Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Miguel Ângelo Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11329
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito do Estágio Pedagógico (EP), que integra o plano do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este relatório pretende ilustrar o percurso percorrido por um estudante estagiário ao longo do ano letivo 2019/2020, numa escola na cidade de Vila Real, inserido no Núcleo de Estágio, composto por mais três estudantes estagiários e por dois orientadores (Professora Cooperante e Professor Orientador). O ano de estágio apresenta-se como a última etapa da formação, onde o estudante é confrontado pela primeira vez com a realidade do seu futuro campo de atuação, revelando ser, por isso, o ano mais importante na construção de um novo professor. Este espaço formativo é vital para o futuro professor refletir sobre o seu trabalho com o intuito de melhorar as suas práticas, proporcionando aos alunos um desenvolvimento na aquisição de importantes princípios e valores. O principal objetivo das escolas é formar cidadãos responsáveis e autónomos, por meio de modelos inovadores que promovam o questionamento e a reflexão dos mesmos, pois a informação é aquilo que nos transmitem e o conhecimento apenas advém da reflexão crítica dessa informação (Fontana & Fávero, 2013). Negar as mudanças e não as aceitar é um risco para a docência. Nesse sentido, é necessário refletir sobre estas, uma vez que a sociedade se encontra em constante mutação. Os alunos mudaram, a escola é outra, portanto permanecer com as mesmas práticas não ajudará o aluno. Assim, o professor tem de exercer um papel crítico em relação à sua forma de atuar e em relação às suas práticas pedagógicas. Deste modo, enquanto professor estagiário tentei colocar em prática estes ideais, procurando sempre a motivação e o empenho dos alunos nas aulas. O documento apresentado demonstra um ano letivo incompleto devido à Pandemia COVID-19, no entanto, também apresenta um ano letivo repleto de experiências pessoais e reflexões.
id RCAP_3e983ae0e8ec9bd3ce53d2bbbabd234f
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11329
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino Supervisionadaeducação físicaestágio pedagógicoO presente relatório de estágio surge no âmbito do Estágio Pedagógico (EP), que integra o plano do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este relatório pretende ilustrar o percurso percorrido por um estudante estagiário ao longo do ano letivo 2019/2020, numa escola na cidade de Vila Real, inserido no Núcleo de Estágio, composto por mais três estudantes estagiários e por dois orientadores (Professora Cooperante e Professor Orientador). O ano de estágio apresenta-se como a última etapa da formação, onde o estudante é confrontado pela primeira vez com a realidade do seu futuro campo de atuação, revelando ser, por isso, o ano mais importante na construção de um novo professor. Este espaço formativo é vital para o futuro professor refletir sobre o seu trabalho com o intuito de melhorar as suas práticas, proporcionando aos alunos um desenvolvimento na aquisição de importantes princípios e valores. O principal objetivo das escolas é formar cidadãos responsáveis e autónomos, por meio de modelos inovadores que promovam o questionamento e a reflexão dos mesmos, pois a informação é aquilo que nos transmitem e o conhecimento apenas advém da reflexão crítica dessa informação (Fontana & Fávero, 2013). Negar as mudanças e não as aceitar é um risco para a docência. Nesse sentido, é necessário refletir sobre estas, uma vez que a sociedade se encontra em constante mutação. Os alunos mudaram, a escola é outra, portanto permanecer com as mesmas práticas não ajudará o aluno. Assim, o professor tem de exercer um papel crítico em relação à sua forma de atuar e em relação às suas práticas pedagógicas. Deste modo, enquanto professor estagiário tentei colocar em prática estes ideais, procurando sempre a motivação e o empenho dos alunos nas aulas. O documento apresentado demonstra um ano letivo incompleto devido à Pandemia COVID-19, no entanto, também apresenta um ano letivo repleto de experiências pessoais e reflexões.The present report is part of the Pedagogic Training, which includes the plan of the 2nd cycle of studies leading to the degree of master’s in Physical Education in Elementary and High School at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). This report aims to illustrate the path taken by a trainee student during the academic year of 2019/2020, in a school in the city of Vila Real, integrated in a training group composed of three other trainee students and two supervisors (Cooperating teacher and Guiding Professor). The trainee year presents itself as the final stage of formation, where the student faces for the first time the reality of his future field of work, revealing, therefore, to be the most important year in the construction of a new teacher. This formative space is vital for the future teacher to reflect on his work to improve his practices, providing students with a development in the acquisition of important principles and values. The main objective of schools is to form responsible and autonomous citizens, through innovative models that promote their questioning and reflection, because information is what they transmit to us and knowledge only comes from critical reflection of that information (Fontana & Fávero, 2013). Denying changes and not accepting them is a risk to teaching, in this sense it is necessary to reflect on these, since society is constantly changing. Students have changed, the school is different now, and so remaining with the same practices will not help the students. Thus, the teacher must play a critical role in relation to their way of acting and in relation to their pedagogical practises. As a trainee teacher, I tried to put into practise these ideals, always seeking the motivation and commitment of the students in classes. The document presented shows an incomplete school year due to the COVID-19 Pandemic, however, it also presents a school year full of personal experiences and reflections.2022-07-22T14:57:34Z2022-04-28T00:00:00Z2022-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11329pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Miguel Ângelo Fernandesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:51Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11329Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:52.125901Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Coelho, Miguel Ângelo Fernandes
educação física
estágio pedagógico
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
author Coelho, Miguel Ângelo Fernandes
author_facet Coelho, Miguel Ângelo Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Miguel Ângelo Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv educação física
estágio pedagógico
topic educação física
estágio pedagógico
description O presente relatório de estágio surge no âmbito do Estágio Pedagógico (EP), que integra o plano do 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este relatório pretende ilustrar o percurso percorrido por um estudante estagiário ao longo do ano letivo 2019/2020, numa escola na cidade de Vila Real, inserido no Núcleo de Estágio, composto por mais três estudantes estagiários e por dois orientadores (Professora Cooperante e Professor Orientador). O ano de estágio apresenta-se como a última etapa da formação, onde o estudante é confrontado pela primeira vez com a realidade do seu futuro campo de atuação, revelando ser, por isso, o ano mais importante na construção de um novo professor. Este espaço formativo é vital para o futuro professor refletir sobre o seu trabalho com o intuito de melhorar as suas práticas, proporcionando aos alunos um desenvolvimento na aquisição de importantes princípios e valores. O principal objetivo das escolas é formar cidadãos responsáveis e autónomos, por meio de modelos inovadores que promovam o questionamento e a reflexão dos mesmos, pois a informação é aquilo que nos transmitem e o conhecimento apenas advém da reflexão crítica dessa informação (Fontana & Fávero, 2013). Negar as mudanças e não as aceitar é um risco para a docência. Nesse sentido, é necessário refletir sobre estas, uma vez que a sociedade se encontra em constante mutação. Os alunos mudaram, a escola é outra, portanto permanecer com as mesmas práticas não ajudará o aluno. Assim, o professor tem de exercer um papel crítico em relação à sua forma de atuar e em relação às suas práticas pedagógicas. Deste modo, enquanto professor estagiário tentei colocar em prática estes ideais, procurando sempre a motivação e o empenho dos alunos nas aulas. O documento apresentado demonstra um ano letivo incompleto devido à Pandemia COVID-19, no entanto, também apresenta um ano letivo repleto de experiências pessoais e reflexões.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-22T14:57:34Z
2022-04-28T00:00:00Z
2022-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11329
url http://hdl.handle.net/10348/11329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137124521345024