O marketing digital na ótica da gestão e do cliente: o caso da marca Vieira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Beatriz Ramos Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69436
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
id RCAP_d58d16db01893ed27e24df3058b20100
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69436
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O marketing digital na ótica da gestão e do cliente: o caso da marca VieiraDigital marketing from the perspective of management and customer: the case of the Vieira brandComportamento do consumidorGestãoMarketing digitalOnlinePerformanceConsumer behaviorDigital marketingManagementPerformanceCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaCom os desenvolvimentos tecnológicos que foram ocorrendo ao longo dos últimos anos, surgiram mudanças significativas no comportamento dos consumidores. Estes passaram a utilizar mais a internet e as redes sociais como um meio de informação, partilha, divertimento ou, até mesmo, para realizarem compras online. Tendo isto em consideração, as empresas têm vindo a incrementar a sua presença a nível digital, através da criação e desenvolvimento de conteúdos para websites, aplicações mobile e inúmeras redes sociais. O intuito é alcançar um maior número de potenciais clientes, com um custo relativamente reduzido, através da criação e desenvolvimento de diversas estratégias de marketing digital. Este trabalho tem, assim, como principal objetivo compreender o impacto das estratégias de marketing digital no comportamento do consumidor e, simultaneamente, perceber de que forma as estratégias de marketing digital poderão contribuir para a melhoria da performance de uma empresa. Desenvolveu-se um estudo de caso e foi aplicado um questionário a consumidores. Dada a relevância de analisar um caso em concreto, foi escolhida a marca Vieira e foram realizadas duas entrevistas a profissionais da marca. Dos questionários aos consumidores, obteve-se uma amostra de 196 indivíduos. Por sua vez, os resultados indicam que a e-lealdade é influenciada pela interação digital, pela confiança, e-satisfação e pelas emoções (variáveis relativas ao comportamento) do consumidor.With the technological developments that have emerged over recent years, significant changes in consumer behavior have emerged. These started to use more the Internet and social networks as a means of information, sharing, fun or even to make online purchases. With this in mind, companies have been increasing their presence at the digital level by creating and developing content for websites, mobile applications and numerous social networks. The aim is to reach a greater number of potential customers, with a relatively low cost, through the creation and development of various digital marketing strategies. The main objective of this case study is to understand the impact of digital marketing strategies on consumer behavior and, at the same time, understand how digital marketing strategies can contribute to the improvement of a company’s performance. A case study was developed and a questionnaire was applied to consumers. Due to the relevance of analyzing a specific case, the Vieira brand was chosen and two interviews were conducted with the brand's professionals. A sample of 196 individuals was obtained and the results indicate that e-loyalty is influenced by digital interaction, trust, e-satisfaction and consumer emotions.Simões, CláudiaUniversidade do MinhoPinto, Beatriz Ramos Ferreira20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69436por202536874info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:27.729637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O marketing digital na ótica da gestão e do cliente: o caso da marca Vieira
Digital marketing from the perspective of management and customer: the case of the Vieira brand
title O marketing digital na ótica da gestão e do cliente: o caso da marca Vieira
spellingShingle O marketing digital na ótica da gestão e do cliente: o caso da marca Vieira
Pinto, Beatriz Ramos Ferreira
Comportamento do consumidor
Gestão
Marketing digital
Online
Performance
Consumer behavior
Digital marketing
Management
Performance
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O marketing digital na ótica da gestão e do cliente: o caso da marca Vieira
title_full O marketing digital na ótica da gestão e do cliente: o caso da marca Vieira
title_fullStr O marketing digital na ótica da gestão e do cliente: o caso da marca Vieira
title_full_unstemmed O marketing digital na ótica da gestão e do cliente: o caso da marca Vieira
title_sort O marketing digital na ótica da gestão e do cliente: o caso da marca Vieira
author Pinto, Beatriz Ramos Ferreira
author_facet Pinto, Beatriz Ramos Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Cláudia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Beatriz Ramos Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Gestão
Marketing digital
Online
Performance
Consumer behavior
Digital marketing
Management
Performance
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Comportamento do consumidor
Gestão
Marketing digital
Online
Performance
Consumer behavior
Digital marketing
Management
Performance
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/69436
url http://hdl.handle.net/1822/69436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202536874
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132206828879872