Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Catarina Isabel Ribeira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11960
Resumo: O presente documento surge no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire no ano letivo 2019-2020. Este ano ficou marcado pela pandemia da COVID-19 que levou ao encerramento das escolas, tendo o estágio terminado mais cedo que o previsto. O objetivo deste documento é apresentar de forma crítica o processo de desenvolvimento do estágio, que sustentado em quatro áreas de intervenção– Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário– permite o desenvolvimento de competências e valências essenciais à profissão docente. Este relatório expõe o produto das principais opções tomadas no âmbito de cada área, que seguiu uma metodologia de projeto e um modelo de planeamento por etapas. Assim, apresenta-se a análise e reflexão das principais vivências e problemáticas experienciadas destacando-se os processos desenvolvidos, as estratégias adotadas e as competências adquiridas. O exercício desta profissão configurada pelos desafios da escola do século XXI, exige professores com conhecimento, competências sociais e humanas e espírito crítico e reflexivo que se responsabilizem pela formação de pessoas, educação pelos valores e prática da cidadania.
id RCAP_d5c73cb83f95dd79cae6c8770207b34b
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11960
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp FreireMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICADIRETORES DE TURMADESPORTO ESCOLARPRÁTICAS PEDAGÓGICASDOCÊNCIASPORTPHYSICAL EDUCATIONFORM TEACHERSSCHOOL SPORTSPEDAGOGICAL PRACTICESTEACHINGO presente documento surge no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire no ano letivo 2019-2020. Este ano ficou marcado pela pandemia da COVID-19 que levou ao encerramento das escolas, tendo o estágio terminado mais cedo que o previsto. O objetivo deste documento é apresentar de forma crítica o processo de desenvolvimento do estágio, que sustentado em quatro áreas de intervenção– Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário– permite o desenvolvimento de competências e valências essenciais à profissão docente. Este relatório expõe o produto das principais opções tomadas no âmbito de cada área, que seguiu uma metodologia de projeto e um modelo de planeamento por etapas. Assim, apresenta-se a análise e reflexão das principais vivências e problemáticas experienciadas destacando-se os processos desenvolvidos, as estratégias adotadas e as competências adquiridas. O exercício desta profissão configurada pelos desafios da escola do século XXI, exige professores com conhecimento, competências sociais e humanas e espírito crítico e reflexivo que se responsabilizem pela formação de pessoas, educação pelos valores e prática da cidadania.This document is part of the Pedagogical Internship of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Lusophone University of Humanities and Technologies, held at the Braamcamp Freire Secondary School in the academic year 2019-2020. This year was marked by the COVID-19 pandemic that led to the closure of schools, and the internship ended earlier than expected. The objective of this document is to critically present the internship development process, which based on four intervention areas - Teaching, Classroom Management, School Sports and Seminar - allows the development of essential skills for the teaching profession. This report exposes the product of the main options taken within the scope of each area, which followed a project methodology and a model of planning in stages. Thus, the analysis and reflection of the main experiences and problems experienced are presented, highlighting the processes developed, the strategies adopted and the skills acquired. The exercise of this profession configured by the challenges of the 21st century school, requires teachers with knowledge, social and human skills and a critical and reflective spirit who are responsible for the training of people, education for the values and practice of citizenship.2021-05-20T14:14:07Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11960TID:202725227porFerreira, Catarina Isabel Ribeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:45Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11960Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:53.558345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire
title Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire
Ferreira, Catarina Isabel Ribeira
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOCÊNCIA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
PEDAGOGICAL PRACTICES
TEACHING
title_short Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire
title_full Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire
title_sort Relatório de estágio pedagógico em educação física na Escola Secundária Braamcamp Freire
author Ferreira, Catarina Isabel Ribeira
author_facet Ferreira, Catarina Isabel Ribeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Catarina Isabel Ribeira
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOCÊNCIA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
PEDAGOGICAL PRACTICES
TEACHING
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOCÊNCIA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
PEDAGOGICAL PRACTICES
TEACHING
description O presente documento surge no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire no ano letivo 2019-2020. Este ano ficou marcado pela pandemia da COVID-19 que levou ao encerramento das escolas, tendo o estágio terminado mais cedo que o previsto. O objetivo deste documento é apresentar de forma crítica o processo de desenvolvimento do estágio, que sustentado em quatro áreas de intervenção– Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário– permite o desenvolvimento de competências e valências essenciais à profissão docente. Este relatório expõe o produto das principais opções tomadas no âmbito de cada área, que seguiu uma metodologia de projeto e um modelo de planeamento por etapas. Assim, apresenta-se a análise e reflexão das principais vivências e problemáticas experienciadas destacando-se os processos desenvolvidos, as estratégias adotadas e as competências adquiridas. O exercício desta profissão configurada pelos desafios da escola do século XXI, exige professores com conhecimento, competências sociais e humanas e espírito crítico e reflexivo que se responsabilizem pela formação de pessoas, educação pelos valores e prática da cidadania.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-20T14:14:07Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11960
TID:202725227
url http://hdl.handle.net/10437/11960
identifier_str_mv TID:202725227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131256057757696