Robustez mental e desempenho académico no ensino superior: Análise do papel mediador do envolvimento académico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana José Moura
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4993
Resumo: No âmbito da investigação recente, a robustez mental representa um construto que tem vindo a receber um interesse crescente a respeito das características individuais inerentes à consecução de níveis elevados de desempenho, em situações desafiantes, e como um preditor dos resultados nos contextos educativos. O presente estudo centra-se na análise do papel mediador das dimensões comportamental, cognitiva e emocional de envolvimento académico, na relação entre a robustez mental e o desempenho académico no contexto do ensino superior. Partindo de uma amostra de 215 estudantes do ensino superior, a frequentar o 1º e 2º ciclo de estudos, na universidade da Madeira e na universidade de Coimbra, os dados foram recolhidos por inquérito transversal, seguindo se um design de investigação explicativo. Os resultados revelaram uma relação positiva e estatisticamente significativamente entre a robustez mental e o desempenho académico, indicando que este é um preditor válido desta variável critério. Tendo por base o teste de um modelo de mediação múltipla, os resultados evidenciaram que esta relação é totalmente mediada pela dimensão comportamental do envolvimento académico. No entanto, contrariamente ao estabelecido pelas restantes hipóteses de investigação, as dimensões de envolvimento cognitivo e emocional não emergiram como mediadores da relação entre a robustez mental e o desempenho académico. Estes resultados possuem implicações para a compreensão do impacto da robustez mental no desempenho académico dos alunos no contexto do ensino superior, particularmente para a investigação em torno dos mecanismos psicológicos subjacentes.
id RCAP_d67ff2c112834e3851d3de116602d931
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/4993
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Robustez mental e desempenho académico no ensino superior: Análise do papel mediador do envolvimento académicoRobustez mentalEnvolvimento académicoDesempenho académicoEnsino superiorMediaçãoSucesso académicoMental toughnessStudent engagementAcademic performanceHigher educationMediationAcademic successPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo âmbito da investigação recente, a robustez mental representa um construto que tem vindo a receber um interesse crescente a respeito das características individuais inerentes à consecução de níveis elevados de desempenho, em situações desafiantes, e como um preditor dos resultados nos contextos educativos. O presente estudo centra-se na análise do papel mediador das dimensões comportamental, cognitiva e emocional de envolvimento académico, na relação entre a robustez mental e o desempenho académico no contexto do ensino superior. Partindo de uma amostra de 215 estudantes do ensino superior, a frequentar o 1º e 2º ciclo de estudos, na universidade da Madeira e na universidade de Coimbra, os dados foram recolhidos por inquérito transversal, seguindo se um design de investigação explicativo. Os resultados revelaram uma relação positiva e estatisticamente significativamente entre a robustez mental e o desempenho académico, indicando que este é um preditor válido desta variável critério. Tendo por base o teste de um modelo de mediação múltipla, os resultados evidenciaram que esta relação é totalmente mediada pela dimensão comportamental do envolvimento académico. No entanto, contrariamente ao estabelecido pelas restantes hipóteses de investigação, as dimensões de envolvimento cognitivo e emocional não emergiram como mediadores da relação entre a robustez mental e o desempenho académico. Estes resultados possuem implicações para a compreensão do impacto da robustez mental no desempenho académico dos alunos no contexto do ensino superior, particularmente para a investigação em torno dos mecanismos psicológicos subjacentes.In the scope of recent research, mental robustness represents a construct that has been receiving increasing interest regarding the individual characteristics inherent to the achievement of high levels of performance in challenging situations, and as a predictor of key outcomes in educational contexts. The present study focuses on the analysis of the mediating role of the behavioral, cognitive and emotional dimensions of academic engagement, in the relationship between mental robustness and academic performance in higher education. A cross-sectional survey was implemented to collect a sample of 215 college students, attending the 1st and 2nd cycle of studies, at University of Madeira and University of Coimbra. The results revealed a positive and statistically significant relationship between mental robustness and academic performance, supporting its validity to predict this criterion. Further testing of a multiple mediation model, hypothesizing the mediating role of academic engagement dimensions in mental the link between toughness and academic performance, showed that this relationship is fully mediated by the behavioral dimension of academic involvement. However, contrary to what was expected, the dimensions of cognitive and emotional involvement did not emerge as significant mediators of the relationship between mental robustness and academic performance. These results have implications for understanding the impact of mental toughness on students’ academic performance in the context of higher education, particularly for expanding the understanding of its underlying psychological mechanisms.Rodrigues, Nuno Miguel VieiraDigitUMaSilva, Joana José Moura2023-02-03T11:46:02Z2022-06-292022-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/4993TID:203202724porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-05T03:30:29Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/4993Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:12.732192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Robustez mental e desempenho académico no ensino superior: Análise do papel mediador do envolvimento académico
title Robustez mental e desempenho académico no ensino superior: Análise do papel mediador do envolvimento académico
spellingShingle Robustez mental e desempenho académico no ensino superior: Análise do papel mediador do envolvimento académico
Silva, Joana José Moura
Robustez mental
Envolvimento académico
Desempenho académico
Ensino superior
Mediação
Sucesso académico
Mental toughness
Student engagement
Academic performance
Higher education
Mediation
Academic success
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Robustez mental e desempenho académico no ensino superior: Análise do papel mediador do envolvimento académico
title_full Robustez mental e desempenho académico no ensino superior: Análise do papel mediador do envolvimento académico
title_fullStr Robustez mental e desempenho académico no ensino superior: Análise do papel mediador do envolvimento académico
title_full_unstemmed Robustez mental e desempenho académico no ensino superior: Análise do papel mediador do envolvimento académico
title_sort Robustez mental e desempenho académico no ensino superior: Análise do papel mediador do envolvimento académico
author Silva, Joana José Moura
author_facet Silva, Joana José Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Nuno Miguel Vieira
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Joana José Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Robustez mental
Envolvimento académico
Desempenho académico
Ensino superior
Mediação
Sucesso académico
Mental toughness
Student engagement
Academic performance
Higher education
Mediation
Academic success
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Robustez mental
Envolvimento académico
Desempenho académico
Ensino superior
Mediação
Sucesso académico
Mental toughness
Student engagement
Academic performance
Higher education
Mediation
Academic success
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No âmbito da investigação recente, a robustez mental representa um construto que tem vindo a receber um interesse crescente a respeito das características individuais inerentes à consecução de níveis elevados de desempenho, em situações desafiantes, e como um preditor dos resultados nos contextos educativos. O presente estudo centra-se na análise do papel mediador das dimensões comportamental, cognitiva e emocional de envolvimento académico, na relação entre a robustez mental e o desempenho académico no contexto do ensino superior. Partindo de uma amostra de 215 estudantes do ensino superior, a frequentar o 1º e 2º ciclo de estudos, na universidade da Madeira e na universidade de Coimbra, os dados foram recolhidos por inquérito transversal, seguindo se um design de investigação explicativo. Os resultados revelaram uma relação positiva e estatisticamente significativamente entre a robustez mental e o desempenho académico, indicando que este é um preditor válido desta variável critério. Tendo por base o teste de um modelo de mediação múltipla, os resultados evidenciaram que esta relação é totalmente mediada pela dimensão comportamental do envolvimento académico. No entanto, contrariamente ao estabelecido pelas restantes hipóteses de investigação, as dimensões de envolvimento cognitivo e emocional não emergiram como mediadores da relação entre a robustez mental e o desempenho académico. Estes resultados possuem implicações para a compreensão do impacto da robustez mental no desempenho académico dos alunos no contexto do ensino superior, particularmente para a investigação em torno dos mecanismos psicológicos subjacentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-29
2022-06-29T00:00:00Z
2023-02-03T11:46:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/4993
TID:203202724
url http://hdl.handle.net/10400.13/4993
identifier_str_mv TID:203202724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130933652094976