Metodologias de Ensino da Química Orgânica no Ensino Secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/4815 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito do cumprimento da Unidade Curricular (UC) Estágio em Física e Química. O Estágio é composto pela Prática de Ensino Supervisionada (PES) e pelo Projeto de Investigação Educacional (PIE). O relatório irá descrever as principais atividades desenvolvidas ao longo da prática pedagógica, essencial para a conclusão do Mestrado em ensino da Física e da Química. A PES foi realizada na Escola Secundária da Quinta das Palmeiras, no ano letivo 2013/2014, sob orientação científica e pedagógica da Professora Doutora Isabel Ismael e da Professora Doutora Sandra Soares e orientação de estágio na escola da Professora Sandra Costa. Ao longo do ano letivo, a Professora Estagiária acompanhou as atividades letivas de Física e Química de uma turma de 7º ano, as aulas práticas da componente de Física de uma turma de 11.º ano, na disciplina de Física e Química A e as atividades letivas de uma turma de 12º ano de Química. Relativamente às atividades de sala de aula foi sempre participativa, em especial na turma que iniciou a disciplina, ou seja, na turma do 7º ano. Propôs e acompanhou diversas atividades não letivas de divulgação da ciência, organizadas pelo grupo disciplinar, nomeadamente algumas das propostas pelo Núcleo de estagiários da UBI. Participou ainda em Conselhos de turma, reuniões de Grupo, de Departamento, para os anos de escolaridade em acompanhamento. Relativamente às funções da Direção de Turma, assistiu aos procedimentos desenvolvidos pela Professora Orientadora, Diretora de Turma do 7º E. Este relatório é complementado por um estudo de investigação (PIE), relativo à importância das metodologias de estudo da Química Orgânica, nos currículos do Ensino Secundário. A investigação proposta pretende interligar as novas metodologias de ensino dos compostos orgânicos, com as metodologias propostas, levando ao constante aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. Propõe-se um conjunto de propostas didáticas para utilização na prática docente, aquando da lecionação dos conceitos dos compostos orgânicos. Depois da sua aplicação, no contexto escolar, verifica-se e valida-se a sua utilização e utilidade em complemento com as práticas já aplicadas. |
id |
RCAP_d5ba9e2a745be39eb82adf790c39f79d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4815 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metodologias de Ensino da Química Orgânica no Ensino SecundárioEnsino de Física e QuímicaEstágio PedagógicoMestrado Em EnsinoPrática de Ensino SupervisionadaDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências FísicasO presente relatório foi elaborado no âmbito do cumprimento da Unidade Curricular (UC) Estágio em Física e Química. O Estágio é composto pela Prática de Ensino Supervisionada (PES) e pelo Projeto de Investigação Educacional (PIE). O relatório irá descrever as principais atividades desenvolvidas ao longo da prática pedagógica, essencial para a conclusão do Mestrado em ensino da Física e da Química. A PES foi realizada na Escola Secundária da Quinta das Palmeiras, no ano letivo 2013/2014, sob orientação científica e pedagógica da Professora Doutora Isabel Ismael e da Professora Doutora Sandra Soares e orientação de estágio na escola da Professora Sandra Costa. Ao longo do ano letivo, a Professora Estagiária acompanhou as atividades letivas de Física e Química de uma turma de 7º ano, as aulas práticas da componente de Física de uma turma de 11.º ano, na disciplina de Física e Química A e as atividades letivas de uma turma de 12º ano de Química. Relativamente às atividades de sala de aula foi sempre participativa, em especial na turma que iniciou a disciplina, ou seja, na turma do 7º ano. Propôs e acompanhou diversas atividades não letivas de divulgação da ciência, organizadas pelo grupo disciplinar, nomeadamente algumas das propostas pelo Núcleo de estagiários da UBI. Participou ainda em Conselhos de turma, reuniões de Grupo, de Departamento, para os anos de escolaridade em acompanhamento. Relativamente às funções da Direção de Turma, assistiu aos procedimentos desenvolvidos pela Professora Orientadora, Diretora de Turma do 7º E. Este relatório é complementado por um estudo de investigação (PIE), relativo à importância das metodologias de estudo da Química Orgânica, nos currículos do Ensino Secundário. A investigação proposta pretende interligar as novas metodologias de ensino dos compostos orgânicos, com as metodologias propostas, levando ao constante aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. Propõe-se um conjunto de propostas didáticas para utilização na prática docente, aquando da lecionação dos conceitos dos compostos orgânicos. Depois da sua aplicação, no contexto escolar, verifica-se e valida-se a sua utilização e utilidade em complemento com as práticas já aplicadas.This report was prepared as part of the completion of the course Internship in Physics and Chemistry. The stage consists of the Supervised Teaching Practice and the Project for Educational Research. The report will describe the main activities developed along the pedagogical practice, essential for completion of the Master’s degree in Teaching Physics and Chemistry. The Supervised Teaching Practice was held at the Quinta das Palmeiras High School, in the school year 2013/2014, under the scientific and pedagogical guidance of Professor Isabel Ismael and Professor Sandra Soares and internship guidance at school, by Professor Sandra Costa. Throughout the school year, the Teacher Trainee followed the teaching activities of Physics and Chemistry of a class of the 7th grade, the practical lessons of Physics component of a class of the 11th grade, in the discipline of Physical Chemistry A, and the teaching activities of a class of the 12th grade Chemistry. With regard to classroom activities has always been participative, especially in classes that have begun the discipline, in other words, the class of the 7th grade. Proposed and followed various non-teaching activities for the dissemination of science, organized by the discipline group, including some proposed by the core trainees of UBI. Participated in class councils, meetings of Group, of Department, for the years of schooling in accompaniment. Regarding the duties of the Directorate of Class, attended the procedures developed by the guidance professor, Director of the 7th Class E. This report is complemented by a research study, on the importance of methodologies for the study of Organic Chemistry, in the curricula of Secondary Education. The proposed research aims to link the new teaching methodologies of organic compounds, with the proposed methodologies, leading to continuous improvement of teaching practices. It’s proposed a set of didactic proposals for use in teaching practice, when teaching the concepts of organic compounds. After application, the school context, and it appears to validate its use and usefulness in addition to the practices already applied.Ismael, Maria Isabel Guerreiro da CostauBibliorumDias, Ana Isabel Matos2018-06-29T09:01:03Z2014-6-172014-07-112014-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/4815TID:201645734porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:42:13Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:50.177102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias de Ensino da Química Orgânica no Ensino Secundário |
title |
Metodologias de Ensino da Química Orgânica no Ensino Secundário |
spellingShingle |
Metodologias de Ensino da Química Orgânica no Ensino Secundário Dias, Ana Isabel Matos Ensino de Física e Química Estágio Pedagógico Mestrado Em Ensino Prática de Ensino Supervisionada Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Físicas |
title_short |
Metodologias de Ensino da Química Orgânica no Ensino Secundário |
title_full |
Metodologias de Ensino da Química Orgânica no Ensino Secundário |
title_fullStr |
Metodologias de Ensino da Química Orgânica no Ensino Secundário |
title_full_unstemmed |
Metodologias de Ensino da Química Orgânica no Ensino Secundário |
title_sort |
Metodologias de Ensino da Química Orgânica no Ensino Secundário |
author |
Dias, Ana Isabel Matos |
author_facet |
Dias, Ana Isabel Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ismael, Maria Isabel Guerreiro da Costa uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Ana Isabel Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física e Química Estágio Pedagógico Mestrado Em Ensino Prática de Ensino Supervisionada Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Físicas |
topic |
Ensino de Física e Química Estágio Pedagógico Mestrado Em Ensino Prática de Ensino Supervisionada Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências Físicas |
description |
O presente relatório foi elaborado no âmbito do cumprimento da Unidade Curricular (UC) Estágio em Física e Química. O Estágio é composto pela Prática de Ensino Supervisionada (PES) e pelo Projeto de Investigação Educacional (PIE). O relatório irá descrever as principais atividades desenvolvidas ao longo da prática pedagógica, essencial para a conclusão do Mestrado em ensino da Física e da Química. A PES foi realizada na Escola Secundária da Quinta das Palmeiras, no ano letivo 2013/2014, sob orientação científica e pedagógica da Professora Doutora Isabel Ismael e da Professora Doutora Sandra Soares e orientação de estágio na escola da Professora Sandra Costa. Ao longo do ano letivo, a Professora Estagiária acompanhou as atividades letivas de Física e Química de uma turma de 7º ano, as aulas práticas da componente de Física de uma turma de 11.º ano, na disciplina de Física e Química A e as atividades letivas de uma turma de 12º ano de Química. Relativamente às atividades de sala de aula foi sempre participativa, em especial na turma que iniciou a disciplina, ou seja, na turma do 7º ano. Propôs e acompanhou diversas atividades não letivas de divulgação da ciência, organizadas pelo grupo disciplinar, nomeadamente algumas das propostas pelo Núcleo de estagiários da UBI. Participou ainda em Conselhos de turma, reuniões de Grupo, de Departamento, para os anos de escolaridade em acompanhamento. Relativamente às funções da Direção de Turma, assistiu aos procedimentos desenvolvidos pela Professora Orientadora, Diretora de Turma do 7º E. Este relatório é complementado por um estudo de investigação (PIE), relativo à importância das metodologias de estudo da Química Orgânica, nos currículos do Ensino Secundário. A investigação proposta pretende interligar as novas metodologias de ensino dos compostos orgânicos, com as metodologias propostas, levando ao constante aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. Propõe-se um conjunto de propostas didáticas para utilização na prática docente, aquando da lecionação dos conceitos dos compostos orgânicos. Depois da sua aplicação, no contexto escolar, verifica-se e valida-se a sua utilização e utilidade em complemento com as práticas já aplicadas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-6-17 2014-07-11 2014-07-11T00:00:00Z 2018-06-29T09:01:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/4815 TID:201645734 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/4815 |
identifier_str_mv |
TID:201645734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136355489415168 |