plan structure to be followed in the development of the project was adapted to the perspectives of the various authors consulted, in order to better respond to the needs and size of the company. Finally, the plan was devised adequately for the company's reality and with the aim of providing growth. It is recommended that the company in the study does not neglect the planning and face marketing as a focal area, and should proceed with the proposed plan.
id RCAP_d4f516a6e855578b9b21992aacac1c62
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/21784
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing para PME no sector do agro-negócio: o caso da queijaria CarraçaPlano de marketingPMEAgroalimentarQueijariaMarketing planSMEAgri-foodCheese factoryEste trabalho de projeto consiste na elaboração de um Plano de Marketing para uma microempresa do ramo agroalimentar – Queijaria Carraça. Com este visa-se mostrar a importância da adoção do marketing e do plano de marketing para empresas de menor dimensão, como a empresa objeto de estudo. O trabalho inicia-se com uma revisão teórica acerca dos temas Planeamento de Marketing, Marketing na PME e Agronegócio de forma a sustentar teoricamente o projeto. Em termos de metodologia do Trabalho de Projeto recorre-se à abordagem qualitativa com recurso aos métodos de pesquisa exploratória e de observação. A este nível adaptou-se uma estrutura de plano de Marketing a ser seguida no desenvolvimento do projeto, neste sentido adaptou-se as perspetivas dos vários autores consultados, de forma a melhor responder às necessidades e dimensão da empresa. Por fim elaborou-se o plano de forma adequada à realidade da empresa e com o objetivo de proporcionar crescimento à mesma. Recomenda-se que a empresa em estudo não descure o planeamento e encare o marketing como uma área fulcral, devendo avançar com o plano proposto; Abstract: Marketing Plan for SME in Agribusiness sector: The Case of Queijaria Carraça This project work consists in the elaboration of a Marketing plan for a micro-enterprise of the agro-alimentary branch – Queijaria Carraça. This aims to show the importance of adopting marketing and marketing plan for smaller enterprises, such as the company object of study. The work begins with a theoretical review of the themes of marketing plan, marketing in SMEs and agribusiness in order to theoretically sustain the project. In terms of methodology of the project work, the qualitative approach is applied to the methods of exploratory research and observation. At this level, a Marketing plan structure to be followed in the development of the project was adapted to the perspectives of the various authors consulted, in order to better respond to the needs and size of the company. Finally, the plan was devised adequately for the company's reality and with the aim of providing growth. It is recommended that the company in the study does not neglect the planning and face marketing as a focal area, and should proceed with the proposed plan.Universidade de Évora2018-01-11T16:57:42Z2018-01-112017-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/21784http://hdl.handle.net/10174/21784TID:201809877porDepartamento de Gestãonicole.carraca21@gmail.com256Carraça, Nicole de Fátima Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:12:47Zoai:dspace.uevora.pt:10174/21784Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:01.969762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing para PME no sector do agro-negócio: o caso da queijaria Carraça
title Plano de marketing para PME no sector do agro-negócio: o caso da queijaria Carraça
spellingShingle Plano de marketing para PME no sector do agro-negócio: o caso da queijaria Carraça
Carraça, Nicole de Fátima Pereira
Plano de marketing
PME
Agroalimentar
Queijaria
Marketing plan
SME
Agri-food
Cheese factory
title_short Plano de marketing para PME no sector do agro-negócio: o caso da queijaria Carraça
title_full Plano de marketing para PME no sector do agro-negócio: o caso da queijaria Carraça
title_fullStr Plano de marketing para PME no sector do agro-negócio: o caso da queijaria Carraça
title_full_unstemmed Plano de marketing para PME no sector do agro-negócio: o caso da queijaria Carraça
title_sort Plano de marketing para PME no sector do agro-negócio: o caso da queijaria Carraça
author Carraça, Nicole de Fátima Pereira
author_facet Carraça, Nicole de Fátima Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carraça, Nicole de Fátima Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de marketing
PME
Agroalimentar
Queijaria
Marketing plan
SME
Agri-food
Cheese factory
topic Plano de marketing
PME
Agroalimentar
Queijaria
Marketing plan
SME
Agri-food
Cheese factory
description Este trabalho de projeto consiste na elaboração de um Plano de Marketing para uma microempresa do ramo agroalimentar – Queijaria Carraça. Com este visa-se mostrar a importância da adoção do marketing e do plano de marketing para empresas de menor dimensão, como a empresa objeto de estudo. O trabalho inicia-se com uma revisão teórica acerca dos temas Planeamento de Marketing, Marketing na PME e Agronegócio de forma a sustentar teoricamente o projeto. Em termos de metodologia do Trabalho de Projeto recorre-se à abordagem qualitativa com recurso aos métodos de pesquisa exploratória e de observação. A este nível adaptou-se uma estrutura de plano de Marketing a ser seguida no desenvolvimento do projeto, neste sentido adaptou-se as perspetivas dos vários autores consultados, de forma a melhor responder às necessidades e dimensão da empresa. Por fim elaborou-se o plano de forma adequada à realidade da empresa e com o objetivo de proporcionar crescimento à mesma. Recomenda-se que a empresa em estudo não descure o planeamento e encare o marketing como uma área fulcral, devendo avançar com o plano proposto; Abstract: Marketing Plan for SME in Agribusiness sector: The Case of Queijaria Carraça This project work consists in the elaboration of a Marketing plan for a micro-enterprise of the agro-alimentary branch – Queijaria Carraça. This aims to show the importance of adopting marketing and marketing plan for smaller enterprises, such as the company object of study. The work begins with a theoretical review of the themes of marketing plan, marketing in SMEs and agribusiness in order to theoretically sustain the project. In terms of methodology of the project work, the qualitative approach is applied to the methods of exploratory research and observation. At this level, a Marketing plan structure to be followed in the development of the project was adapted to the perspectives of the various authors consulted, in order to better respond to the needs and size of the company. Finally, the plan was devised adequately for the company's reality and with the aim of providing growth. It is recommended that the company in the study does not neglect the planning and face marketing as a focal area, and should proceed with the proposed plan.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-30T00:00:00Z
2018-01-11T16:57:42Z
2018-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/21784
http://hdl.handle.net/10174/21784
TID:201809877
url http://hdl.handle.net/10174/21784
identifier_str_mv TID:201809877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
nicole.carraca21@gmail.com
256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136611876732928