Associações de pais e política educativa municipal : redes em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marisa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Doroftei, Alexandra Oliveira, Macedo, Eunice, Costa, Maria Isabel Barros Morais, Sousa, Florbela, Araújo, Helena C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6058
Resumo: Tendo em conta a descentralização de competências em matéria de educação entre o estado central e as autarquias, no âmbito de um projeto de investigação, foram entrevistados/as representantes de Associações de Pais e Encarregados/ as de Educação de agrupamentos de escolas do ensino básico, com o objetivo de perceber as suas perspetivas sobre as orientações de política educativa dos municípios, a apreciação que fazem das ações concretizadas nesse âmbito, bem como as formas de cooperação que se observam entre os vários atores. A apreciação relativamente ao trabalho desenvolvido é, na generalidade, positiva, embora existam vozes que se distanciam da atuação municipal. Relativamente às orientações de política educativa, sobressaem a promoção do sucesso escolar e a igualdade de oportunidades, suportadas por ações que visam essencialmente o fomento das aprendizagens dos/as alunos/as e da qualidade de vida das famílias. O município é visto como um parceiro central e fundamental no âmbito da educação, colaborando com as escolas e com as entidades locais que trabalham no campo da educação. O trabalho em rede surge como uma estratégia utilizada e valorizada, particularmente na articulação das atividades desenvolvidas e dinamizadas em conjunto com todos os atores com influência no campo educativo, especialmente ao nível local.
id RCAP_d667d549fc5af980bf24a3b0406754a2
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6058
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Associações de pais e política educativa municipal : redes em construçãoEDUCAÇÃOSUCESSO ESCOLARPOLÍTICA EDUCATIVAMUNICÍPIOSDESCENTRALIZAÇÃOENCARREGADOS DE EDUCAÇÃOCOOPERAÇÃOEDUCATIONSCHOOL SUCCESSEDUCATIONAL POLICYMUNICIPALITIESDECENTRALISATIONGUARDIANSCOOPERATIONTendo em conta a descentralização de competências em matéria de educação entre o estado central e as autarquias, no âmbito de um projeto de investigação, foram entrevistados/as representantes de Associações de Pais e Encarregados/ as de Educação de agrupamentos de escolas do ensino básico, com o objetivo de perceber as suas perspetivas sobre as orientações de política educativa dos municípios, a apreciação que fazem das ações concretizadas nesse âmbito, bem como as formas de cooperação que se observam entre os vários atores. A apreciação relativamente ao trabalho desenvolvido é, na generalidade, positiva, embora existam vozes que se distanciam da atuação municipal. Relativamente às orientações de política educativa, sobressaem a promoção do sucesso escolar e a igualdade de oportunidades, suportadas por ações que visam essencialmente o fomento das aprendizagens dos/as alunos/as e da qualidade de vida das famílias. O município é visto como um parceiro central e fundamental no âmbito da educação, colaborando com as escolas e com as entidades locais que trabalham no campo da educação. O trabalho em rede surge como uma estratégia utilizada e valorizada, particularmente na articulação das atividades desenvolvidas e dinamizadas em conjunto com todos os atores com influência no campo educativo, especialmente ao nível local.Considering the decentralization of competences in education, between the state and municipalities, within the framework of a research project, representatives of Parents Associations and Carers, from groups of primary schools, were interviewed, with the objective of understanding their perspectives on municipalities educational policies orientation, as well as their evaluation of those policies and of the actions implemented in that scope. The evaluation of the work developed is, in general, positive, although some voices distance themselves from the actions of municipalities. Regarding the educational policies orientations, the promotion of school success and opportunity equality standout, supported by actions essentially aimed at the promotion of apprenticeships of students and families quality of life. Municipalities are seen as a central and fundamental partner in the educational scope, collaborating with schools and with local entities that work in the educational field. Networking emerges as a strategy used and valued, particularly in articulation of activities developed and dynamised in conjunction with all actors with influence in the educational field, especially at the local level.Compte tenu de la décentralisation des compétences en matière d’éducation entre l’État central et les autorités locales, dans le cadre d’un projet de recherche, ont été interviewés les représentants des associations de Parents et les soignants, des groupements d’écoles de l’enseignement fondamental, pour comprendre leurs points de vue sur les orientations de la politique éducative des municipalités, ainsi que l’évaluation qu’il font de cette politique et les actions mises en oeuvre dans ce contexte. L’évaluation pour le travail réalisé est généralement positive, bien qu’il existe des voix qui se distancient de l’actuation municipal. En ce qui concerne la politique éducative, lignes directrices favorisent la réussite scolaire et l’égalité des chances, appuyés par des actions en visent essentiellement la promotion de l’apprentissage des élèves et la qualité de vie des familles. Le Municipe est considérée un partenaire central et fondamental dans le cadre de l’éducation, en collaboration avec les écoles, avec les entités locales oeuvrant dans le domaine de l’éducation. Le Networking apparaît comme une stratégie utilisée et une valeur, en particulier dans l’articulation des activités développées et dynamisée en collaboration avec tous les acteurs ayant une influence dans le domaine de l’éducation, particulièrement au niveau local.Dada la descentralización de las competencias en materia de educación entre las autoridades centrales del Estado y las locales, como parte de un proyecto de investigación, fueron entrevistados representantes de Asociaciones de Padres de grupos de escuelas. El objetivo es comprender sus puntos de vista sobre la dirección de la política educativa de los municipios así como la evaluación que hagan de esta política y de las acciones llevadas a cabo en este marco. Una revisión acerca de la obra es en general positiva, aunque hay voces que difieren de la actividad municipal. Acerca de las directrices de la política educativa, sobresalen la promoción del éxito escolar y la igualdad de oportunidades, con el apoyo de acciones destinadas principalmente a fomentar el aprendizaje de los alumnos y la calidad de vida de las familias. La municipalidad es vista como un socio central y vital en la educación, colaborando con las escuelas, las autoridades locales que trabajan en el campo de la educación. Lo trabajo en rede viene como una estrategia utilizada y valorada, sobre todo en la articulación de las actividades desarrolladas y optimizadas en conjunto con todos los actores con influencia en el campo educativo, sobre todo a nivel local .Edições Universitárias Lusófonas2015-02-26T13:51:06Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6058por1646-401XSilva, MarisaDoroftei, Alexandra OliveiraMacedo, EuniceCosta, Maria Isabel Barros MoraisSousa, FlorbelaAraújo, Helena C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:33:57Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6058Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:32.621127Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Associações de pais e política educativa municipal : redes em construção
title Associações de pais e política educativa municipal : redes em construção
spellingShingle Associações de pais e política educativa municipal : redes em construção
Silva, Marisa
EDUCAÇÃO
SUCESSO ESCOLAR
POLÍTICA EDUCATIVA
MUNICÍPIOS
DESCENTRALIZAÇÃO
ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
COOPERAÇÃO
EDUCATION
SCHOOL SUCCESS
EDUCATIONAL POLICY
MUNICIPALITIES
DECENTRALISATION
GUARDIANS
COOPERATION
title_short Associações de pais e política educativa municipal : redes em construção
title_full Associações de pais e política educativa municipal : redes em construção
title_fullStr Associações de pais e política educativa municipal : redes em construção
title_full_unstemmed Associações de pais e política educativa municipal : redes em construção
title_sort Associações de pais e política educativa municipal : redes em construção
author Silva, Marisa
author_facet Silva, Marisa
Doroftei, Alexandra Oliveira
Macedo, Eunice
Costa, Maria Isabel Barros Morais
Sousa, Florbela
Araújo, Helena C.
author_role author
author2 Doroftei, Alexandra Oliveira
Macedo, Eunice
Costa, Maria Isabel Barros Morais
Sousa, Florbela
Araújo, Helena C.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marisa
Doroftei, Alexandra Oliveira
Macedo, Eunice
Costa, Maria Isabel Barros Morais
Sousa, Florbela
Araújo, Helena C.
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
SUCESSO ESCOLAR
POLÍTICA EDUCATIVA
MUNICÍPIOS
DESCENTRALIZAÇÃO
ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
COOPERAÇÃO
EDUCATION
SCHOOL SUCCESS
EDUCATIONAL POLICY
MUNICIPALITIES
DECENTRALISATION
GUARDIANS
COOPERATION
topic EDUCAÇÃO
SUCESSO ESCOLAR
POLÍTICA EDUCATIVA
MUNICÍPIOS
DESCENTRALIZAÇÃO
ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
COOPERAÇÃO
EDUCATION
SCHOOL SUCCESS
EDUCATIONAL POLICY
MUNICIPALITIES
DECENTRALISATION
GUARDIANS
COOPERATION
description Tendo em conta a descentralização de competências em matéria de educação entre o estado central e as autarquias, no âmbito de um projeto de investigação, foram entrevistados/as representantes de Associações de Pais e Encarregados/ as de Educação de agrupamentos de escolas do ensino básico, com o objetivo de perceber as suas perspetivas sobre as orientações de política educativa dos municípios, a apreciação que fazem das ações concretizadas nesse âmbito, bem como as formas de cooperação que se observam entre os vários atores. A apreciação relativamente ao trabalho desenvolvido é, na generalidade, positiva, embora existam vozes que se distanciam da atuação municipal. Relativamente às orientações de política educativa, sobressaem a promoção do sucesso escolar e a igualdade de oportunidades, suportadas por ações que visam essencialmente o fomento das aprendizagens dos/as alunos/as e da qualidade de vida das famílias. O município é visto como um parceiro central e fundamental no âmbito da educação, colaborando com as escolas e com as entidades locais que trabalham no campo da educação. O trabalho em rede surge como uma estratégia utilizada e valorizada, particularmente na articulação das atividades desenvolvidas e dinamizadas em conjunto com todos os atores com influência no campo educativo, especialmente ao nível local.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-02-26T13:51:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6058
url http://hdl.handle.net/10437/6058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137078936600576