Da planificação à avaliação das acções de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/9475 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 |
id |
RCAP_d51483de709ec966ed55e1456210fa69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/9475 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da planificação à avaliação das acções de formaçãoFormação contínua de professoresPlanificação de cursosAvaliação da formaçãoRelatórios de estágio de mestrado - 2013Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013O presente Relatório corresponde à descrição do trabalho que desenvolvi durante o estágio de natureza profissional realizado num Centro de formação de professores da cidade de Lisboa no decorrer do ano lectivo de 2011-2012. Numa primeira fase apresenta a minha participação no trabalho do dia-a-dia no Centro. Tendo tido a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de algumas acções de formação ali promovidas, quis aprofundar os meus conhecimentos sobre como se processava a passagem da planificação da acção até à sua avaliação. A análise de uma acção de formação específica, do ponto de vista da sua planificação e da sua avaliação constituíram-se, assim, no centro de interesse que desenvolvi numa segunda fase do estágio. O trabalho desenvolvido apresentou-se como um estudo exploratório que procurou analisar a coerência dos objectivos face aos conteúdos, a adequação às necessidades dos formandos e em que medida os objectivos propostos no plano foram cumpridos e se foram, na perspectiva dos formandos, adequados às suas necessidades. Foi analisado o plano de formação, foi feita uma observação naturalista de algumas sessões de formação e foi ainda feita a análise dos dados contidos nas fichas de avaliação preenchidas pelos formandos no final da acção de formação. O Relatório termina com as considerações finais, pelas quais é apresentada uma síntese sobre a forma como se planifica e se avalia uma acção de formação, procurando evidenciar aspectos críticos a merecer maior atenção dos formadores de professores.This Report regards the description of the work that I carried out during the professional internship performed in a Teachers Training Centre in Lisbon, which was administered during the school year of 2011-2012. At the beginning it explains my participation in the daily work of the centre. Having had the opportunity to follow up the development of some of the training actions administered there, I sought to improve my knowledge about the process in which the plan is put into action and carried out until the evaluation. The analysis of a specific training action, focused on its planning and evaluation, became then the main concern that I developed in the second stage of the internship. The developed work became a research study that sought to analyse the coherence between goals and contents, the adequacy to the needs of the trainees and the measure in which the goals proposed in the plan were met, and if they were adequate to the needs of the trainees in their own perspective. The training plan was analysed, a naturalist observation was made to some of the training sessions, and a data analysis was carried out regarding the evaluation files filled out by the trainees at the end of the training action. The Report ends with the final considerations, which synthesize the way through which a training action is planned and evaluated, thus seeking to underline the critical points that need greater attention from the teacher trainers.Rodrigues, Ângela, 1948-Repositório da Universidade de LisboaIalá, João, 1985-2013-11-07T15:31:56Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9475TID:201225174porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:41.011001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da planificação à avaliação das acções de formação |
title |
Da planificação à avaliação das acções de formação |
spellingShingle |
Da planificação à avaliação das acções de formação Ialá, João, 1985- Formação contínua de professores Planificação de cursos Avaliação da formação Relatórios de estágio de mestrado - 2013 |
title_short |
Da planificação à avaliação das acções de formação |
title_full |
Da planificação à avaliação das acções de formação |
title_fullStr |
Da planificação à avaliação das acções de formação |
title_full_unstemmed |
Da planificação à avaliação das acções de formação |
title_sort |
Da planificação à avaliação das acções de formação |
author |
Ialá, João, 1985- |
author_facet |
Ialá, João, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Ângela, 1948- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ialá, João, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação contínua de professores Planificação de cursos Avaliação da formação Relatórios de estágio de mestrado - 2013 |
topic |
Formação contínua de professores Planificação de cursos Avaliação da formação Relatórios de estágio de mestrado - 2013 |
description |
Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-07T15:31:56Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/9475 TID:201225174 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/9475 |
identifier_str_mv |
TID:201225174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134230304784384 |