A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedreira, Mónica
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Piscalho, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16113
Resumo: O presente artigo dá a conhecer um exercício investigativo realizado no âmbito do mestrado que habilita para a docência em educação pré-escolar, no ano letivo de 2016/2017. O estudo que se apresenta utilizou a metodologia com características de investigação-ação e teve como objetivos: conhecer o conceito de aprendizagem cooperativa na educação pré-escolar; compreender de que forma se utiliza a aprendizagem cooperativa como estratégia na educação pré-escolar; conhecer o papel do/a educador/a a partir da utilização da aprendizagem cooperativa; descrever as interações que as crianças estabelecem entre si e com o/a educador/a de infância durante o momento de aprendizagem cooperativa. Para tal, foram realizadas 8 atividades cooperativas com as crianças e utilizados vários instrumentos de recolha de dados (registos videográficos, diários de bordo e grelhas de competências sociais). Os resultados enfatizam que as crianças nesta faixa etária têm mais facilidade em distribuir tarefas quando estão apenas em grupos de dois elementos. No que respeita à avaliação feedback foi possível observar que com estas estratégias as crianças aprenderam a refletir sobre a sua participação e desempenho nas atividades, conseguindo pensar sobre o que tinha corrido bem e o que precisava ser melhorado.
id RCAP_d653fe13d553315cfab7bf6aec33764c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16113
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLARA APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLARArtigosO presente artigo dá a conhecer um exercício investigativo realizado no âmbito do mestrado que habilita para a docência em educação pré-escolar, no ano letivo de 2016/2017. O estudo que se apresenta utilizou a metodologia com características de investigação-ação e teve como objetivos: conhecer o conceito de aprendizagem cooperativa na educação pré-escolar; compreender de que forma se utiliza a aprendizagem cooperativa como estratégia na educação pré-escolar; conhecer o papel do/a educador/a a partir da utilização da aprendizagem cooperativa; descrever as interações que as crianças estabelecem entre si e com o/a educador/a de infância durante o momento de aprendizagem cooperativa. Para tal, foram realizadas 8 atividades cooperativas com as crianças e utilizados vários instrumentos de recolha de dados (registos videográficos, diários de bordo e grelhas de competências sociais). Os resultados enfatizam que as crianças nesta faixa etária têm mais facilidade em distribuir tarefas quando estão apenas em grupos de dois elementos. No que respeita à avaliação feedback foi possível observar que com estas estratégias as crianças aprenderam a refletir sobre a sua participação e desempenho nas atividades, conseguindo pensar sobre o que tinha corrido bem e o que precisava ser melhorado.This article presents an exercise investigated in the field of secondary education for teaching in pre-school education, in the academic year 2016/2017. The study presents a methodology with characteristics of action research and participation as objectives: to know the concept of cooperative learning in pre-school education; Content of learning as cooperative learning as a strategy in pre-school education; to know the role of the educator / from the use of cooperative learning; describe how interactions we as children together and be educator of childhood during the time of cooperative learning. To this end, eight cooperative activities, such as children and other data collection instruments (videographic records, logbooks and social skills grids) were carried out. The results are able to create tasks when they are in groups of two elements. There is no need to inform the evaluation of comments and just as you want to know what you want to know about your participation and performance in the activities, being able to think about what went well and what needed to be improved.  Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2018-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16113por2182-9608Pedreira, MónicaPiscalho, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:35Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/16113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:01.652715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
title A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
spellingShingle A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
Pedreira, Mónica
Artigos
title_short A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
title_full A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
title_fullStr A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
title_full_unstemmed A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
title_sort A APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO ESTRATÉGIA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
author Pedreira, Mónica
author_facet Pedreira, Mónica
Piscalho, Isabel
author_role author
author2 Piscalho, Isabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedreira, Mónica
Piscalho, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente artigo dá a conhecer um exercício investigativo realizado no âmbito do mestrado que habilita para a docência em educação pré-escolar, no ano letivo de 2016/2017. O estudo que se apresenta utilizou a metodologia com características de investigação-ação e teve como objetivos: conhecer o conceito de aprendizagem cooperativa na educação pré-escolar; compreender de que forma se utiliza a aprendizagem cooperativa como estratégia na educação pré-escolar; conhecer o papel do/a educador/a a partir da utilização da aprendizagem cooperativa; descrever as interações que as crianças estabelecem entre si e com o/a educador/a de infância durante o momento de aprendizagem cooperativa. Para tal, foram realizadas 8 atividades cooperativas com as crianças e utilizados vários instrumentos de recolha de dados (registos videográficos, diários de bordo e grelhas de competências sociais). Os resultados enfatizam que as crianças nesta faixa etária têm mais facilidade em distribuir tarefas quando estão apenas em grupos de dois elementos. No que respeita à avaliação feedback foi possível observar que com estas estratégias as crianças aprenderam a refletir sobre a sua participação e desempenho nas atividades, conseguindo pensar sobre o que tinha corrido bem e o que precisava ser melhorado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16113
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v6.i1.16113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130485114273792