O marketing digital na ótica da gestão e do cliente: o caso da marca Vieira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/69436 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
id |
RCAP_d58d16db01893ed27e24df3058b20100 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69436 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O marketing digital na ótica da gestão e do cliente: o caso da marca VieiraDigital marketing from the perspective of management and customer: the case of the Vieira brandComportamento do consumidorGestãoMarketing digitalOnlinePerformanceConsumer behaviorDigital marketingManagementPerformanceCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaCom os desenvolvimentos tecnológicos que foram ocorrendo ao longo dos últimos anos, surgiram mudanças significativas no comportamento dos consumidores. Estes passaram a utilizar mais a internet e as redes sociais como um meio de informação, partilha, divertimento ou, até mesmo, para realizarem compras online. Tendo isto em consideração, as empresas têm vindo a incrementar a sua presença a nível digital, através da criação e desenvolvimento de conteúdos para websites, aplicações mobile e inúmeras redes sociais. O intuito é alcançar um maior número de potenciais clientes, com um custo relativamente reduzido, através da criação e desenvolvimento de diversas estratégias de marketing digital. Este trabalho tem, assim, como principal objetivo compreender o impacto das estratégias de marketing digital no comportamento do consumidor e, simultaneamente, perceber de que forma as estratégias de marketing digital poderão contribuir para a melhoria da performance de uma empresa. Desenvolveu-se um estudo de caso e foi aplicado um questionário a consumidores. Dada a relevância de analisar um caso em concreto, foi escolhida a marca Vieira e foram realizadas duas entrevistas a profissionais da marca. Dos questionários aos consumidores, obteve-se uma amostra de 196 indivíduos. Por sua vez, os resultados indicam que a e-lealdade é influenciada pela interação digital, pela confiança, e-satisfação e pelas emoções (variáveis relativas ao comportamento) do consumidor.With the technological developments that have emerged over recent years, significant changes in consumer behavior have emerged. These started to use more the Internet and social networks as a means of information, sharing, fun or even to make online purchases. With this in mind, companies have been increasing their presence at the digital level by creating and developing content for websites, mobile applications and numerous social networks. The aim is to reach a greater number of potential customers, with a relatively low cost, through the creation and development of various digital marketing strategies. The main objective of this case study is to understand the impact of digital marketing strategies on consumer behavior and, at the same time, understand how digital marketing strategies can contribute to the improvement of a company’s performance. A case study was developed and a questionnaire was applied to consumers. Due to the relevance of analyzing a specific case, the Vieira brand was chosen and two interviews were conducted with the brand's professionals. A sample of 196 individuals was obtained and the results indicate that e-loyalty is influenced by digital interaction, trust, e-satisfaction and consumer emotions.Simões, CláudiaUniversidade do MinhoPinto, Beatriz Ramos Ferreira20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69436por202536874info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:27.729637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O marketing digital na ótica da gestão e do cliente: o caso da marca Vieira Digital marketing from the perspective of management and customer: the case of the Vieira brand |
title |
O marketing digital na ótica da gestão e do cliente: o caso da marca Vieira |
spellingShingle |
O marketing digital na ótica da gestão e do cliente: o caso da marca Vieira Pinto, Beatriz Ramos Ferreira Comportamento do consumidor Gestão Marketing digital Online Performance Consumer behavior Digital marketing Management Performance Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
O marketing digital na ótica da gestão e do cliente: o caso da marca Vieira |
title_full |
O marketing digital na ótica da gestão e do cliente: o caso da marca Vieira |
title_fullStr |
O marketing digital na ótica da gestão e do cliente: o caso da marca Vieira |
title_full_unstemmed |
O marketing digital na ótica da gestão e do cliente: o caso da marca Vieira |
title_sort |
O marketing digital na ótica da gestão e do cliente: o caso da marca Vieira |
author |
Pinto, Beatriz Ramos Ferreira |
author_facet |
Pinto, Beatriz Ramos Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Cláudia Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Beatriz Ramos Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Gestão Marketing digital Online Performance Consumer behavior Digital marketing Management Performance Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Comportamento do consumidor Gestão Marketing digital Online Performance Consumer behavior Digital marketing Management Performance Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/69436 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/69436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202536874 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132206828879872 |