Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Catarina Barbosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16175
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Prática de Educativa Supervisionada, que se insere no plano de estudos do Mestrado de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta produção escrita resulta do processo de formação inicial, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, possibilitando a construção e habilitação da docência inerente a um perfil duplo. Neste documento vê-se espelhada a formação da docente estagiária, que procurou desenvolver práticas que conduzissem a aprendizagens significativas e que, consequentemente, valorizassem o crescimento holístico da criança. Para tal, reporta-se o contributo dos processos da metodologia de investigação-ação - observação, planificação, ação e reflexão – como um pilar essencial no decorrer da prática pedagógica. Ao longo desta caminhada, procurou-se a adoção de uma atitude crítica e reflexiva, suportada pela articulação entre a teoria e a prática. Assim, em todo o percurso a docente estagiária assumiu o papel de mediadora, escutando a voz das crianças, que assumiram o papel de co-construtoras no desenvolvimento da sua aprendizagem. Através da ação educativa não só se fomentou o gosto pela profissão de ser educadora de infância e de ser professora do 1.º CEB, como se enriqueceu o quadro teórico, fundamental para sustentar a prática. Todas estas perspetivas pedagógicas, assim como o trabalho colaborativo entre todos os atores do percurso formativo, contribuíram para o desenvolvimento da identidade profissional da futura docente.
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